Do ponto de vista espiritual, os sonhos transmitem simbolismo muito diverso do que estamos sonhando. Para que os leitores tenham uma ideia, nós vamos inserir um trecho do livro “Os mensageiros” de Chico Xavier, onde o espírito Aniceto relata um episódio onde a avó desencarnada de uma garota tenta lhe ajustar os pensamentos com palavras sábias durante o sono, e, em seguida, como a neta interpreta esse sonho ao acordar. Nieta é o nome da garota que tem um suposto sonho com cobra, mas o que realmente se sucedeu no sonho foi o seguinte:

“— Nieta — exclamava a velhinha em tom firme — não dê tamanha importância aos obstáculos. Esquece os que te perseguem, a ninguém odeies. Conserva tua paz espiritual, acima de tudo. A calúnia, Nieta, é uma serpente que ameaça o coração; entretanto, se a encararmos de frente, fortes e tranquilas, veremos, a breve tempo, que a serpente não tem vida própria. É víbora de brinquedo a se quebrar como vidro, pelo impulso de nossas mãos. E, vencido o espantalho, em lugar de serpente, teremos conosco a flor da virtude. Não temas, querida! Não percas a sagrada oportunidade de testemunhar a compreensão de Jesus!”

Fonte: Os Mensageiros – Chico Xavier

Essas foram as palavras sábias da avó desencarnada, a qual se aproveitou do sono da neta para lhe transmitir bom ânimo, pois ela demonstrava impulsos de cometer suicídio na vida de vigília.

Em seguida, Aniceto nos explica de que o modo a neta interpretou esse sonho, veja:

“Sendo a avó superior e ela inferior, e, examinando ainda a condição dos planos de vida em que ambas se encontram, a jovem encarnada está sob o domínio espiritual da benfeitora. Entre ambas, portanto, há uma corrente magnética recíproca, salientando-se, porém, que a vovó amiga detém uma ascendência positiva. A neta não vê o ambiente com precisão, nem ouve as palavras integralmente. Não esqueçamos que o desprendimento no sono físico vulgar é fragmentário e que a visão e a audição, peculiares ao encarnado, se encontram nele também restritas. O fenômeno, pois, é mais de união espiritual que de percepções sensoriais, propriamente ditas. A jovem está recebendo consolações positivas, de Espírito a Espírito. Nieta não se recordará, despertando dos véus materiais mais grosseiros, de todas as minúcias desse venturoso encontro durante o sono.

Acordará, porém, encorajada e bem-disposta, sem poder identificar a causa da restauração do bom ânimo. Dirá que sonhou com a avó num lugar onde havia muita gente, sem recordar as minudências de fato, acrescentando que viu, no sonho, uma cobra ameaçadora, que logo se transformou em serpente de vidro, quebrando-se ao impulso de suas mãos, para transformar-se em perfumosa flor, da qual ainda conserva a lembrança agradável do aroma. Afirmará que soberano conforto lhe invadiu a alma e, no fundo, compreenderá a mensagem consoladora que lhe foi concedida.”

Fonte: Os Mensageiros – Chico Xavier

Vemos aqui um maravilhoso trecho de um livro psicografado por Chico Xavier. Nesse relato, podemos compreender que nosso grau de lucidez inferior impossibilita a compreensão da totalidade de um sonho. Nieta absorveu o aprendizado de modo intuitivo, porém o sonho em si era constituído de um aglomerado de visões distorcidas e sem sentido.

Por fim, ao longo do livro, percebemos que a neta da benfeitora realmente se beneficiou do aprendizado recebido no sonho, pois o impulso suicida se desfez e ela voltou a tomar as rédeas da própria vida com muito bom ânimo.