SERMOS DÍACONOS : LÊR 1º Coríntios 3.5 à 9:

Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.  Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.

Diante de Deus somos todos diáconos: Atos  6.1 à 7:

 Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas.  Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.  Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.

Diácono é aquele que serve (Colossenses 3.22 à 25).

Por primeiro os chamados de fora, estão par servir a Deus.

Deus não se torna serviçal de ninguém, porque pedimos ou suplicamos à Ele que nos atenda.

Ele é criador, é Deus, é senhor, sem ele ,nada somos e não estaríamos diante dele, dizendo-se  : ADORADORES.

Paulo orientou à Timóteo para a escolha e separação no que deveria fazer parte da personalidade e caráter na pessoa quando na separado ao diaconato (1ª Timóteo 3.8 à 13), como também para as outras funções eclesiásticas como conhecemos hoje.

Antigamente estas funções cabiam ao sacerdote. Ele era  diácono, era presbítero ( guardião dos oráculos) era pastor (conselheiro-cuidador), enfim o INTERMEDIADOR.

Muitos diáconos se servem da posição para satisfazerem suas vaidades pessoais. Deus diz que busca os verdadeiros adoradores, aqueles que O adorem em espírito e em verdade.

No ministério de Jesus não havia diáconos, a função diaconal, foi instituída após a instituição da Igreja como EKLÉSIA (chamados de dentro para fora)- Atos 6.3 À 6 = acima

A função diaconal não serve de estágio para ser pastor. Mas é um grande aprendizado para aquele que tem chamado de Deus em ser um pastor. Um bom pastor é um grande diácono.

O diácono não é um ministro espiritual, mas material. Ele próprio tem que procurar ser um homem espiritual.

a) O diácono não é o chefe da igreja por abrir a porta da igreja.

b) O diácono não é um  pastor por ser localizado por primeiro ao adentrar à igreja em suas reuniões e nem por manusear as arrecadações dos fiéis.

c) O diácono deve ser examinado e aprovado pela igreja e o seu pastor.

d) Que Deus levante homens qualificados para servirem como verdadeiros diáconos ou servos da igreja.

Valdir Carvalho – Pr. -23.7.2015 - Cascavel-Pr