SÍNDROME NEFRÓTICA

CONCEITO

A Síndrome Nefrótica acontece tanto em adultos como em crianças e é considerada a principal doença renal na infância. Caracterizada pelo espessamento da parede dos capilares glomelurares, a síndrome faz com quea excreção urinária seja excessiva em proteínas, enquanto que o sangue alcança baixos níveis proteicos. Só é possível demonstrar através de imunofluorescência ou microscopia eletrônica.

CAUSAS

Síndrome Nefrótica pode ser causada por patologias renais (primária) ou por outras diversas doenças (secundária). Geralmente males e danos ao conjunto de pequenos vasos sanguíneos dos rins, chamados de glomérulos, acomentem a síndrome.Os glomérulos por sua vez, são responsáveis pela filtração do sangue e, uma vez comprometidos, deixam escapar na urina o que devia ter sido mantido no organismo. E muitas doenças e circunstâncias podem danificar os glomérulos, como por exemplo a doença renal diabética e lúpus.

SINTOMAS

Dentre os sintomas, estão presentes o inchaço abdominal, nos pés e tornozelo; urina com aspecto espumoso; pouco apetite e ganho de peso.

De acordo com Veronese et.al (2010):

Nas fases iniciais da SN, as principaiscomplicações são infecções, trombose venosaou arterial e insuficiência renal aguda. Pacientesque não respondem ou não utilizam os protocolosespecíficos de tratamento da glomerulonefritepodem permanecer durante meses ou anoscom o “estado nefrótico” sob risco de desenvolvertais complicações. Adicionalmente, outrascomplicações podem ocorrer, como hiperlipidemia,desnutrição, insuficiência renal crônica pela má evolução da glomerulonefrite, alteração devárias funções endócrinas e distúrbios hidroeletrolíticos(p.5,6).

TRATAMENTO

Segundo Veronese et.al (2010):

O tratamento da síndrome nefrótica consistede medidas gerais e de medidas específicas,selecionadas de acordo com o tipo de doençaprimária renal. As medidas gerais incluem restriçãode sal, uso judicioso de diuréticos para tratamentodo edema, inibidores da enzima conversorade angiotensina para redução da proteinúria,estatinas para tratamento da dislipidemiae anticoagulação no caso de fenômenos tromboembólicos.O tratamento da doença primária renal serádefinido a partir do resultado da biópsia renal efundamenta-se no emprego de corticosteróide eoutros medicamentos imunossupressores (p.6,7)

A INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O que se deve levar em consideração é a situação e o quadro do paciente. Deve-se avaliar se este sente dores, se está inchado, com câimbras, pressão alta e o seu quadro em geral.  Se o paciente tiver controlado a síndrome pode fazer leves exercícios como uma caminhada suave por exemplo. As massagens também são ótimas principalmente na presença de câimbras. Agora, quando a síndrome nefrótica é controlada por completo e a pessoa não incha mais, não tem mais pressão alta, e leva uma vida praticamente normal pode fazer exercícios mais pesados, porém sempre com acompanhamento médico.

REFERÊNCIAS

GUARAGNA, Mara Sanches. Síndrome nefrótica em crianças: avaliação molecular em uma casuística brasileira.São Paulo, 2014.

GLOMERULONEFRITE MEMBRANOSA. Lâm. A.27. Disponível em: <http://anatpat.unicamp.br/lamuro4.html>. Acesso em: 03 jun. 2015.

VERONESE, Francisco Veríssimo (et al). Síndrome Nefrótica Primária Em Adultos. Rev HCPA.Porto Alegre, RS, Brasil, vol.30, nº 2, p.131-139,2010.