SINOPSE DO CASE: O posicionamento estratégico da Volkswagen Kombi¹

Aldeir Sousa Gomes²

Roberto de Pádua Carvalho Reis³

1 DESCRICAO DO CASO

A Kombi é um veículo fabricado pela Volkswagen, que teve o seu início de fabricação por volta de 1956 e terá o seu fim no dia 31 de dezembro de 2013, por força de um decreto, que obriga os carros a serem fabricados a partir de 2014 com freios tipos ABS e possuir air-bags para todos os passageiros. Ela é considerada a pioneira das vans de passageiros e carga.

O nome Kombi é uma sopa de letrinhas que vem do Alemão Kombinationfahrzeug que quer dizer “veículo combinado” ou “veículo multiuso” surgiu com a ideia do Holandês Bem Pon, baseando-se na perua feita sobre o chassi do Fusca os primeiros modelos tinham terríveis aerodinâmicas, mas depois a sua técnica foi se aperfeiçoando até os modelos atuais com frente reta.

O adeus a Kombi, o veículo que serviu durante gerações ao país, não será mais fabricado e dirá adeus, por não cumprir as novas regras de segurança, foi produzido há 56 anos e foi líder no mercado de furgões, são muitos os apaixonados pelo veículo no Brasil e muitas estórias para contar muitas famílias foram sustentadas usando esse veículo, deixando saudades a milhares de usuários que construíram sua empresa, família, casa a partir deste modelo e finalmente o seu último desejo voltar para casa.

O Brasil é o único lugar no mundo onde o modelo ainda é produzido, a última Kombi terá final do seu chassi EP022526, os trabalhadores das fabricas brasileiras construíram não somente as suas vidas mais a de milhares de outros brasileiros, com seus sonhos, talentos construíram negócios ou prestaram serviços...

_____________________________

1 Case apresentado à marketing Estratégico da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB.

2 Aluno do 5° Período, do Curso de Administração.

3 Professor especialista, orientador.

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

2.1 Descrição das Decisões Possíveis

  • A Kombi vai sair de circulação, por não se adequar as novas regras de segurança.
    • Analise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)
    • Clico de Vida do Produto
    • Principal motivo da descontinuação do modelo
    • Estratégia de marketing da Volkswagen

2.2 Argumentos Capazes de Fundamentar cada Decisão

ESTUDO ANALITICO

Kombi não poderá mais ser produzida no Brasil, por questões de segurança

Do ponto de vista, o governo está tentado reduzir o número de acidentes de trânsitos e se adequando a nova exigência do mercado, para carros novos produzidos a partir de 2014 com freios ABS e air-bag e como a Kombi não se adequou será descontinuada, a Kombi não é mais fabricada na Alemanha há mais de 30 anos e no México a 20 anos e não conseguiu se adaptar para receber novos equipamentos.

Fazer adaptações na Kombi iria aumentar os custos e ficaria mais cara e com isso perderia o mercado para a concorrência, carro é um conjunto e não adiantaria carro antigo com algumas tecnologias novas.

Por ano mais de 40 mil pessoas morrem em acidentes de carros, o governo visa reduzir esses número obrigando as montadoras a instalar equipamentos de segurança, mais somente isso não basta, deveria ter uma educação no transito isso salvaria mais vidas do que qualquer carro com ABS e air-bag. Com essa obrigatoriedade os carros aumentam de preço no mínimo R$ 1500,00 o que é mais importante, a vida não tem preço.

2.3 Descrição dos Critérios e Valores (Explícitos e/ou Implícitos) Contidos em cada Decisão Possível

A Kombi deixará de ser fabricada em 2014, no entanto podemos perceber algumas estratégias de marketing, como a Analise SWOT, o Ciclo de Vida do Produto (CPV), para tentar esclarecer essas duas teorias, vejamos como elas se relacionam, utilizando o carro da montadora alemã Kombi.

Analise SWOT é uma ferramenta utilizada para analisar o ambiente interno e externo da organização, para formular a sua estratégia, ela permite identificar as FORÇAS e FRAQUESAS da empresa e as AMEAÇAS e OPORTUNIDADES.

Pontos Fortes: O carro tem baixa manutenção, baixo consumo, durabilidade, confiança na marca Volkswagen, grande espaço interno, tradição.

Pontos Fracos: Baixa tecnologia, pouca diferenciação a cada ano de fabricação. Baixa estabilidade, alto nível de ruído já que o motor é refrigerado a ar.

Oportunidades: Pequenos empresários começam seus negócios utilizando a Kombi, Possibilidade de usar como Transporte de carga.

Ameaças: veículos concorrentes com tecnologia moderna.

CICLO DE VIDA DO PRODUTO “KOMBI”

É quando o produto é lançado no mercado então os administradores esperam que a sua vida útil seja longo e produtiva, pois sabe que o produto não venderá para sempre no caso da Kombi ela passou pelos ciclos de vida: Lançamento, Crescimento, Maturidade, Declínio.

Lançamento: Produzida no início de 1957, antes mesmo que o Fusca. Se caracterizou pela baixa participação e crescimento de mercado, no início exigiu de investimento no cenário de baixas vendas.

Crescimento: Quando o produto ultrapassa a barreira inicial, as vendas começam a crescer e o produto começa a gerar receita, a marcar Kombi começa a se fortalecer.

Maturidade: Quando o crescimento das vendas entra no período de diminuição, onde a maioria dos clientes potenciais já foi conquistada, exigem menores investimentos em inovação, tecnologia e publicidade, aqui a marca KOMBI já está consolidada.

Declínio: Quando as vendas dos produtos estão com o baixo crescimento, no caso do setor automobilístico quando o veículo está descendo a ladeira, logo eles lançam uma nova versão, no caso da Kombi ela vai deixa de ser fabricada.

Principal motivo da descontinuação do modelo

A saída da Kombi se dar pelo principal motivo: não conseguiu se adequar ás exigência da legislação, que obrigava os carros a serem fabricados a partir de 2014, onde os carros teriam que sair de fábrica com freios ABS e air-bag. A senhora Kombi que foi lançado em 1950, não mudou pouco desde então, passando só por pequenas transformações e algumas mudanças na estética.

            Bem que a Volkswagen, tentou sem sucesso instalar air bags no espaço entre o motorista e o volante, nem mesmo o engenheiro da sua matriz na Alemanha conseguiu resolver, a única saída foi retirar de mercado a Kombi

Estratégia de marketing da Volkswagen

Com a saída da Kombi do mercado brasileiro a partir de 1 de janeiro de 2014, a General Motors (GM), que disputa o segundo lugar em posição de vendas com a Volkswagen, obriga a empresa a desenvolver uma nova estratégia com a saída da Kombi, tentar lançar um modelo que preencha a lacuna deixada pela Kombi, vai lançar um carro popular de mercado para recuperar o espaço perdido.

Na fábrica de Taubaté em (SP), está sendo construído o carro mais popular do pais, o sub compacto UP! A grande aposta da Volks, que quer voltar a crescer e se tornar o maior fabricantes de carros do planeta. Com a chegada desse carro o impacto será positivo, pelo fim da produção da Kombi, onde esse não poderá mais ser fabricado.

APELO NOSTALGICO DA KOMBI

A empresa se utiliza de várias mídias, como revistas, jornais e internet para divulgar a sua despedida, deixando um sentimento de nostalgia, a empresa cria uma serie especial para os últimos modelos mantendo todos os formatos originais. 

A Volks, lança uma campanha de desancamento da Kombi, digna de despedida, todo carro quando é lançado merece uma anuncio de lançamento, mais despedida o único que merece a atenção depois de muitos anos servindo ao pais. Kombi lança em seu sitio histórias de pessoas, fotos e vídeos de sua relação com Kombi.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

PORTER, Michael. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro: Campos, 1986

MITZBERG, Henry. The Rise and fall of Strategic Planning. Free press: New york

http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/o-ciclo-de-vida-de-um-produto/11009/ em 23 de Março de 2014 às 19:15