Nesta matéria iremos numerar dicas extremamente importantes para a sua segurança ao dirigir, principalmente no caso de viagens.

Pneu com pressão desregulada: Quando o pneu se encontra com sua pressão abaixo da correta, o contato com o solo se torna maior, fazendo com que as extremidades sofram um maior desgaste, o que aumenta o "peso" da direção e pode acarretar no rompimento da banda de rodagem. Além do mais, a baixa pressão do pneu obriga o motor a se esforçar, o que aumenta o consumo de combustível e a liberação de poluentes.

Pneu “careca”: Em dias de chuva, os pneus com baixa profundidade dos sulcos são favoráveis a aquaplanagem e a dificuldade para controlar o veículo. Um pneu, para passar segurança ao condutor, deve obter pelo menos 1.6mm de altura nos sulcos.

Riscar os pneus: Comum e absolutamente perigosa. Muitos condutores recorrem a esta prática para tentar prorrogar a vida do pneu. Com uma lâmina quente, os borracheiros redesenham a banda de rodagem e danificam a estrutura de borracha do pneu, acabando com a sua resistência, podendo chegar até a estourar quando em movimento.

O famoso "macarrão": O composto de borracha colado na área perfurada do pneu é chamado de "macarrão". Este recurso é bastante utilizado como um "quebra-galho", até o condutor fazer o conserto definitivo do pneu. Mas o problema é que muitos acham que o "macarrão" já é o conserto definitivo e não sabem que com o tempo, o ar irá vazar, acarretando outros problemas. Os consertos adequados são o manchão ou o plug. Em algumas ocasiões, a melhor saída é a troca do pneu.

Suspensão sem manutenção: A suspensão está totalmente ligada aos pneus. Trocar os pneus e não ajustar a suspensão, é uma atitude falha. Uma suspensão mal calibrada causa desalinhamento na direção, reduzindo a estabilidade do veículo. Se o veículo não está com seu alinhamento ideal, ocorre um desgaste irregular nos pneus.

Não fazer rodízio de pneus: Esta prática ajuda e muito na vida útil dos pneus, fazendo com que eles sofram um desgaste uniforme. É indicado que se faça o rodízio a cada 8 mil quilômetros, para pneus radiais e a cada 5 mil quilômetros para pneus diagonais.

Falta de alinhamento e balanceamento: Esta prática deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou quando o veículo passar por situações onde a suspensão sofreu grandes impactos, quando os pneus estiverem com desgastes irregulares, quando a suspensão sofrer alguma alteração ou quando o automóvel estiver puxando para um dos lados. Caso o condutor não faça esse procedimento, os pneus do veículo sofrerão um maior desgaste e a segurança e estabilidade do carro estarão em risco.

Equipe Liqui Pneus