¹José Wilamy Carneiro Vasconcelos

Sempre nos deparamos com notícias de baixo nível de algum internauta em redes sociais que “Nos faz parecer que somos melhores ou maiores que outros”. Seja pela região que mora, ou pela cor de pele, cabelo, olhos...

Comecemos então por nossa territorialidade. Aqui vai um pouco de nossa História e Geografia, coisas que já aprendemos desde o Ensino Infantil com a tia, nossa professorinha no tempo de escola junto com tantas outras crianças.

O território brasileiro é o quinto maior em extensão. O Reino Unido caberia dentro do Estado de São Paulo. A principal característica do Brasil é sua extensão. O maior país é a Rússia.

Dado uma visão amplista como é nosso país em relação aos demais, vamos ao ponto que me interessa.

Nos jornais, revistas, rede social, aqui e acolá ouvimos, lemos de alguns mais “desavisados” desagravo com o próximo e até compartilham com notícias que denigre a imagem de alguém porque é de uma região, por ser pobre, ser negro e aí vai.

Todos, que acompanha na TV, jornais sabe o que vos falo. Aqui deixo meu ponto de vista em relação ao texto escrito:

 “SOMOS APENAS MAIS UM NUM PAÍS CHAMADO BRASIL”

- Somos mais um, quando ajudamos o próximo ser saber quem ele é e de onde veio.

- Somos mais um quando estendemos a mão e nos solidarializamos com os mais carentes, com os idosos, com as crianças, com o mendigo, com os animais, com a natureza de Deus que nos deixou...

- Somos mais um, até quando não o conhecemos. Independentemente de cor, Região Norte, Região Nordeste, Região Sul ou Sudeste.

Digo isto, pois é “frequente ‘GENTE SE ACHAR”. Acha porque é de uma região A ou B é melhor que outro que mora na Região C. Então, baseado nessas prerrogativas infungíveis aparece uma e outra pessoa chamando e denegrindo a imagem de alguém, que por vezes e não são poucas vão parar na justiça. Eu, particularmente a chamo de hipócritas e digo uma falácia pela banda de cá no meu Ceará.

 – SE ACHAM Ó!. SÓ QUER SER O QUE NÃO É! VAI TOMAR BANHO DE CUIA MANÉ!  SE ENCHERGA MACHO!

Somos todos iguais, mesma Pátria, e mais aprofundado ainda nas Escrituras Sagradas:

- Somos feitos do mesmo barro. Quando morremos é tudo igual. Vamos para um paletó de madeira e o que temos ou não fica  aqui na terra de meu Deus..    

Quem fez turismo nesse maravilhoso Brasil, sabe que em todo lugar que peregrinamos existe gente do bem. Algo para ser compartilhado, ser vivido, trocando idéias, cultura, aprendizado com os costumes de nossa ou aquela região. Tomo aqui a ousadia de citar o Programa de Top Gear com o apresentador Richard Hammond em inúmeras regiões do Brasil e do mundo.

Na apresentação do jornalista Sérgio Chapelin do Globo Repórter nas sextas-feiras, mostrando os costumes, raízes e cultura de nosso povo. Quantas riquezas temos nesse país.

Isso é Brasil. Isso sim chama solidariedade e somos mais um em um país chamado Brasil.

- É o Brasil minha gente. Brasil de mente brilhante! De Homens que faz e fizeram sua História! Do Ceará, Piauí, Maranhão, Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Manaus, Tocantins, Goiás, Brasília, Bahia, Sergipe, Paraná, Mato Grosso.

Quer saber as belezas do Brasil, pergunte os cancioneiros da vida como é o Brasil. Decifradas nas letras de músicas. No volante dos viajantes que escoam produtos de região a região, longe de seus familiares. Das mãos calejadas dos agricultores. Do rosto suado dos produtores que de manhã cedo vai para o trabalho e colhe seus legumes e sai pra vender em outro Estado.

De um trapezista de circo que monta e desmonta em cada cidade deixando a alegria nos rostos de muitas crianças carentes. Esses brasileiros sim merecem ser lembrados na história.

- Somos apenas mais um num país chamado Brasil.

E esse mais um somado com mais um, dois ou três é que faz a diferença para um mundo melhor. Então não venham com hipocrisia em dizer que “Sua Região é melhor que a dos outros”. Somos um mesmo povo. Uma Nação. Um país de fronteira gigante. De um povo arraigado na busca de um mundo melhor.

__________________________

José Wilamy Carneiro Vasconcelos é professor, escritor, historiador, pesquisador, cronista, memorialista e cordelista. Formado em Direito pela FLF (Faculdade Luciano Feijão em Sobral). Pós-graduado em Ciências- Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, no Ceará. Especialista em Meio Ambiente pela Universidade Estadual Valer do Acaraú em Sobral- Ceará.