Uma empresa para sobreviver deve sempre buscar a inovação. É muito fácil, no dia a dia de uma empresa onde a pressão por metas e resultados faz com que as pessoas se envolvam nas atividades diárias e com o tempo podem se tornar relutantes em empreender novos projetos ou a adotar novos procedimentos.

Em tempos de globalização onde as mudanças ocorrem muito rapidamente se as empresas não empreenderem novos projetos ou novas maneiras de fazer as coisas poderão vir a ter problemas e não sobreviver.

Em todas as empresas sempre há necessidades de inovações e se faz necessário sempre criar um ambiente que favoreça a inovação e criatividade para que facilitem buscar novas oportunidades.

Todo o apoio as atividades de criatividade e inovação devem ter o apoio da alta direção das empresas. Devem ser os gestores os primeiros a darem exemplos de inovação. As atividades de inovação e criatividade precisam fazer parte de um planejamento estratégicas e deve-se perder o medo do desconhecido e partir para a ação. Conforme o palestrante e consultor Steve Marr lembra que um navio sempre está seguro no porto porem ele foi feito para navegar por esse motivo ele orienta aos empresários a “zarpar” e navegar com uma nova ideia, colocando assim a empresa na vanguarda das mudanças.

Deixo aqui o que Livro dos Provérbios diz sobre seguir em frente:  Examina uma herdade (propriedade) e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos (Provérbios-31:16), por isso e procure agir e observar o caminho das estratégias mantendo assim sempre a empresa na vanguarda.

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Artigo inspirado no livro Provérbios Para o Sucesso nos Negócios de Steve Marr

Pedro Paulo Morales é graduado em Gestão com Especialização em Controladoria, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Técnico em Contabilidade. Atua também como Professor EAD e editor do Blog Falando de Gestão