Será o fantasma?
Um dos contos mais famosos de Gaston Leroux retornar para nos assombrar mais uma vez.
Lucca Di Giacomo Zambotto 

  A história de romance e terror de Gaston Leroux é cheia de descrições, tantas que oculpam pagias com informações desnecessárias, porém o livro é compensado pela emocionante história. O cenário de toda essa hisória acintece em uma ópera que é aparentemente assombrada por um fantasma conhecido por Erik, o qual ao longo da história é sempre acusado de todas as tregédias horriveis que ocorrem, como mortes, desaparecimentos e construções secretas. Carlotta é a cantora principal da ópera, porém isso acaba com a ajuda de Erik, que por amor faz uma simples participante do coral, Christine Daaé, se tornar uma estrela, substituindo a exibida Carlotta, logo Daaé acredita que Erik, o fantasma é um "Anjo da música", enviado por seu falecido pai para lhe ajudar e protejer.
  Num espetáculo Daaé reencontra Raoul, que era seu amor de infância e por isso começam a se envolver novamente. Erik por estar loucamente apaixonado por Daaé decidi rapitala e mostrar sua verdadeira face. Ele a leva para seu quarto abandonado, sujo e úmido, retira sua máscara e revela suas feridas, a primeira vista Daaé imagina um monstro, mas logo após Erik dizer o porque a rapitou e tudo que pode oferecer, ela percebe o quanto ele o ama. Porém Daaé mesmo assim prefere Raoul e começa a trair Erik secretamente. Erik quando descobre oque ocorre, rapita Daaé novamente, mas dessa vez Raoul e o resto da ópera decidem ir a captura do fantasma, neste momento para que o amor de Daaé e Erik ocorra ele tem que desafiar sua mente e até a gravidade.
  Os fantasmas são geralmente descritos como seres trasparetes que atravessam paredes, já Erik é simplesmente um homem comum com o objetivo de conseguir seu amor, Daaé e para isso usa técnicas incriveis, como agilidde, velociade e iteligência, oque pode explicar o porquê de ser chamado de fantasma.
  Gaston Leroux nasceu numa viajem de Marie Alphonsine, sua mãe. Gaston teve sua infância na Normandia, quando cresceu mais foi para Paris onde estudou Direito, quando seu pai, virou resenhista teatral e repórter policial, já que tinha que trabalhar. Fica famestava para falecer, ele deixou um grande furtuna, que foi gasta. Em 1907 se torna romancita e cria “O mistério do quarto amarelo”. Em 1927 falece e deixa várias histórias conhecidas até hoje, por exemplos temos “O Fantasma da Ópera” que atualmente uma das suas editoras é a FTD, adaptada e traduzida por Margarida Patriota. Patriota nasceu no Rio de Janeiro e atualmente vive em Brasília, ela é ex-professora de literatura e agora trabalha na Rádio Senado.