TEMA CENTRAL: A IMPORTÂNCIA DA LÓGICA.                                                        

OBS: não julgue este texto como se ele estivesse totalmente acabado e não se restrinja a observar somente as falhas dele.

SOBRE A INCOMPLETUDE DAS IDEIAS.

A descontinuidade das ideias não implica, nunca, que uma delas seja IREAL, pois todas as ideias são constituídas de REALIDADE. Mesmo que uma ideia seja falsa ou se seu significado não se refere a nada, ela é uma realidade enquanto pensamento feito de REALIDADE (como o significado da palavra Nada). Uma ideia com um significado que não se refere a nada é formada de sentimentos, sons, escritas e ETC!!! Por isso tudo se complementa ou é parte da, mesma, realidade. Se, por exemplo, duas informações, descontinuas, forem interpretadas como contraditórias, elas não deixarão de fazer parte, complementar, da mesma realidade e por mais que nós nos esforcemos para descrever com, precisão, as nossas ideias, nós não conseguiremos descrever elas completamente, ou seja, todas as nossas formas de se expressar possuem incompletude.

É PRECISO CORAGEM PARA BUSCAR A VERDADE COM SINCERIDADE!

Venha fazer uma revisão e plantar junto a nós o velho grão!

Certamente o chão do mundo não é o único chão

e questionar qualquer chão, não nos derrubará num desfiladeiro sem fundo, onde a única resposta é a nossa, total, extinção no mundo. Até onde vai nosso final? Para onde vai o corpo e a vida afinal? Se o corpo é feito de pedaços imutáveis, na verdade a vida não tem final, pois ela continua na “simplicidade” deste corpo que se desmontará e perderá as suas crenças; pois não mais duvidará, mas face a face verá. Como a inteligência pode regredir até suas formas mais puras ou virgens? Como a inteligência pode superar as suas, imutáveis, origens? Você não sabe se foram coisas simples e imutáveis que nos criou, mas eu sei que não há “planos” e nem criação sem amor!!! Não importa o critério, nem se a matéria é a única verdade, o que importa é que além dela GOVERNA UM REI DE VERDADE!!! Não pretendo salvar o mundo, porque não sou seu DEUS, mais as pedras clamariam se não fossem os servos seus!

COMFIE EM DEUS.

Quem tem fé faz a vontade de DEUS e persevera até o fim. JESUS DISSE: Amarás o Senhor, teu DEUS, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. (Livro de Mateus, capitulo 22, versículo 37 até o 40). Não devemos nos preocupar e nem nos esquivar das filosofias e das Ciências em geral, pois Deus quer que nós tenhamos conhecimentos e nada pode impedir o plano de DEUS, pois a Prudência vem DELE!!! (Livro de Mateus, capitulo 10 versiculo16) (Livro de Mateus, capitulo 22, versículo 29).

A PRETENSÃO DA SUPERIORIDADE CULTURAL.

Alguns Europeus e alguns Norte-americanos julgam a sua cultura mais evoluída que as outras, porém, essa maneira de entender as culturas não passa de opinião. Hoje sabemos que não existe critério para avaliar se uma cultura é superior às outras, pois não há como alguém julgar uma cultura diferente da sua sem considerá-la inferior, pois toda pessoa avalia a partir dos critérios pré-estabelecidos por sua cultura. Quanto mais uma cultura é semelhante a nossa, mais nós a valorizamos, pois nossos valores são nosso referencial de superioridade e inferioridade. Nós valorizamos muito a tecnologia e a “ciência”, mas alguns povos indígenas, por exemplo, vivem em grande harmonia com a natureza produzindo apenas para sua subsistência. Em quanto isso com toda nossa tecnologia e riqueza não conseguimos viver sem prejudicar o meio ambiente e apesar da pretensão de superioridade muitos vivem na pobreza. Por isso não há como demonstrar a superioridade cultural. Os evolucionistas são grupos de pessoas que consideram suas culturas e países, superiores aos outras com o pretexto de exercer dominação sobre aqueles que são ditos inferiores. Os evolucionistas acreditam que cada cultura é um estágio da evolução Humana. Em outras palavras uma cultura considerada mais desenvolvida é um estágio que as culturas menos desenvolvidas irão se aproximar e as culturas consideradas menos desenvolvidas são etapas por quais as culturas mais desenvolvidas superaram. Nós valorizamos muito a “ciência”, mas mesmo quando um paradigma é superado, o novo paradigma possui importância para as pessoas, na medida em que tem uma utilidade para elas e isso significa que as novas coisas só são importantes por causa de velhos interesses, interesses de se sentir superior e controlar a natureza. A “ciência” pode ser usada para o bem ou para o mal das pessoas e a maneira de utilizar a “ciência” e também a vivência, como no caso dos índios, é o que faz uma cultura ser superior às outras ou não, em minha opinião.

PELOS OLHOS DA LÓGICA.

A LÓGICA NÂO PROVA A SI MESMA.

Uma lógica não pode provar a ela mesma, pois quando eu utilizo uma lógica para tentar provar a ela mesma, eu estou acreditando que ela é capaz de provar, mas se ela não fosse capaz de provar nada; eu chegaria a uma conclusão errada sobre ela mesma. Se eu tentasse provar uma lógica por meio de outras, então eu não poderia chegar a uma conclusão final, pois toda suposta prova teria que ser confirmada por outras. Não posso dizer que uma lógica qualquer serve para toda realidade, pois eu não sei de tudo.

A LÓGICA NÃO PODE PROVAR QUALQUER COISA.

Se a lógica pode provar qualquer coisa, então ela não existe, pois ao provar tudo ela desobedece a todas as regras dos princípios lógicos, logo tudo seria imponderável e não seria o “conhecimento” que nos daria poder sobre as coias, mas o que nos daria autoridade sobre as coisas seria algo desconhecido. Como as coisas são imponderáveis para nós, Então nenhum argumento lógico pode provar que as coisas necessitam obedecer a alguma regra lógica.

TODOS OS MÉTODOS LÓGICOS SÃO CONSTRUIDOS EMPIRICAMENTE E POR ISSO NÂO PASSAM DE TEORIAS.

As lógicas são teorias, que procuram explicar as regularidades das observações de algo, ou descrever o que é possível e o que não é possível; em algumas coisas observadas. Porem, quanto mais abrangente for uma teoria, mais ela se afasta da lógica; pois mais possibilidades são observadas e menos princípios lógicos são respeitados. Portanto a tendência das lógicas é perderem a lógica.

 A LÓGICA NÂO PODE PROVAR QUE NÂO É CAPAZ DE PROVAR

Eu não posso provar através da lógica que a lógica não é capaz de provar, pois minha conclusão (a lógica não é capaz de provar) negaria meu método (a lógica) e ao negar o meu método (a lógica) eu negaria minha conclusão (a lógica não é capaz de provar), pois se a lógica não é capaz de provar, então eu não posso provar que ela não pode provar. Portanto a lógica não pode negar a si mesma. Se eu tentar provar através da lógica que a lógica é capaz de provar, então eu já estarei pressupondo que a lógica é capaz de provar, pois quando eu uso a lógica para provar alguma coisa eu estou partindo do principio que ela é capaz de provar.

VERIFICANDO TODAS AS POSSIBILIDADES

1 Se eu tentasse provar que a lógica não é capaz de provar partindo do principio de que a lógica é capaz de provar, então eu me contradiria, pois é impossível provar que a lógica não é capaz de provar, pois para provar alguma coisa seria preciso que a lógica fosse capaz de provar.

2 Se eu tentasse provar que a lógica não é capaz de provar partindo do principio de que a lógica não é capaz de provar, então eu me contradiria, pois se a lógica não fosse capaz de provar, então ela nada poderia provar.

 3 Se eu tentasse provar que a lógica é capaz de provar partindo do principio de que a lógica não é capaz de provar, então eu me contradiria, pois se a lógica não fosse capaz de provar, então ela nunca poderia provar nada.

4 Se eu tentasse provar que a lógica é capaz de provar partindo do principio de que ela é capaz de provar, então eu seria coerente, pois só é possível provar alguma coisa se a lógica for capaz de provar e ao provar algo a lógica está provando que é capaz de provar.

DÚVIDA METÓDICA.

Se eu duvido de tudo, então é verdade que duvido, logo não posso duvidar da Verdade.

ATÉ A MENTIRA É FEITA DE REALIDADE.

Quem mente é mentiroso, mas não feito de mentira e sim de Realidade!

A VERDADE NÂO PODE SER NEGADA RACIONALMENTE

Eu não posso pretender está dizendo a verdade quando afirmo que não existe verdade, pois se não existe verdade, então a afirmação de que não existe verdade não é verdadeira. Se eu disser que não existem verdades eternas, então estarei me contradizendo novamente, pois estou fazendo uma afirmação que pretende ser universal e eterna, pois dizer que não existem verdades eternas é o mesmo que dizer que toda verdade é sempre provisória, mas como é possível provar que isso é verdade se o conhecimento Humano é limitado?

A REALIDADE VAI ALÉM DA PERCEPÇÃO HUMANA

Se só é real aquilo que percebemos e nós só percebemos a nossa consciência, então só é real a nossa consciência. Portanto muitas partes do meu corpo, da minha mente e da Natureza não existiriam. Por exemplo, o meu fígado, o “subconsciente”, o chão e ETC. Mas o homem e seu pensamento fazem parte do mundo, e tudo que há neles veio da Realidade, que nos antecede, pois nem sempre existimos.

SOBRE VERDADE, INTERPRETAÇÃO E FATOS.

UM ESTUDIOSO DA LINGUISTICA E DA SEMIÓTICA DISSE: Não existem fatos, mas apenas interpretações.

Imagine que nenhuma porta esta aberta, por isso não precisosamos fechar as portas!!! Deixem todas as portas abertas, pois nenhuma porta está de fato aberta. Quanto vale uma porta fechada ou aberta para você? Imagine que foi escrito num papel, em várias línguas, que o homem tem sede. E depois esse papel foi colocado numa garrafa e lançaram a garrafa no oceano. Não importa quem vai ler o que está escrito nesse papel, pois ao ler isso ninguém vai chegar à interpretação de que o Homem não tem sede. Porque a sede é um fato para todos os Homens.

SOBRE A INTERPRETAÇÃO.

Você não pode expressar com exatidão o que você quer dizer, ficando sempre uma incompletude, mas você pode se desviar daquilo que quer dizer se não tiver cuidado na escolha das palavras.

O VERDADEIRO VALOR DO CONHECIMENTO LÓGICO.

Todo conhecimento construído logicamente é muito importante, principalmente quando ele é entendido como o que ele realmente é, pois é importante saber o verdadeiro valor das coisas e a Ciência lógica é uma técnica. A importância das técnicas é melhorar a vida do homem, fazer o Bem a ele e etc. A Técnica é dada por Deus, pois até os animais possuem uma aprendizagem lógica ou técnica (que vem da observação das repetições ocorridas na natureza). Isso fica claro quando numa experimentação, um cientista tira um animal de seu grupo e ambiente, colocando ele num cativeiro, desde quando ele é filhote. Porque ao voltar pra natureza, esse animal não consegue fazer tudo que os outros fazem. Por exemplo, um pássaro que foi criado nessas condições, não saberá procurar o seu alimento na natureza (isso pode ser observado). Por isso os animais aprendem com a experiência e não apenas possuem algumas sabedorias dadas por Deus, como a sabedoria de desejar o alimento pelo cheiro. (porque os animais e os Homens sentem que precisam de água?

DEUS NOS DÁ LIMITES.

Nenhum de nós faz tudo que quer, pois somos limitados. Se agente conseguisse o que quiséssemos por nossas próprias forças, então todos nós poderíamos nos jogar de cima de um prédio, mas muitos de nós não fazemos isso porque temos medo, mas quem colocou em nós o medo? Que utilidade tem o medo? QUEM nos impõe LIMITES? Todos os nossos poderes são limitados, Por quê? Se eu consigo tudo com meu próprio poder, é porque há Necessidade das coisas cederem ao meu poder e vontade; mas se eu faço TUDO que quero, onde está ENTÂO a Necessidade? Existem ou não limites?

1º Deus seja louvado pela sua BONDADE e amor!

SOBRE A VILEONCIA DOS ANIMAIS. (EM MINHA OPINIÂO)

Os animais devoram uns aos outros, causando sofrimento uns aos outros e está escrito na Palavra de Deus, em Gêneses, que a terra estava corrompida e todo ser vivente se extraviou do caminho de Deus (Livro de Gêneses, capitulo 6, versículo 11 e 12 ). No Livro do profeta ISAIAS está escrito  que até o leão comerá palha ao lado de um cordeiro(livro de Isaias, capitulo 11, do versículo 6 ao10). Se Deus vai transformar a violência até dos animais é porque ele não se agrada com nenhuma violência. (perguntas tiradas dos pensamentos de Jô capitulo 14) Como Deus, que nos idealizou, pode não nos amar, se ele nos Criou? Porque se ele não nos amasse e já soubesse todo o Futuro, ele não teria motivo para ter nos Criado, só para ter que nos destruir depois. Isso nos mostra que Deus não sabe o futuro, mas cumpre as promessas que ele faz. Ele não está acorrentado a um futuro, mas pode o impossível. Por isso Deus pode Criar seres com alternativas, como Criou Adão, Eva e os anjos que caíram. Porque será que Deus permite que nós estejamos vivos se ele não nos quer vivos? Se ele não nos quisesse mais vivos seria impossível para ele nós dá um fim? Será que eu posso está vivo e não ter esperança de salvação? Se os quatro evangelhos fossem totalmente perfeitos eles não se contradiriam e não haveria motivo para existirem quatro evangelhos na Bíblia. Todavia se na bíblia não está o mínimo que nós precisamos para sermos perdoados e salvos, então ela não é a palavra de Deus. Pelos pensamentos de Jô nós podemos entender que realmente Deus não se agrada da destruição do ímpio, mas sim na sua conversão. Nós podemos afirmar, pelo menos, que Deus amou o Homem quando o criou, então como pode haver guerra, ódio e todo tipo de violência nesse mundo se Deus nos amou? Ele deseja nosso Bem ou não? Ele não quer que nós nos amemos? Qual a origem do ódio? A única explicação para a origem do ódio e de outros sentimentos contrários à vontade de DEUS é a desobediência. Isso manifesta, no mínimo, a existência de alguém contrário à vontade de DEUS ou seu adversário!

A CONSTRUÇÂO DO SENTIMENTO DE CRENÇA.

O sentimento de crença de uma criança é construído por meio da educação. Quando a criança é ensinada com amor, ela aceita bem os ensinamentos dos pais, principalmente da sua mãe, pois ela é mais presente na educação da criança. A criança aceita bem os ensinamentos, porque ela confia nos pais, pois se sente amada e não há motivos para haver insegurança ou desconfiança. Mesmo quando a criança é castigada ela se sente amada, quando sabe que o castigo é para o seu bem. Os conhecimentos racionais do homem são contraditórios. Por isso o homem tem que optar por alguma lógica, Filosofia, História, ciência experimental ou qualquer conhecimento construído logicamente, para acreditar. O homem procura acreditar naquilo que lhe traz mais conforto e é confortável ter segurança, mas desconfortável ter insegurança, pois a insegurança ou medo nos faz acreditar que não somos capazes de controlar nossas vidas, de nos livrar do perigo e de conseguirmos ter uma vida feliz. O sentimento de crença é construído sobre a base do amor, pois é o amor que gera a confiança, tanto da criança como do adulto, pois o adulto e a criança acreditam por apego. Por isso o amor é uma verdade que não pode ser negada, por nenhuma crença. Porque ele é a causa das crenças. Então nenhuma crença pode negar o amor, a não ser pela ignorância de quem não conhece como suas crenças são construídas no processo de sua educação. Como o conhecimento construído logicamente não passa de crenças, então não é possível deduzir nada a partir da lógica e por isso as coisas são imponderáveis, ilógicas. E como as coisas são ilógicas, não é o conhecimento que dá poder ou autoridade ao homem sobre as coisas, mas algo misterioso. Então tudo que eu posso saber é que aquilo que nos dá poder sobre as coisas, não obedece a regras lógicas, mas é livre. E se esse poder obedecesse regras lógicas, tudo seria racional, pois tudo, que foi Criado, foi feito por esse poder e tudo que não foi criado é sustentado por esse poder. Por isso, se tudo fosse lógico, nossos raciocínios não seriam apenas crenças; mas certezas, pois poderíamos fazer deduções lógicas. Portanto a causa de tudo é ilógica e por isso é imponderável e nenhum argumento lógico pode negá-la. A causa de tudo e a palavra Deus possuem o mesmo significado, pois querem dizer que esse poder é o Criador e regedor de todas as coisas. É Deus quem nos dá todos os dons, como o dom da fé. Porque dele, por meio dele e para ele são todas as coisas.

PERGUNTAS SOBRE O PODER IMPONDERAVEL DE DEUS:

1º Deus pode criar um objeto inanimado sem perder a Oniciência? Sim.

2º Deus pode se tornar em nada? Não, pois o Nada é um significado sem referente.

OBS: Deus é o Nada, na medida em que o Nada é constituído do seu poder, mesmo sendo um simples significado sem referente o Nada é um som, uma escrita, etc. Deus não pode Criar uma necessidade, no sentido de algo que restrinja as suas próprias possibilidades, pois Deus pode tudo e por isso, necessidade é uma palavra sem referente.

3º Deus pode ter uma forma humana, ser três e SER um, ter Criado o mundo fora dele e mesmo assim, está em toda parte, conhecer todas as coisas e poder todas as coisas? Sim, pois nada é impossível para Deus.

DEUS É ILÓGICO E POR ISSO NÂO PODE SER DESCRITO PELA LÓGICA!

Deus é excelente, superior á tudo, exceto a ele mesmo, Pois uma ideia que suponha que Deus é maior que ele mesmo é um puro significado ou um significado vazio ou sem referente, como é o caso do Nada; pois como DEUS pode tudo, nada pode mais do que ele!

EM MINHA OPINIÃO CREMOS PORQUE DEUS NOS DEU TAMBÉM A FÉ. QUANDO VERDADEIRAMENTE CREMOS EM DEUS O AMAMOS, POIS ENTENDEMOS QUE ELE NOS AMA MUITO E SÓ QUER O NOSSO BEM, POIS SOFREU TODAS AS CONSEQUENCIAS DO NOSSO PECADO. EU CREIO QUE DEUS FEZ O MELHOR SEGUNDO SEUS “ESTATUTOS” ETERNOS E SECRETOS E SEI QUE NÂO POSSUO ENTENDIMENTO PARA JUGA-LO, POIS OS SEUS CAMINHOS E A SUA SABEDORIA SÃO INFINITAMENTE MAIS ALTOS E MAIORES DO QUE EU PSSO IMAGINAR!!!

TODO DOM, PODER, ALTORIDADE E BEM É DADO POR DEUS, PORTANTO EU CONFESSO QUE NÃO SOU DIGNO DE SER SEU CERVO E CREIO QUE SÓ DEUS POSSUE MERITOS. PORTANTO DO SENHOR É A GLÓRIA DE ETERNIDADE A ETERNIDADE!