O profissional da área de moda tem como objetivos principais desenhar roupas e produtos como por exemplo joias, cintos, calçados, entre outros, e ainda poderá definir estilos e modelagens diferenciadas, analisar tendências de comportamentos para desenvolver coleções que possam ser adaptadas para um gosto de público e promover toda a comercialização de todos estes artigos.

Além disto como gestores é possível se pesquisar os mercados consumidores estabelecendo assim uma série de estratégias de marketing para as campanhas determinadas de lançamentos dos produtos e ainda cuidar das promoções existentes de vendas. Este profissional ainda deverá ficar habilitado para trabalhar em grandes magazines podendo prestar assessoria de moda para pessoas importantes ou ainda grandes lojas. Confira um pouco mais sobre o curso de moda.

Sobre o mercado de trabalho da moda

Existem muitas oportunidades e ramos de atuação e vale ficar atento para o currículo das instituições para verificar se o curso  de moda realmente possui o conteúdo de seu interesse, há diferentes focos existentes como a gestão , bem como a produção além da modelagem, vestuário em geral entre outros processos. A capital e também o interior paulistas oferecem a maior quantidade de vagas possíveis.

A remuneração inicial oferecida fica entre R$ 1000 a R$ 2500 para profissionais estilistas.

Um pouco sobre o curso

Antes de definir o tipo de curso é fundamental saber a área de moda que quer atuar, pois tanto realizando o bacharelado como também o tecnólogo é possível contar com carreiras de estilismo, modelagem, negócios e também produção.

No caso dos cursos que oferecem uma ênfase em design e modelagem oferecem como trabalho de conclusão uma criação ou desenvolvimento de coleções de moda. Os focados em negócios da moda exigem uma elaboração de planos de negócios com ações para fortalecer definitivamente as marcas.

A duração média dos cursos são de quatro anos, e para o curso tecnólogo é de três anos.

Para os tecnólogos o curso é repleto de disciplinas práticas com oficinas onde você aprende várias técnicas de estilismo, de desenvolvimento das coleções, entre outros. Por isso o aluno irá aprender a atuar no gerenciamento de processos industriais de compra de matéria prima até a colocação do produto final no mercado.