O mercado automotivo atualmente oferece facilidades para quem deseja adquirir um automóvel, se a pessoa já possui ou pretende adquirir um automóvel, é importante avaliar que os acessórios são itens que fazem toda a diferença no carro. Um dos acessórios e equipamentos mais requisitados é o som para carro, nada melhor do que poder ouvir uma boa música enquanto você dirige e, se a maior parte do seu tempo de trabalho você passa no carro, ter um bom sistema de som é fundamental. As opções de som para carro são bastante variadas, você encontra desde sistemas básicos e simples a grandes caixas de som automotivo, o importante é definir o tipo de som que você deseja ter no seu carro e procurar as melhores lojas.

 O sistema de som mais comum e recomendado para quem possui carro de passeio e deseja apenas sintonizar nas suas estações e ouvir seu CD preferido, é o sistema básico principal. A maioria dos automóveis já possui o sistema instalado, tudo que se precisa fazer é adquirir a caixa para CD, você encontra o equipamento em diversos lugares e até mesmo em shoppings e supermercados. A instalação desse aparelho é simples e na maioria das vezes você não precisa de um especialista em som para carros, as instruções de uso e instalação geralmente estão contidas na embalagem do produto e os passo a passo são facilmente indicados pelos fabricantes.

       Para aqueles que preferem um alto e potente sistema de som, o ideal é conhecer as revendedoras especializadas em som automotivo, se tratando do Rio Grande do Sul, pode se encontrar algumas dessas lojas especializadas nas maiores cidades do Estado sem muitos problemas. É importante lembrar que para um sistema de som automotivo mais sofisticado, será preciso de um especialista em som para carros para fazer toda a parte da instalação, em alguns casos, se o seu carro já vier com o sistema tradicional, será preciso um profissional que entenda de elétrica para desativar esse sistema original e instalar outro, o recomendado é que se procure nas próprias lojas autorizadas esse tipo de serviço.

 É importante fazer uma relação de preços e custos de todos os serviços antes de adquirir seu sistema de som. Existem hoje no mercado kits multimídias que oferecem além de CD e Dvd players, GPS e todo um sistema eletrônico para carros, os conjuntos vendidos separadamente também são boas opções para quem deseja somente o sistema de som original e simples, e as caixas de som automotivo que proporcionam um som mais potente e removível, possuem preços variados que dependem do tamanho, marca e modelo que se escolher.