SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG E SENSORIAMENTO REMOTO - SR PARA CADASTRO AMBIENTAL RURAL

André Luís Bof[1]

RESUMO

A questão abordada neste estudo é aplicação das tecnologias do sistema de informação geográfica e sensoriamento remoto na elaboração do cadastro ambiental rural, visto que o sistema veio se modernizado, onde os processos de licenciamento ambiental eram elaborados de forma arcaica, ou seja, não tinha uma segurança ambiental sobre as informações apresentadas aos órgãos ambientais, com a modernização as informações tornaram precisas e corretas, possibilitando uma analise mais detalhada, que gerou uma maior proteção ao meio ambiente. Portanto, a criação de plataformas digitais voltadas para regularização e licenciamento ambiental de propriedades rurais dinamizou o sistema, onde os projetos de cadastro ambiental rural podem ser entregues em questão de horas, com auxilio de ferramentas digitais de hardware, software, imagens de satélites e radares. Visto que nos dias atuais sem a tecnologia o desenvolvimento de um país trava, possibilitando a queda da economia com uma possibilidade de falência econômica.

Palavras-chave: Geográfica. Sensoriamento.  Tecnologia. Licenciamento. Meio Ambiente. Cadastro ambiental rural.

Introdução

Com o crescimento populacional, a buscar por alimentos se torna o fator de suma importância, assim cria a necessidade de expansão da produção agrícola de um país. O Brasil por sua vez segue este caminho, muito se fala que é o celeiro do mundo, portanto a buscar para maximizar a produção é contínua. Dessa forma quem sofre as consequências do avanço agrícola e populacional é o meio ambiente, que se tornara objeto de suma exploração. Visando a proteção do meio ambiente, mas conciliando a produção sustentável, o Governo do Brasil, criou o Código Florestal Brasileiro, juntamente com plataformas digitais de regularização ambiental, visando à proteção do meio ambiente.

Segundo a fao (2017), em 2050 a população será de 9,8 bilhões, 29% a mais do número atual e o crescimento maior serão nos países em desenvolvimento. 70% da população será urbana e os níveis de renda serão maiores do que os atuais. “Para alimentar essa população maior, urbana e rica, a produção de alimentos deverá aumentar em 70%”, assinalou. O cadastro ambiental rural é uma dessas plataformas voltada para regularização ambiental da propriedade rural, ou seja, visa identificar as áreas de reserva legal, áreas de preservação permanente com seus respetivos recursos hídricos, com o intuito de evitar a degradação dos recursos naturais disponíveis na propriedade rural, garantindo assim um meio ambiente limpo e equilibrado para as futuras gerações. O CAR é um registro eletrônico obrigatório, georreferenciado, do imóvel rural. Em resumo, ele é um mapa georreferenciado (com indicação das coordenadas geográficas) do imóvel, no qual são apontados os limites do imóvel, as APPs, a RL, as áreas que devem ser recuperadas, as áreas de uso alternativo (plantações, pastagens, casas, estradas etc.) que fica registrado numa base eletrônica única, a cargo da SEMA.(PLANTAR, CRIAR E CONSERVAR: UNINDO PRODUTIVIDADE E MEIO AMBIENTE, 2013. p.13). [...]