A vós, que dizeis que o silêncio é a mais sábia das respostas, eu digo sinceramente que não concordo e que vejo nessa afirmação uma tentativa de fuga à verdade por omissão.
Não digo que o silêncio seja motivado por falta de argumentação nem por perguicite ideológica, mas o recurso a um argumento de emergência quando não encontramos palavras que defendam as nossas teses ou que de qualquer forma possível nos sejam favoráveis na argumentação; Quando a resposta que encontramos não apresenta a consistência nem a solidez necessária para sustentar um discurso verdadeiro fundamentado e credível, mas pelo contrário,  é fraca ou inadequada e não nos dá razão. Nesse caso, responder não respondendo é sem dúvida a forma mais sábia de responder.

Mas..Já pensaram o que acontecerá quando um dia procurarem respostas e tiverem que recorrer à interpretação do silêncio?

Será que encontram o que procuram quando tiverem que interpretar o que não vos disseram? Ou ficarão para sempre sem saber se a resposta que encontraram tem alguma correspondência com a verdade?

As razões pelas quais não respondemos ou respondemos não respondendo,  podem ser várias, na verdade só nós sabemos se o fazemos por inércia, por desconhecimento ou por conveniência.
Quando o fazemos, só nós a razão porque não respondemos, ou como vós dizeis, o fazem usando a mais sábia das respostas, mas na verdade por vezes acaba por ser isso mesmo... Não porque responder com silêncio seja em si mesmo uma resposta sábia, mas apenas por não dispormos de outra, e nesse caso, dou-vos razão, pois não havendo outra ela será não só a mais sábia mas (acrescento eu) também a única.

Eu apenas  sei que o silêncio nem sempre é a reposta mais sábia e direi mesmo que quase sempre que acontece seja a única possível, visto que não nos ocorre nenhuma outra nesse momento.

Por outras palavras:

Acontece apenas na falta do argumento ou dos argumentos que ainda não encontrámos. É por isso que te recomendo que tenhas cuidado, pois agora já sabes que quando disseres que o silêncio é a mais sábia das respostas, os que te ouvirem também saberão que essa é uma argumentação que pode ser falaciosa e que como tal, deves banir do teu discurso, ou no mínimo; usá-la com muito cuidado e moderação.

Recomendo igualmente que procures as tuas respostas antes de te escudares no silêncio, pois agora sabes que eu sei que o podes fazer como recurso, sempre que não encontres soluções para o que procuras e lembra-te que se nem sempre encontramos o que nos convém, poderá ser apenas por não estarmos sempre do lado certo da barricada. Porque na verdade e por muito que não queiramos acreditar, nem sempre temos razão e por vezes quando isso acontece ficamos sem palavras e consequentemente em silêncio.

Já que nada mais posso fazer resta-me desejar que Deus vos ilumine, pois bem poderão precisar de iluminação divina se um dia tiverem que recorrer à interpretação do silêncio para encontrarem as respostas que procuram.