1ª Samuel 22  E falou mais: Foi-se a glória de Israel, pois foi tomada a arca de Deus.

Temos a tendência em crer que a nossa fé, só é valorizada e notada, quando temos símbolos  que nos levam a estar presentes  ou próximos das coisas de Deus.

Deus prova a nossa fé, não porque  nos agarramos em objetos que nos induzem a crer em nosso Senhor. Há os que desconhecem  do poder que há  na Palavra, pois sabemos que a Palavra é que testifica de Deus.

Israel havia caído em tamanha idolatria, que se sentiu perdida, quando  a arca de Deus foi roubada. Após uma grande batalha entre eles e os filisteus.

A superstição do seu povo levou a crer que a arca poderia salva-los  do seu inimigo. Nada diferente do que ocorre em nossos dias, quando  vemos tantas pessoas se agarrando em quadros, amuletos e imagens, como também em cruzes,  como objetos de ligação entre Deus e os homens. Mas,  sabemos que não há  intermediários entre nós e O Nosso Pai que está no Céu.  Reconhecemos pela nossa fé que  há somente um que faz  com que as nossas petições sejam atendidas, quando clamamos ou intercedemos, pois cremos que em Jesus Cristo  está  a ordenança de Deus para abençoes a todos os que  dele necessitam, pois é de linhagem de  real e  sumo sacerdote que reina pela ordem  da casa de Melquisedeque e que nos fez sacerdotes pelo que derramou na cruz do calvário e a todos os quem se achegam a ele, conforme sua palavra em Hebreus 7.23  Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar; este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.  Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus,

Mas para que sejamos encontrados como ele é, necessários que nos revistamos  do seu poder, que nos afasta das paixões do mundo.

Sabemos e temos procurado entender que o nosso símbolo de fé, que  vence o mundo é a nossa salvação através  de Jesus Cristo, o nosso redentor. Pois o Nosso Redentor vive, e, não é simplesmente um símbolo numa cruz, como querem alguns O reconhecer e lembrar como  símbolo de fé.  Cremos que Ele está a direita de Deus pai, a interceder por todos os que crêem em seu nome, conforme se encontra na Palavra  no livro de Atos 2:34  Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita.

Palavras  bíblicas,  constantes em Atos dos Apóstolos, quando os Apóstolos orientaram os seus seguidores a esperar o poder dos céus,  Atos 2.36  Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?  Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

Cremos que  simplesmente nossa fé  nos basta, sem precisarmos ter  amuletos, e cruzes, como também quadros, aonde não há a presença do Espírito Santo.

Por isso Deus  naquela época permitiu que a Arca  fosse tomada, para que o povo aprendesse a confiar Nele e não nela, pois nada adianta ter os símbolos de nossa religião , se nos falta o espírito. É possível ter a forma de piedade  e privar-se do poder dela. Pois  naquele período  morreram aos milhares, inclusive os próprios filhos dos sacerdotes que  carregaram a arca de qualquer jeito. Mesmo sabendo que com as coisas de Deus e os seus mandamentos não se devia brincar.

Temos conhecimento, que quando  Deus determina não se deva  fazer o contrário.

Infelizmente há muitos que teimam em andar na contra-mão da vontade de Deus, e perecem pela sua desobediência. Ainda há os que clamando pela sua misericórdia, só desejam das  benéçias  do que Deus lhes poderá proporcionar, não se arrependendo de seus caminhos perversos, que os levam ao abismo das coisas espirituais e de suas  vidas desgraçadas. Tem Deus como  amuleto, reverenciam os seus símbolos e se agarram em desvarios pecaminosos, em suas idolatrias, aonde o nosso O  Senhor, deixou  dito através dos profetas e  apóstolos que devemos fugir da  idolatria, conforme  1 Coríntios 10:14  Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

Ainda mais em 1ª Corintios 10.19  Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor?  Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios.

 A intermediação, está em Cristo Jesus e não em objetos de barros, aonde se presta ao barro, nem em  objeto de madeira que só presta ao fogo. Sua fé e a nossa fé, deva estar centrada  tão somente pela fé que  temos em Cristo Jesus.

2 Samuel 7:22  Portanto, grandíssimo és, ó SENHOR Deus, porque não há semelhante a ti, e não outro Deus além de ti, segundo tudo o que nós mesmos temos ouvido.

Não deva  haver outro evangelho e nem outro meio, após  o que João Batista pregou no deserto Lucas 16:16  A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.

Ao homem é determinado que deva se esforçar por entrar por ele, pois  apertada é a porta mas, grandioso o caminho que nos levará presença de Deus.

Muitos ainda teimam em entrar pela porta larga, com o caminho  que os leva ao abismo e suas vidas e perdição da sua alma.

Jesus Cristo nos propõe que entramos pela porta estreita, porque  somente por esta porta  haveremos de obter salvação.

Atos 14:15  Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles;

Romanos 15:20  esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio;

Romanos 16:25  Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos,

O mesmo evangelho que Deus enviou à Israel é o que te pregamos Atos 10:36  Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos.

Nele há poder  em salvação a todos os que crêem. 

Atos 10:36  Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos.

Valdir Carvalho -   Cascavel-Pr, 29.3.2006