Significado do conceito das ideologias. 

Como se define o conceito epistemológico da etimologia ideologia. Uma definição simples, que poderá ser denominada por um conjunto de ideias ou de pensamentos de uma pessoa ou grupo até mesmo de um sistema de análise, certo modo de ver e compreender as coisas.

O conceito da palavra ideologia poderá ser classificado como algo negativo, ou seja, modos de pensar que não correspondem com a vida real.

 Por exemplo, achamos que a pobreza é um fenômeno determinado por Deus como forma de punição, esse entendimento é uma ideologia por não corresponder com a verdade dos fatos.

A ideologia está sempre ligada a uma determinada ação, que costuma ser política, sendo que a mesma define-se em sua essência em qualquer parte do mundo por ações ideológicas.

A ideologia também poderá ser econômica, como de fato costuma ser, religiosa, até mesmo científica e ter fundamento parcialmente epistemológico, etc.

As ciências do social, ou seja, as ciências humanas sempre trabalham com conceitos ideológicos, normalmente, o que não acontece com as ciências da natureza, um exame de DNA, não tem ideologia no seu resultado final da análise.

 Porque sua comprovação não depende da compreensão subjetiva, como por exemplo, a psicanálise ou estudo da história política do Brasil.

A etimologia ideologia foi usada em um primeiro momento pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy, cujo sentido epistemológico não é igual ao que hoje atribui normalmente.

Quem melhor trabalhou o conceito foi Karl Marx, ligando a ideologia essencialmente a sistemas políticos, morais e sociais, criado pelas classes dominantes, com o objetivo de dominar os trabalhadores.

De acordo com o marxismo, a ideologia de classe tem como objetivo manter os dominantes sempre no poder e ter o controle político da sociedade produtiva e dos meios de produção.

 Farei uma breve análise das várias ideologias que surgiram e desenvolveram no século XX. A ideologia fascista, implantada na Itália e Alemanha, sobretudo nos anos de 1930 a 1940, possuía caráter antidemocrático, fundamentava no autoritarismo na defesa intransigente do capitalismo profundamente em crise.

 Propunha como forma de eliminar a miséria combater o comunismo e expandir o domínio político e econômico para outros povos, por meio da força militar, imperialismo.

 Essa ideologia foi responsável por duas grandes guerras produzidas essencialmente pela burguesia europeia com a colaboração dos Estados unidos.

Ideologia comunista nasceu na Rússia, atingindo outros países da Europa, mais especificamente, na região denominada leste europeu, isso depois de realizado a revolução Russa no ano de 1917.

 O grande objetivo de a ideologia comunista estabelecer, uma sociedade de iguais, dentro de uma sociedade política, quando os meios de produção estivessem concentrados nas mãos do Estado, sendo o mesmo o único Patrão.

A ideologia democrática nasceu na cidade de Atenas, na Grécia antiga, tinha como característica a participação do povo no poder político, nas decisões da poli, ou seja, da cidade de Atenas, o povo aqui estritamente entendido como conjuntos das classes dominantes não poderiam participar os pobres e os escravos.   

A principal ideologia existente hoje no mundo classifica-se de ideologia capitalista, que é a veemente defesa dos meios de produção nas mãos de pessoas particulares.

Essa ideologia nasceu-se na Europa, e difundiu para outras partes do mundo, ela teve início durante o Renascimento, juntamente com a revolução comercial e urbana, praticamente iniciou no século xv.

A ideologia foi produto da burguesia nascente da época, visava essencialmente o lucro, o acúmulo de riquezas, pelo mecanismo da produção das mesmas.

 O não pagamento adequado aos trabalhadores, o desenvolvimento do conceito da mais valia, salários não pagos a força do trabalho proporcionalmente vendido.

Ideologia conservadora são ideias produzidas e manipuladas com objetivo de manter o domínio daqueles que têm o poder econômico e político da sociedade, contra realmente quem produz as riquezas em geral, os trabalhadores.

 Defende valores morais e religiosos inadequados ao tempo histórico e as exigências de mudanças.

Outra ideologia muito difundida como movimento de reação ao domínio capitalista refere-se à etimologia anarquista que em defesa da eliminação do Estado, como se fosse possível uma sociedade produtiva existir sem o Estado institucionalizado, na eliminação das formas do controle do poder.

Ideologia nacionalista, a valorização e a exaltação da ideologia e da cultura de um povo, como se um determinado modo de pensar fosse o único correto e com isso justifica se a uma determinada forma de pensar politicamente, como poderá também ser religiosa.

Ideologia religiosa, manifesta em um determinado modo de entendimento de Deus, por vários sistemas religiosos alguns complexos e nacionalistas, ou por  diversos micros sistemas.

  Determinadas  tendências religiosas dentro de um macro sistema, todos eles acham que a verdade elaborada pela lógica construída pela ideologia da Instituição é a correta.

A ideologia manifesta em gente de pouco cultura, mesmo quando tem aparência culta e com uma visão relativamente complexa das diversas realidades,

  Manifesta-se nos aspectos particulares das análises complexas ou simplificadas, mas sempre dando entendimento absoluto a tudo que se entende como conceito de verdade

Edjar Dias de Vasconcelos.