Existem muitas empresas que almejam que seus colaboradores sejam motivados para produzirem mais, dessa forma trazendo mais lucros para a empresa. Mas se analisarmos o problema é que muitos gerentes de pessoas, ou mesmo administradores, acreditam que isso parte apenas de um dos lados, ou seja, dos colaboradores. Mas como fazer para que o seu funcionário sinta-se motivado? É obrigatório que a empresa que ele trabalhe o faça sentir motivado. Porque muitas vezes o funcionário veste a camisa da empresa, faz o seu papel diariamente e ao sair do escritório não deseja que chegue o próximo dia.

A empresa deve pensar que a motivação do funcionário deve ser tratada como uma troca, ou seja, se um colaborador tem aptidão para o departamento financeiro, a empresa deve lhe oferecer a oportunidade para qualificação e assim atuar na área. Essas observações tornam-se importantes, porque o funcionário sente-se valorizado e por ser reconhecido por aquilo que sabe fazer de melhor.

O importante é que o colaborador deve dedicar-se a qualquer empresa que venha trabalhar. Entretanto, se ele não se dedicar, não será em outra empresa que ele terá a oportunidades ou mesmo ser reconhecido por suas qualificações. Caso ele tenha interesse em ser um profissional requisitado por outras empresas. No futuro dependendo do cargo que ele vier ocupar o seu passado será pesquisado e dependendo do legado que deixou é que outras empresas sentirão interesse por ele.

Há também colaboradores desinteressados sem perspectivas, porque se acomodam com o que fazem dentro da empresa com o cargo que ocupa ou com o salário que recebe. Mas independente da vocação do funcionário, todos tem um papel fundamental dentro de uma empresa, seja esse, uma secretária, faxineira, mesmo não interferindo nas questões estratégicas, ela faz parte da empresa e deve ser tratada como um alicerce. E é preciso que todos os funcionários saibam disso para motivar-se e exercer o seu papel que também é importante e de grande valor, amor e dedicação.

Para que isso aconteça, os funcionários  sintam-se motivados, é necessário que a empresa acolha-os . De que forma? Com um ambiente de trabalho divertido e que dá oportunidades para a pessoa crescer, é importante. Que tenha um superior que saiba atender bem os  colaboradores, escutar as opiniões de cargos hierarquicamente menores, com muita atenção e cuidado, mas também saber dar limites.

O colaborador tem que estar feliz com o cargo que exerce. Caso ele não esteja satisfeito a empresa apenas estará pagando as suas contas, até ele encontrar um emprego melhor. É preciso que ambos os lados estejam bem, seja no sentido de realização profissional.

Sobre o autor: Kelly Vieira Costa Santos é formada em Administração com ênfase em Recursos Humanos, pós-graduada em Metodologia do ensino superior.