Aldair Machado de Alvarenga[1]

Lourdes de Fátima Davariz[2]

Sandra Aparecida Machado[3]

RESUMO

Este artigo apresenta a interrelação entre a cultura de inovação e a tecnologia assistiva. O avanço tecnológico surgiu para favorecer a transformação dos países para auxiliar a sociedade. A cultura de inovação tem grande importância para o desenvolvimento do contexto organizacional, que podem ser analisados por meio de  índices e indicadores das pesquisas qualitativas e quantitativas, utilizando a tecnologia a favor destes. A tecnologia assistiva se encontra na educação inclusiva, nas salas de recursos multifuncionais, e surgiu para ampliar o desempenho educacional das crianças e adolescentes com deficiências, favorecendo seu aprendizado, desenvolvendo o processo cognitivo que beneficia a autonomia, independência e socialização.

Palavras – chave: Cultura de inovação. Tecnologia assistiva. Avanço tecnológico.

INTRODUÇÃO

O sistema de inovação refere-se ao conjunto de agentes públicos e privados que colaboram de forma macro e micro-econômica com o objetivo de desenvolver as novas tecnologias.

Vive-se na era das transformações globais, em grande velocidade. São novas tecnologias da comunicação e informação e a educação e tecnologia da comunicação.

Tecnologia esta, que surgiu em favor da inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais, para serem atendidas na sala de recursos. A tecnologia assistiva surgiu para dar maior suporte técnico-pedagógico independente da deficiência e do contexto histórico e social no qual o aluno está inserido.