SINOPSE DO CASE: sandálias Havaianas ¹

Aldeir Sousa Gomes²

Odla Albuquerque³

 

1 DESCRICAO DO CASO

Durante muitos séculos surgem à necessidade de proteger os pés e a, mas simples das respostas é criar uma sandália, que além de proteger os pés fosse confortável, nos países da Ásia é costume trocar os sapatos por sandálias antes de entrar em casa, costume japonês, que quer dizer respeito e humildade.

A fonte de inspiração para criar as sandálias Havaianas foi a ZORI, sandália japonesa, sendo a versão nacional feita de borracha, que garante calçado mais durável e confortável, surgem muitas imitações, mas não contava com a qualidade das “legítimas”, as únicas que "não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras".

Com um design mais atraente, as havaianas deram um salto de imagem e de vendas, e de cada cinco brasileiros três utilizam pelo menos dois pares ao ano, com cinco havaianas fabricadas por segundo 105 milhões de pares ao ano 3 bilhões de sandálias já foram fabricados chega-se a quase 50 voltas ao redor da terra.

Desde 2000, a marca passou a ser exportado, e foram parar nos pés de celebridades, em 2006 foi considerado o produto brasileiro mais popular fora do país. De simples a ícone fashion, as sandálias havaianas passaram por inovações que, consomem de 2% a 3 % do faturamento em inovação.

___________________________________________________

1 Case apresentado à Gestão da Inovação da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB.

2 Aluno do 7° Período, do Curso de Administração.

3 Professora, orientadora.

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

2.1  Descrições das Decisões Possíveis

  1. Por que “Inovação não é só inventar. É também reinventar-se”. Segundo Marcio Utsch, presidente da Alpargatas.
  1. O que Marcio Utsch quis dizer “Concorrente bom é concorrente morto e uma das formas de eliminar a concorrência é com inovação”. Cite duas inovações das Havaianas que ilustram bem esse pensamento de Marcio Utsch. Justifique sua resposta.
  1. A inovação não está restrita apenas a produtos, atingindo também outras áreas. Segundo Schumpeter[1], a inovação pode ser classificada em cinco tipos: (a) introdução de um novo bem no mercado, (b) introdução de novos métodos de produção ou comercialização de mercadorias, (c) abertura de novos mercados, (d) desenvolvimento de novas fontes provedoras de matérias-primas e outros insumos, e (e) criação de novas estruturas de mercado em uma indústria. Usando esta tipologia proposta, exemplifique os tipos de inovação das Havaianas. Justifique sua resposta.
  1. Depois dos artigos lidos, sites e lojas visitadas, que tipo de modelo de inovação poderíamos afirmar que as Havaianas possuem? Justifique a sua resposta.

2.2  Argumentos Capazes de Fundamentar cada Decisão

1)    Marcio Utsch quis dizer em poucas palavras, REINVENTAR-SE SEMPRE.

A inovação não é algo que simplesmente nasce do nada. Ela depende de muitos processos, de transformações e parâmetros cuja informação nos permite concebê-la como procedimento coerente dimensional e gerenciável. É bom lembrar que inovação é diferente de invenção.

A invenção é caracterizada pela concepção de uma ideia virtualmente causadora de benefícios, não essencialmente realizada em forma de produtos, processos ou serviços.

As organizações não podem pensar somente em inovação, pois estará com muitas criações que serão lançadas no mercado que facilmente serão copiadas, as organizações devem planejar em reinventar-se ao longo e médio prazo para não serem engolidas pela concorrência, muitas mudanças é previsível a partir de transformações sentidas hoje.

As organizações constantemente procuram inventar algum produto ou serviço tentando serem os únicos os primeiros a trazer alguma vantagem comercial, pois estará sozinha no mercado. Embora nos tempos que correm ser únicos em produtos ou serviços é um objetivo bem difícil. Então pensamos se verdadeiramente é necessário somente inovar e esquecer-se de reinventar-se.

Pessoalmente, o mais fácil é inovar encontrar o tal serviços e produtos único, mas na verdade o diferencial competitivo não é apenas criar, já que o mercado facilmente absorve essa inovação e replicar produtos semelhantes, existem muitos serviços, modelos de negócios, varias maneiras de gerir que podem ser refeitas de formas inovadoras. Um mesmo produto pode ser copiado e incrementado para ser vendido como uma inovação simples de processo, agora dificilmente é copiada o modo como uma organização se reinventar.

2) Nas palavras de Marcio  Utsch, concorrente bom é concorrente morto, e uma das formas disso acontecer é com inovação, as organizações para se manterem vivas no mercado tem sempre que inovar, pois dessa formar a empresa estará sempre atualizada no mercado e se posicionará no topo do mercado, as Havaianas é uma empresa inovadora, desde seu nascimento está sempre lançando produtos no mercado que satisfaçam as necessidades de seus consumidores se posicionando no mercado com inovação e criatividade, fazendo com que a concorrência lute por uma pequena fatia no mercado até a sua falência.

Pessoalmente penso que embora seja certa a disputa por clientes e seu dinheiro, devemos encarar que se as organizações estiverem prestando atenção ao seu segmento todos crescem.

Existe mercado para todos e cada um tem sua fatia, todos podem viver felizes sem invadir ambiente de ninguém, isso é muito pouco estudado nos cursos de administração ou práticas comercias, muitos acreditam em uma visão tola ou ilusória, de que concorrente bom mesmo é aquele morto.

Creio que essa visão de fato está se tornando verdade absoluta, de que concorrente bom é morto e dificilmente há remédio, que as organizações afrontam o mercado como um cenário de guerra, no qual o vencedor é aquele que tem um maior arsenal de guerra. Existem estrategistas e pacificadores, que creem nos benefícios que a concorrência pode trazer um deles é aprender com seus erros, observar o mercado, seus clientes não é somente colocar espiões é entender suas práticas vendo suas falhas aprender com erros alheios para não cometê-los.

Duas inovações das havaianas:

HAVAIANAS COLORIDAS

Desde seu nascimento em 1962 a empresa vive em constantes falsificações. O slogan “Havaianas, as legitimas”, é um dos mais famosos da historia da marca, esse slogan foi um dos principais fatores para o aumento da organização. Aproximadamente durante 30 anos, a sandália era de palmilha branca e tira colorida, era destacada por “NÃO SOLTAREMAS TIRAS E NÃO TEREM CHEIRO”, até o momento não tinham concorrentes fortes. No entanto nos anos 90, o produto era visto como um utilitário usado especialmente pelas empregadas domesticas, então ela começa perder a lucratividade e passa a inventar um modelo colorido.

TÊNIS E ACESSÓRIOS

Desde que foi lançado os modelos monocromáticos, as havaiana já ganhou estampa, salto, tiras mas finas e até já viraram tênis, bolsas chaveiros e meias.

3) Cinco tipos de inovação: I – introdução de novos produtos no mercado, II – introdução de novos métodos de produção, III – abertura de novos mercados, IV – desenvolvimento de novas fontes provedoras de matérias-primas e outros insumos e V – criação de novas estruturas de mercado em uma indústria.

É interessante saber a causa pela qual as empresas inovam. O principal motivo é a melhoria de sua atuação, por exemplo, aumentar a demanda e reduzir custos. Um novo produto ou processo é uma forte vantagem competitiva para o inovador.

Não obstante as inovações de processos aumentem a produtividade, a organização ganha uma vantagem de custos sobre seus competidores deixando uma margem sobre os custos mais elevadas.

No caso da introdução de novos produtos no mercado as Havaianas introduziram para ganhar vantagem competitiva, pois atribui a possiblidade de maior demanda e maiores margem sobre custos.

O ponto de vista schumpeteriana tende a realçar inovação como experiência de mercado e a busca de mudanças extensas que resultem fundamentalmente nas indústrias e comércios

4) As Havaianas estão sempre inovando e passam por inovações contínuas: tem a menor controle em se tratando de romper modelos estabelecidos. Abrange a introdução de um produto que tenha sofrido poucas adulterações, ao invés de formar um produto completamente novo.  Exemplos: as Havaianas dos anos 60 era branca e azul, depois passou a ser monocromática, hoje ela é personalizada, em vários tipos de formas e modelos diferentes.

Havaianas inovação Incremental: segui um modelo japonês Kaizen (boa mudança) que é feita de maneira proativa a soluções de problemas e desafios no qual o objetivo final é sempre a busca pela perfeição do produto, isso faz com que as Havaianas nunca parem de se atualizar buscando a constantes melhorias e a satisfação dos seus clientes e stakeholders. Tal aparência busca se manter competitivo no mercado empresarial no curto prazo.

REFERÊNCIAS