Nesse artigo, analisamos pontos importantes sobre o funcionamento e estrutura do protocolo SNMP. Segundo pesquisas realizadas sobre, conseguimos entender como funciona aspectos técnicos não conhecidos geralmente, pelos seus administradores de rede. Contamos a história do SNMP, no surgimento necessário de um gerenciador de redes, época na qual, a rede mundial de computadores tinha dado inúmeros passos a contemporaneidade, e o que dará no futuro.  Seguimos descrevendo suas versões: SNMPv1, SMNPv2 e SNMPv3 citando durante suas especificações Pedidos de comentários - RFC. O funcionamento é o corpo do artigo, parte na qual é a mais informativa, contendo descrições bem mais detalhadas sobre a complexidades do protocolo SNMP, introduzimos nela, a chamada MIB. A Base de informações de gerenciamento - MIB, é responsável pela ação do protocolo Simples de Gerência de Rede – SNMP, citando também suas versões MIB-I e MIBII. Por fim, analisamos a pratica do protocolo SNMP em um programa de monitoramento “popular”, simulamos o passo a passo da instalação do Nagios, software de monitoramento de rede. Ilustrações foram adicionadas para melhor entendimento da instalação. 

II. HISTÓRIA

No início dos anos 80, a rede mundial de computadores ampliou sua capacidade e eficiência, de uma organização de porte pequeno, para uma organização de redes maiores e mais complexas, interconectadas. Evidentemente que o desenvolvimento de um protocolo que administrasse a rede seria necessário, logo, em abril de 1988 a governança da internet, a Internet Architecture Board - IAB publicou uma importante recomendação Request for Comments - RFC 1052 [5] - IAB Recommendations for the Development of Internet Network Management Standards. Está RFC apresentava os requisitos para a padronização da gerência de redes [1].
O primeiro protocolo testado e usado foi o Simple Network Management Protocol - SNMP. A ideia, inicialmente, foi criar uma solução rápida que driblasse temporariamente as dificuldades de administrações de redes na época de 1989, ano na qual, o protocolo descritivo até agora, como provisório, foi fundamental para a evolução e referência em administração. Foram publicadas ainda em 1998, e utilizavam parte dos conceitos já desenvolvidos para roteadores, principalmente o Simple Gateway Monitoring Protocol - SGMP. O processo foi ganhando atualizações e melhoramento, em maio 1991 foi publicada a versão 1.0 do SNMP, baseado na RFC foi reescrita e com a inclusão de novas funcionalidades [1].
Antes emergiram protocolos de administração de rede diferentes, nos anos 80, mais especificamente dois protocolos que herdaram características do SNMP original. O SNMPv2, que fundindo aspectos que no protocolo mais utilizado – O SNMP – melhoram e aprimoram somando os dois. O segundo é o Common Management Information Protocol - CMIP que era mais organizado e o que conteve mais características que SNMPv1 ou SNMPv2 [2]. Nas próximas sessões abordaremos separadamente as versões do SNMP de modo aprofundar nossos conhecimentos a respeito de cada versão...