Apesar destas palavras serem parecidas, seus significados são opostos. A solidão gera sofrimento, é o isolamento, o sentimento de vazio, de abandono e a necessidade que a pessoa tem de fugir do seu próprio sentimento. Nesse caso existe a presença de sofrimento e quando percebido, o indicado é reiniciar o caminho de volta, de procurar os sentimentos que existem dentro de si e que estão lhe desencadeando a solidão; procurar retomar o contato com as pessoas; buscar preencher o tempo com atividades em que precise interagir com os outros; fazer atividade física.

É mais comum do que se pensa, as pessoas entrarem no processo de solidão, por sentirem-se culpadas por algumas situações ocorridas em suas vidas; por não aceitarem a sua realidade; por não saberem lidar com as frustrações que a vida apresenta; por vergonha; por sensação de fracasso e outros fatores.

A solidão sempre vem acompanhada de angústia, tristeza, ansiedade, entre outros sentimentos.

Já a solitude caracteriza-se pelo pleno contato consigo mesmo. A pessoa gosta de estar em sua própria companhia, não deixa de aproveitar a vida por falta de companhia, mas também sabe desfrutar dos momentos que está com outras pessoas. A pessoa consegue manter o equilíbrio entre estar consigo e estar com os outros. Afinal, o que é estar consigo? Estar consigo é sentir-se bem quando está sozinha em contato com o seu “eu”, é gostar e cuidar de si, só assim é que conseguirá cuidar e gostar do outro.

Diferenciar solitude de solidão não é tão simples assim. A pessoa precisa prestar atenção nos sentimentos e nas reações que o seu corpo terá quando estiver com amigos e também quando estiver só. É necessário avaliar qual a sensação que isso lhe dá.

Quando perceber que ao estar só sente-se bem, não altera seu humor, consegue manter a calma e a paz, aí estará vivendo a solitude. Agora, ao sentir desconforto, tristeza, inquietação, ansiedade ao estar só, não tenha dúvida que é o momento de procurar as pessoas de suas relações, de fazer algo que lhe distraia, que lhe dê prazer e alegria, pois  está vivendo a solidão.

O estado de solidão não modificado pode levar o indivíduo a um quadro de depressão ansiosa e quando não tratado, pode levar ao suicídio.

Portanto, cabe às pessoas escolherem como querem viver, em um estado de solidão ou de solitude?