Sobre a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
Por Matheus Cezar Santos | 30/03/2015 | EducaçãoSobre a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
É de extrema necessidade que todos os motoristas estejam com suas carteiras de habilitação renovadas de acordo com o DETRAN. Porém todos precisam conhecer a data que é feita a renovação da CNH.
Alguns Detrans no Brasil oferecem o aviso por e-mail assim você sabe a data exata de quando precisa renovar a sua CNH e até que dia pode continuar usando a mesma.
Deve ser de conhecimento de todos que o motorista pode dirigir usando a sua CNH por até 30 após o seu prazo de vencimento.
Caso for pego dirigindo após esta data ele será multado ao nível gravíssimo, no valor de R$ 191,54,7 pontos na carteira e apreensão da CNH).
Caso o motorista seja advertido ele não precisará fazer todo o processo de habilitação novamente, apenas o processo da reciclagem.
Procedimentos para a renovação da CNH
As etapas são basicamente simples e devem ser iniciadas o quanto antes.
Exemplo, sua CNH vence no dia 25 do mês de março. Assim, recomenda-se iniciar o processo de renovação com pelo menos 30 dias de antecedência.
Os procedimentos de renovação são relativamente simples, e podem ser iniciados a partir do último mês de validade. Primeiramente deve-se analisar qual renovação você irá fazer.
Elas se dividem nas pessoas que possuem a CNH no mesmo estado que residem, ou seja, possuem a CNH cadastrada com foto no estado residente e também para aqueles que possuem a CNH registrada em outro estado do Brasil. Muito comum quando as pessoas mudam de endereço.
Para aqueles que POSSUEM a CNH com foto emitida no estado onde residem:
• Documento de identidade original;
• Documento da CNH vencida (original);
• Documento original do DUDA pago*;
•Caso você tenha mudado de endereço recentemente deve levar um comprovante de residência (conta de água/luz).
* Para aqueles que desconhecem, o DUDA é Documento Único do DETRAN de Arrecadação.
Para aqueles que NÃO POSSUEM a CNH com foto emitida no estado onde residem:
• Documento de identidade original e cópia;
• Documento de CPF original e cópia;
• Comprovante de residência (conta de água/luz) original e cópia;
• Documento original do DUDA pago*;
• Carteira de Habilitação original e cópia.
Informações mais completas podem ser encontradas direto no site do Detran de seu estado.
Talvez seja pedido um documento original que comprove o local de seu trabalho durante a sua renovação da CNH, isto serve para a realização dos exames médicos e o famoso psicotécnico.
Porém é opcional. Atualmente condutores portadores das CNH do nível C, D e E precisam passar por exame toxicológico visando cuidados e verificação de substâncias que alteram o fator psicológico humano.