A IMPORTANCIA  DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO

 

1-      Introdução

 

Aqui você deverá apresentar em linhas gerais, o que o leitor encontrará no corpo do texto (desenvolvimento),

O trabalho será elaborado com os seguintes textos que vai nos mostrar a importancia da sociologia da edução e quais os aspectos ao ser desenvolvido, pois essa atividade contribuirá ainda, mas durante todo o processo do trabalho e que logicamente uma maneira de quebrar desafios sempre visando os melhores pontos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2-      Desenvolvimento

 

com suas palavras, dos apontamentos de Max Weber da educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático:

Ele definiu que a escola naquela época era mais rígida, a metodologia aplicada não tinha tanta flexibilidade como hoje. Não havia tanta interação entre o professor e aluno, pois ensinava de maneira tradicional, a instituição contida menos estruturas na sala de aula poucos alunos frequentava a escola por que devido o modo como à escola levava em consideração ao aluno aos limites deixando presa a disponibilidade do aluno. Também weber ressalta que o homem cada vez mais surgia dificuldade, ou seja, tradicional ele não ia se locomover tomar suas próprias decisões, raciocinar entrar em contato com algo diferente novo, moderno, portanto apropriável para ele. Weber fala quanto a instituição burocrática as rotinas sempre as mesmas sem proporcionar uma diferença a autoridade mais exigida ou Resistência a mudanças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Apresentando as ideias contidas na teoria de Max Weber sobre o comportamento do professor no modelo de escola baseada no fornecimento educação especializada – burocrática ou do treinamento;

Os professores já queria que os alunos tivesse preparado sem impor por fases aos poucos aluno consegue ter uma visão melhor, a colaboração dos educadores ao auxiliar na aprendizagem não havia. Então Max weber defendia outro ponto que era a seguinte forma para a melhoria no aprendizado do aluno tinha que haver a compreensão, carisma, orientação, liberdade assim o aluno se sentiria mais a vontade construindo por sim mesmo uma nova fonte de conhecimento a importante autonomia. Weber afirma sobre a educação “a pesar da educação contemporânea, herdeira dos valores modernos, não se conscientizou das profundas transformações pelas quais passou a sociedade, tanto nas novas ideias, que o mundo atual gera, como nos comportamentos que daí advém.” Ainda viveríamos num mundo burocratizado. A burocracia não difere daquilo que é apresentado na crônica que se caracteriza pelo chamado burocratismo dos funcionários incompetentes, cujo trabalho funda-se num formalismo ineficaz, desanimado, lento e geralmente irracional. Ou seja, não coloca um trabalho profissional bem exercido e como se você martirizasse a educação. A educação burocrática é apontada por Weber como produto do progresso técnico e da racionalização da sociedade moderna também prejudica tanto o professor como o aluno porque dificultava na aprendizagem. Porém, Weber pensa este processo de forma equivocada. Esta seria na equivocada devido à abordagem o tipo puro de burocracia. No entanto, ele se limita as estas constatações e não retira todas as consequências dela, inclusive a percepção de que a burocratização é um processo que busca se autonomizar e os burocratas buscam defender seus próprios interesses, mas ai era onde trazia precauções.

 

 

 

 

 

 

 

As minhas  experiências escolares refletindo se algum dos professores dos ensinos fundamental e médio se comportava como burocrático-disciplinadores e das suas impressões se tais comportamentos podem ter limitado a sua formação.

Experiência escolar teve,bastantes, e hoje em dia sinto até falta por que não tinha muitas responsabilidades como trabalhar e estudar ao mesmo tempo eram menos correria, pois quando para o mundo lá fora tem mais burocracia do que na escola devido as exigências, as dificuldades são maiores e você ter que se esquecer da sua vida pessoal para entrar no mundo do trabalho obter um contato a mais com meio sociais diferentes pessoas, vários profissionais com profissões mais qualificadas, ou seja, já é o futuro que a própria pessoa decide. Quando estudava no ensino fundamental não tão burocrático devido às mudanças que ocorreram ao longo do tempo mais ainda tinha avelha palavra “autoridade”, pois os professores que eu estudei era m um pouco rígido tinha outros que não porque tinha uma idade bem jovem, um pouco atualizado era autoridade não forçada, alguns profissionais da educação que trabalha no colégio há bastante tempo colocava sempre os alunos o pé da letra, ainda as carteiras organizadas na sala de aula era em fileiras para ninguém conversar muito e fazer barulho. Depois de Três anos quando fui estudar o nono ano foi deixando mais e tudo tinha uma liberdade mais solida, pois nós éramos adolescentes queria tomar suas próprias decisões. “Eu logicamente pensava no meu futuro porque como tinha alunos que estava no ultimo ano do ensino médio eu pensava” nossa quem me dera está no terceiro ano para eu fazer a faculdade ou Enem para conseguir uma bolsa. Depois de mais um ano cheguei finalmente no ensino médio onde os professores eram mais liberais havia, mas serenidade ao ministrar as aulas, a flexibilidade era maior a compreensão o respeito não posso deixar de ressaltar a preocupação com o nosso futuro. Sempre transmitindo exemplos de vida falava também das suas experiências e como todos já eram jovens tinha uma cabeça aberta eles como educadores nos orientavam isso, pois sabemos o que é certo e errado, foi o período que eu aprendi a me comunicar com outras pessoas, tomar minhas próprias decisões ,interagir mais em busca sempre de algo além do que eu imaginava provavelmente o melhor, todas essas fases da minha vida na escola trousse muito avanços não só na minha vida pessoal como profissionalmente e um dia eu quero poder passar todo esse conhecimento adquirido para outros principalmente quando eu mim formar e poder atuar na minha área

3- Considerações finais

Relatar a sua apreciação do processo de desenvolvimento do trabalho, apontando-se pontos positivos, dificuldades, alternativas encontradas para a solução dos problemas, críticas e sugestões.Pois então o importante para nós mesmos é evoluir sempre cada vez, mas não deixarmos que os acontecimentos ruins da vida nos interfiram de proporcionar algo melhor para si mesmo e os outros, dificuldades temos é natural problemas também são devemos levar em consideração que faz parte, porque é através de todos esses processos que aprendemos a lidar com uma sociedade diferente, moderna atualizada. Ir à busca de algo desconhecido que depois que você conhecer outras pessoas, alunos, professores, profissionais de diversas áreas vai querer conhecer se não fosse não tinha sociólogos, filósofos enfim todos os pesquisadores que nos auxiliou apenas dar a contribuição na melhoria em geral chamado conhecimento. É por isso que existem problemas porque sempre vamos encontrar a solução é só usar a mente fontes de pesquisas a importância que a experiência pessoal ajuda no profissionalismo. Isso foi tudo o que eu e outros alunos passaram ao desenvolver essa atividade.