Estes dias uma empreendedora de São Paulo pediu um conselho porque não estava conseguindo contratar uma equipe de vendas; os que tinham sido contratados, somente queriam receber. Fazer era o difícil.

 

Existem diversas maneiras de se contratar uma equipe de vendas, mas a que prefiro é pela indicação. Sim, indicado pelos clientes e por colegas. Quando um vendedor se destaca facilmente ele é percebido, quer pelo mercado (cliente), quer pela concorrência, quer pela própria empresa e neste caso, nem sempre ele tem o reconhecimento merecido, mas isto é outro assunto.

 

Se sua empresa esta precisando de uma equipe de vendas ou de um determinado vendedor, saia a campo; visite seus clientes e observe como os vendedores agem neles; se tiver acesso, converse com os formadores de opinião (vendedores internos) e com os compradores, perguntando sobre os vendedores que os visitam. Com certeza terá nomes a sua disposição.

 

Em cidades menores, fora dos grandes centros, os vendedores se reunem em um determinado restaurante para fazerem suas refeições. Um exemplo ocorre em Bento Gonçalves, em frente à estação rodoviária. Lá tem um restaurante típico italiano, com mesas cumpridas aonde quem vai chegando vai tomando acento e prepara-se para a quantidade de comida servida. Ao redor destas mesas, 90% dos comensais são vendedores.

 

Aqui fica fácil conversar com eles, descobrindo suas pastas, seus gostos e desgostos. Com certa perspicácia é possível identificar o perfil desejado e com certeza, dentro do mercado a atuar, bastando moldá-lo ao sistema de sua empresa. Tem um se não: muitos vendedores possuem vícios e você terá que ter muita paciência e dedicação para acompanhá-lo e aos poucos, eliminando estes vícios.

 

Outra dica é se hospedar nos hotéis em que a maioria dos vendedores costuma usar; geralmente estes hotéis possuem restaurantes ou perto, existem locais onde eles fazem suas refeições noturnas. Com o tempo frio, a maioria fica na parte interna, olhando TV, lendo jornal, tomando chimarrão (costume dos gaúchos). Rodas de conversa são feitas e facilmente você pode participar delas e com certa paciência, diga que precisa de um vendedor para tal área e logo terá diversos para a sua escolha.

 

Vendedor bom é sempre visto e lembrado; tenho vários, mas tem um, que já não pertence mais a esta vida, o Heitor, que até hoje, junto à região de Lajeado, ele é lembrado. Não era vendedor bonzinho pro cliente, mas sim um assessor; sabia o que o cliente precisava e tinha uma incrível maneira de colocar mais produtos nas prateleiras. Hoje, na mesma área, tenho três outros que não deixam a desejar e com certeza são iguais ao Heitor porque quando um cliente conversa comigo, chama estes vendedores pelo nome, ou seja, ser visto é ser lembrado.

 

E você é percebido pelo seu mercado?

 

 

Oscar Schild.