SEVERINO SIMÕES DE ALMEIDA


Severino Simões de Almeida nasceu a 01 de outubro de 1921, na Cidade de Itaperoá, no Estado da Paraíba. Filho de Abel Simões de Almeida e Maria Soares de Almeida, membro de uma família muito humilde, não teve chances de cursar uma escola, pois passava o dia trabalhando na lavoura, à noite fugia para a casa Dona Maria, tia de João Suassuna para aprender a ler. No exército continuou seu estudo primário.
Casou-se em 1945 com Dejanira de Sá Neves, com quem teve 14 filhos: Reusa, Reuma, Antonio, Severino Filho, Abel, Maria do Socorro, Djalmira, Iran, Hyurian, Huyrajá, Huynalmar, Reuva, Huynalvarone e Huynalvak.
Foi Expedicionário da Segunda Guerra Mundial. Sempre incentivou os filhos para estudarem, pagando professores para ensinar em casa, ou em municípios mais próximos. Ingressou na carreira política em 1946, representando o partido da UDN, após candidatou-se a cinco eleições consecutivas, sendo eleito em todos os pleitos, ocupando cargos como vereador, Presidente da Câmara de vereadores em Parnamirim, Pernambuco.
Na década de 60, no Estado do Pernambuco exerceu a função de Agente Administrativo no Ministério da Agricultura. Trabalhou no Reflorestamento da Algaroba, devido condições geográficas no estado, incentivava o plantio dessa vegetação que no período das secas servia de alimento para o gado.
Em 1972 solicitou sua transferência para o Estado do Paraná, onde residiu por 30 anos no município de Corbélia. Teve 14 filhos com Djanira de Sá Almeida, 32 netos e 14 bisnetos. Morou algum tempo no Paraguai onde tinha uma propriedade até a década de 80. Esteve nesta região de 1981 até 1982. Faleceu em 31 de agosto de 1999 em Corbélia, devido a um ataque cardíaco, em quanto dormia.