Diversos instrumentos de trabalho, muitos dos quais utilizados em laboratórios necessitam de constantes ajustes de modo a garantir que as medidas realizadas através deles sejam confiáveis. Desse modo, é necessário uma calibração rastreada, uma forma de se assegurar que a medida a ser obtida será real, e não alterada por uso impróprio do aparelho ou desvio por inúmeros fatores. Uma empresa de calibração assegura isso.

A fim de se obter uma calibração rastreada, o portador do aparelho deve procurar uma empresa de calibração responsável pelo serviço. A denominação de calibração rastreada faz referencia a empresa, que é reconhecida por ser um laboratório de calibração rastreada por não ter se submetido a rigorosos processos de controle de qualidade, impostos por órgãos regulamentadores da atividade.

Diversos são os aparelhos que necessitam de constante calibração. A saber, um amperímetro, dispositivo que deve ser ligado em série a um circuito, de modo a fazer parte dele para que a corrente o percorra e desse modo faça a leitura, pode com o tempo fornecer medidas errôneas de correntes elétricas. Mais comumente utilizados são os multímetros, que integram não só a função de amperímetro, mas também a de voltímetro, dispositivo esse que deve ser ligado em paralelo ao circuito, objetivando medir sua voltagem.

No caso de um multímetro, como se apropria de mais de uma função, seu manuseio deve ser mais cauteloso, e uma verificação de sua calibração, ainda mais necessária.

A contratação de um serviço de calibração rastreada não oferece mais risco do que a calibração de acordo com as normas da rede brasileira de calibração (rbc). Uma incerteza é sempre associada a uma medida, mesmo que o aparelho seja novo, sendo nesse caso informada pela indústria no ato da aquisição ou no manual do consumidor. No entanto, pelo fato da empresa de calibração não ter passado por um controle de qualidade de um órgão competente, seus preços de calibração podem ser mais acessíveis, por isso, é preciso ter muito cuidado com ofertas muito fora dos padrões. Em todo caso, dependendo do dispositivo e do tempo de uso, uma avaliação da possibilidade de adquirir um novo se faz pertinente.

Uma empresa de calibração é diversificada e disponibiliza-se tanto pra receber em mãos os aparelhos a serem calibrados quanto pelos correios. É também possível agendamento de visitas de um técnico à empresa requerente do serviço.