Se por um lado boa parte das pessoas acredita que para ser um bom líder é preciso ter apenas carisma e saber lidar com as pessoas, por outro lado é preciso compreender que a liderança tem muito mais responsabilidades do que a maioria está ciente. É preciso todo um trabalho para que a pessoa se torne líder de uma equipe, tanto na parte teórica, quanto na prática, que também é extremamente importante. Algumas pessoas só conseguem ter pleno desenvolvimento de liderança muitos anos após terem iniciado na área de gestão, pois apenas o dia-a-dia te fará passar pelas mais diversas experiências que irão te dar o know-how para lidar com tudo.

Para gerenciar pessoas você precisa estar pronto para as mais diversas reações. Cada pessoa tem uma determinada interpretação para um estímulo externo, seja um elogio ou ser chamado atenção. Existem alguns casos até de pessoas que reagem mal a um elogio, pensando ser bajulação ou falsidade, quando muitas vezes o gestor tem apenas boas intenções. Existem ainda, pessoas que dão significados próprios a acontecimentos, desvinculando o acontecido do seu real significado e fazendo sua própria interpretação. Por isso a complexidade do cargo de liderar pessoas.

O mais importante para ser bem entendido é saber se comunicar bem. Se você emite mensagens que podem ter um duplo sentido ou não expressam direta e claramente as suas intenções, já está dando margem para interpretações duvidosas. E quem lida com pessoas sabe bem que a dúvida é a pior coisa que pode acontecer. Quando precisar passar mensagens importantes ou que não sejam assim tão boas para a sua equipe, faça com sensibilidade e faça pessoalmente. Quanto mais formal e distante você tornar essa comunicação, mais a sua equipe se sentirá menos motivada a continuar seguindo as suas orientações. Você precisa conquistá-los diariamente para que eles estejam sempre a seu lado, no que der e vier. E ainda sim, você poderá perder alguns no caminho para o sucesso, mas são perdas que fazem parte.

Além disso, você também deve deixar o ambiente favorável. Não crie intrigas ou mal-estar sem motivo, pois isso apenas deixa a energia negativa e ninguém se sente bem em um ambiente assim. A produtividade fica ruim e a motivação abaixo de zero. Procure sempre resolver conflitos de forma que todos fiquem bem e continuem querendo ir para o trabalho todos os dias. Para gerenciar pessoas é preciso fazer com que todos os aspectos sejam positivos e motivadores, para que os funcionários se sintam felizes e realizados.