MARCELA FERREIRA DE LIMA, MARÍLIA STELA NUNES EVANGELISTA BEZERRA & ELIS KARDENIA DE SOUZA HENRIQUES

Prof.ª Dra. Jedida Melo

Introdução

Socialmente, o tema sexualidade sempre foi um “Tabu” cousa inquietude porque falar neste tema nem sempre é fácil principalmente quando relacionado a criança. No contexto a situação esta mudando, o mundo vem se atualizando e dando oportunidade das pessoas s conhecerem e lidarem melhor com a própria sexualidade. Os pais acabam por passar aos filhos seus valores e tem como papel ampliar esses conhecimentos mostrando que a diferentes valores na sociedade. É de fundamental importância que os docentes obtenham maiores esclarecimentos e conhecimento sobre sexualidade infantil.

Desenvolvimento

A importância em orientar sobre sexualidade na escola possibilita informações de âmbito sexual. Cabe aos familiares a orientação, mas também a escola não apenas ensina formar docentes preparados para a sociedade. Falar de sexualidade ainda é complicado, envolve preconceito, interdição do corpo, afeto e mitos.

A escola deve se preparar para falar desse assunto. Este processo é fundamental a integração da família no processo educacional, escola sozinha não pode desenvolver o processo. Este processo de educação sexual com discursão envolve escola, familiares, alunos, professores, crianças, religião, cultura, meninos e meninas em contexto com implementação de uma abordagem com planejamento familiar. Escola é um instrumento veiculo de informação sobre forma de prevenções. Além da família, a escola exerce um importante papel na sexualidade da criança orientando no dia a dia.

O grande desafio da gestão de uma instituição escola ainda são os familiares, uma vez que tem muitos pais que não concordam com educação sexual exposta pela escola. Os pais poderiam se conscientizar que a contribuição da escola é essencial, muitos familiares não tem abertura de conversar com seus filhos.

Responsáveis por aqueles alunos muitas vezes acreditam que a partir do momento que se lesiona sobre educação sexual, estar incentivando aquele aluno a iniciar sua vida sexual precocemente, eles não conversam e não querem que a escola o faça, mas esquecem de que a internet e a televisão estão na mídia para mostrar na maioria das vezes de forma errada e vulga.

Conclusão

Os pais deveriam entender que as informações explicadas corretamente e com as palavras adequadas para cada idade contribuem para a formação de um aluno consciente de infecções sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada e abuso sexual de diversas formas. Pais juntamente com a escola trabalham em pro da educação da beneficio de alunos para bons resultados na vida daquele ser para sociedade, para que em um futuro evite frustações por ter “errado” por falta de informação correta.

Referência Bibliográfica

NASCIMENTO, M. J. CN & ROMEIRA, M. L. C. Sexualidade, psiquismo e a educação sexual entre pais e filhos adolescentes. In: Revista Brasileira de Sexualidade Humana. São Paulo. SBRASH: Iglu.