INTRODUÇÃO:

            Conforme artigo o Sistema de Informação Contábil é de grande importância dentro do ambiente de trabalho. Nos dias de hoje a tecnologia avançou trazendo e buscando informações para melhorar o instrumento utilizado nas companhias. Além de manter áreas e setores mais interligados, com eficiência para melhorar as tomadas de decisões com base nos objetivos propostos dentro da companhia.

ANALÍSE:

            A contabilidade necessita de um sistema ágil com um potencial das quais gerem relatórios; seja de fácil acesso, possua integração, ou seja, um sistema de qualidade para que as informações obtidas não se dispersem e distorção os resultados. As empresas são diferenciadas quando adotam sistemas informatizados, devido à agilidade e confiabilidade em responder a seus superiores com satisfação quando há alguma situação a ser solucionada.

            O SIC da empresa a ser analisada trabalha com o sistema TOTVS de nível mundial, possuindo diversas ferramentas necessárias para todos os setores da empresa. A TOTVS supre os requisitos do cotidiano, além de adotar meios para promover o desenvolvimento e agir com melhorias para sempre conquistar resultados positivos.

            O sistema é formado por módulos, estes módulos podem ser integrados uns aos outros e são compostos por: Gestão de Compras Entradas e Faturamento (Nucleus); Gestão Financeira (Fluxus); Gestão Contábil (Saldus); Gestão Fiscal (Liber); Gestão Patrimonial (Bonum); Automação de Ponto (Chronus); Folha de Pagamento (Labore); Gestão de Pessoas (Vitae).

            O Sistema de Informação Contábil em específico gera e exporta relatórios do tipo razões de contas, balanço patrimonial, balancetes mensais, DMPL, DFC, DLPA entre outros. O Saldus (sistema contábil) permite diário, razão tanto gerencial quanto contábil, conciliação de lançamentos, consistência de saldos, listagem de diferenças, retrospectiva de saldos, demonstração de resultados, acompanhamento orçamentário, lançamentos não quitados e outros.

            O plano de contas é fundamental para o desempenho diariamente, e nele consiste uma visualização de forma ampla e organizada, separadamente por contas de ativo, passivo, receitas e despesas de maneira analítica e sintética. As informações a partir dos lançamentos contábeis são alimentadas com centro de custo, filial, data, conta de débito, conta de credito e contra partida, além do valor, histórico e complemento a ser lançado.

            Diante do exposto, a forma de trabalho é de maneira simplificada através da utilização do sistema, a SIC é de extrema importância, pois controla os dados financeiros da companhia de forma prática, segura e rápida. Observando que para obter estes pontos positivos dentro do ambiente de trabalho é interessante destacar que para um bom funcionamento do SIC necessariamente todos colaboradores tende a um curso especializado para manusear o sistema de forma sucinta e correta.           

Paula Pellinson é acadêmica em Ciências Contábeis pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS).