A definição pelo dicionário é: substantivo feminino que indica a qualidade de solidário e um sentimento de identificação em relação ao sofrimento dos outros.

Enfim, seja qual for a descrição em qualquer dicionário, na minha opinião, simples e direta, solidariedade, assim como a bondade, são qualidades valiosas de uma pessoa. A demonstração do amor ao próximo, a atitude de ajudar uns aos outros em momentos difíceis e de grandes desafios, juntos como um grupo e assim juntos lutando por um bem em comum.

Solidariedade! Sim, quando eu presencio um ato de solidariedade, fica sempre em minha memoria. Algo que me inspira, levanta o meu astral e me alegra profundamente. Melhor ainda, faz com que eu seja eu mesma e reconheça a gratidão por tudo o que me rodeia e pela chance de estar viva e poder presenciar tais momentos. É uma satisfação, uma energia que impulsiona de maneira sempre positiva e que me mostra o caminho para que sempre possa seguir em frente. É ainda acreditar no amor que existe entre todos nós. É uma das coisas mais belas que nós, seres humanos, temos e demonstramos uns aos outros, nossa qualidade de solidários. É mais uma das provas, uma afirmação eu diria, de que a força do bem é sempre muito mais forte e poderosa que qualquer ato terrorista, ou ato maléfico que qualquer pessoa ou grupo que almeje contra o ser humano (e ou à própria vida) e contra o mundo em geral e como um todo. É sentir a fé renovada na natureza humana e na fraternidade que nos foi ensinada e demonstrada por ele, nosso Pai Celestial.

Sendo ainda mais honesta, fui profundamente tocada pela solidariedade humana em meio de uma das maiores tragédias já perpetuadas no mundo contemporâneo. Foi quando sobrevivi ao atentado do WTC em Nova York em 2001. Presenciei não somente um bairro, mas uma cidade, um país inteiro se unir. Presenciei gestos direcionados a mim e outras pessoas ao meu redor, que como eu estavam em um momento de pleno choque e sofrimento indescritíveis. Entretanto, ao perceber tamanha ação de solidariedade, de pessoas desconhecidas, de pessoas que jamais me haviam visto, pessoas que desconheciam até o meu próprio idioma de origem, mas que ali estavam demonstrando seu apoio e seu amor ao próximo. Pessoas dispostas, que com pequenos gestos nobres, como um pedaço de pano para nos limparmos, ou um copo de água para nos hidratar... lá estavam elas. Centenas de pessoas unidas, ajudando os sobreviventes e ainda em busca de mais sobreviventes e feridos.

As atitudes, os olhares, o toque pessoal de cada pessoa que encontrei durante aquele período me mostrou o que era o amor, a compaixão e uma solidariedade extraordinária. Algo que jamais imaginei um dia em minha vida ter tido a oportunidade de presenciar e vivenciar. Em meio a tanta dor e tragédia, presenciei uma das forças mais positivas que existe: o amor ao próximo.

Sim, fui profundamente e imensamente ferida por terroristas, por pessoas que a ideologia é completamente contrária ao amor à vida, uma ideologia malefica e destrutiva. Porém, rodeada por tanta morte e por tanta dor e tristeza que essa ideologia causou no mundo e em minha vida. Ter sobrevivido àquele massacre fez também com que vivenciasse uma cidade e um país, que por mais triste que estivesse sofrendo com tanta desgraça e dor, ainda assim e, felizmente, demonstrava também o amor e a solidariedade humana. O amor, a união e a solidariedade juntamente com a fé foram e são minhas ferramentas e a maneira mais simples e mais honesta que encontrei de demonstrar e descobrir ainda mais e dentro de min o amor à vida.

A bondade e a solidariedade juntas têm um imenso reflexo de luz, de esperança e fé em todos e a todos. Aos que praticam um ato de bondade, aos que recebem e aos que presenciam. E como a construção, ou melhor, a reconstrução de uma sociedade mais justa, mais humana e com mais respeito à vida.

Assim como um ato de bondade pode nos ensinar mais sobre o amor de Deus e o amor à vida do que muitas palavras... A solidariedade é uma luz incandescente de alta intensidade e brilho que nos ilumina durante o período de escuridão.

A solidariedade e a bondade são atos de altruísmo e uma oportunidade de aprendizagem enorme, com um sentido moral extenso. Ser solidário é uma chave importantíssima para ajudar e compreender melhor e reconhecer o próximo e como podemos colaborar na melhoria das futuras gerações. 

Ajudar ao próximo ou a um projeto essencial a vida e seres humanos, são partes de um crescimento interno e pessoal e um aprendizado de vida muito valioso, do qual todos deveríamos absorver e exercer. Um reconhecimento ou autoconhecimento de que somos sim, somos vulneráveis, porém incrivelmente fortes juntos e unidos pela força do amor à vida.  Bondade e amor à vida nos foram demonstrado desde o início dos tempos.

Então, que tal nos permitir desacelerar e apreciar esse processo e esse sentimento tão puro e lindo que nos foi demonstrado. Neste momento em que o mundo praticamente deu um “stop” a pandemia, nos tocando á todos em muitos sentidos...  

Demonstrar nosso apreço pela vida, valorizando-a e fazendo o melhor possível, por nós e pelo próximo. Nesse sentido, a solidariedade para mim é uma das mais puras formas de demonstrar amor à vida e respeito à dignidade humana ao redor do mundo.

Portanto, não deixar que o desrespeito aos direitos humanos, discriminação, intolerância, exclusão social, pobreza extrema e degradação ambiental se tornem algo comum ou passar em branco, e não nos importar. Que a diferença comece com todos nós. Que não seja preciso acontecer tragédias ou fatos que nos mobilizam como outras tragédias naturais (força da natureza), ou atos terroristas ou ainda epidemias para pensarmos ou iniciarmos atitudes de auxílio aos demais.  Como demonstrar seu respeito à vida e sua solidariedade humana? Demonstre através de sua atitude. Que não seja imposta , e sim voluntária. E é com um simples abraço, uma palavra, com um sorriso e com suas orações. Ser voluntário, e doar também parte de seu tempo visitando asilos, hospitais. Uma tarde de leitura para as crianças, plante um futuro melhor a elas e ao futuro da humanidade.  Posso seguir aqui e exemplificar várias maneiras de demonstrar solidariedade e outras formas de bondade. Porém, creio que a chave é estarmos mais atentos e solidários a todos que nos rodeiam, em nosso entorno.

Uma vez li um texto que dizia que a solidariedade, a tolerância e o respeito à vida nada mais são que uma Cultura de Paz. Então, vamos, pense em um mundo assim como uma cultura de paz, mais saudável para as próximas gerações. Mais justa e mais linda para um futuro melhor. E mais evoluída para todos nós.  Que nossa compaixão, amor à vida e à dignidade humana sejam sentimentos e atitudes mais vivas em nosso futuro. Independentemente de nossa religião, sexo, idade, origem cultural, que sejamos apenas mais justos e envolvidos na Cultura de paz, solidariedade e amor à VIDA sempre.

Então termino esta minha reflexão sobre a solidariedade desejando a todos a seguirmos sempre adiante e com muita fé, e com aquele sorriso para o Mundo ( by AM)