Inclui-se aqui, como um dos baluartes da escola, a todos os níveis de ensino, o processo de formação, de desempenho e de avaliação dos professores/formadores, os quais devem ter condições para atingirem a excelência, consideradas as suas idades, tempo de serviço e habilitações técnicas, científicas e pedagógicas.

Se é verdade que a necessidade de professores/formadores se justifica pela existência de alunos/formandos, igualmente é certo que ter-se-ão tantos mais, e melhores alunos/formandos, quanto os professores/formadores estiverem, eles próprios, suficientemente preparados, motivados e reconhecidos, tornando-se indiscutível a sua manutenção em todos os domínios da educação e formação do cidadão moderno.

Naturalmente que a avaliação dos professores/formadores se considera, no contexto da sociedade em que eles desenvolvem a docência/formação, e as suas práticas e formação profissional, como as implementa e testa, e não na obrigação de prestação de provas dos seus conhecimentos científicos, porque estes já foram sujeitos à avaliação pelos próprios estabelecimentos de ensino, onde eles fizeram a sua formação académica, pedagógica e científica, a nível superior, preparados para iniciarem a sua atividade.

Importante é que o professor/formador esteja bem sensibilizado para os problemas atuais, que mais afetam a sociedade, e saiba adaptar os conteúdos programáticos oficiais às realidades existentes em cada espaço e tempo porque: «…todas as questões relativas à avaliação estão ligadas às condições gerais de realização da própria educação que, por sua vez, se relacionam com a sociedade e com o Estado.» (LÜDKE & AFONSO, 1994:79).

Por mais sofisticados que os recursos técnicos e tecnológicos se apresentem, a substituição do professor/formador por máquinas de ensinar não se presume como sendo o melhor processo pedagógico, para um ensino e formação de qualidade, nesta participando princípios, valores, afetos e sentimentos.

A reconhecida indispensabilidade do professor/formador, pessoa-humana e presencial, face aos seus alunos e formandos, é uma situação que se deve não só destacar como enaltecer, preservar e apoiar, porque: «Ensinar e preparar para ensinar, são valores orientados. Os professores/formadores, como todos os profissionais, aprenderam que todo mundo necessita e busca significado e valores em suas vidas.» (MARSHALL, 1977:12).

Sem se pretender empolar a importância do professor/formador, no sistema educativo, a verdade é que a sua intervenção na formação do cidadão é crucial e, em muitos casos, indelevelmente marcante para os alunos e formandos, com extensão aos próprios encarregados de educação, os quais vêm no professor/formador como que um complemento insubstituível da família. Além disso, pela sua preparação, desempenho e dedicação, contribuem, decisivamente, para se atingirem, melhor ou pior, é certo, os objetivos da escola e de todo um sistema.

Defende-se a avaliação contínua dos professores/formadores, mas prefere-se a melhor preparação académica, a maior experiência e a máxima maturidade. Nesse sentido, considera-se fundamental uma certa flexibilidade para que: por um lado, os professores/formadores tenham acesso ao maior número possível de ações pedagógicas de atualização, facilidades para a investigação no sentido de obtenção de graus académicos e da divulgação de resultados; por outro lado, maior abertura para o professor/formador trabalhar para além da idade legal da reforma, caso se encontre em condições físicas e intelectuais adequadas, e se essa for a sua vontade.

A formação ao longo da vida que se vem institucionalizando, e exigindo para certas profissões, deve ser uma característica do professor/formador. Com efeito, a preparação teórica do candidato a professor/formador é extremamente importante, torna-se altamente benéfica, quando aplicada à prática, ao longo dos anos de docência e formação, sempre modernizada e atualizada.

Simultaneamente, com a formação do professor/formador, numa determinada área disciplinar do conhecimento, forma-se, também, o cidadão que, cumulativamente, exerce com as funções de professor/formador. A apologia vai no sentido da aplicação dos conhecimentos teóricos à realidade, com maioria de razão para o futuro professor/formador porque: «a realidade do sistema educacional no contexto problemático actual merece mais questionamentos e pesquisas que observem, descrevam, analisem e proponham alternativas, acenando num horizonte em que o ideal e o real possam se encontrar.» (OLIVEIRA, 1994:231).

Bibliografia

LÜDKE, Menga e AFONSO, Almerindo Janela, (1994). “Contribuição da Sociologia da Avaliação para Formação de Professor/formador/formadores: Duas Experiências de Investigação e Formação no Brasil e em Portugal”, in: António Flávio Barbosa Moreira (Org) Conhecimento Educacional e Formação do Professor/formador/formador – Questões Actuais, Campinas SP: Papirus, p. 79

MARSHALL, John P., (1977). O Professor/formador/formador e sua Filosofia, Tradução, Paulo Queiroz Marques, São Paulo: Summus.

OLIVEIRA, Ana Cristina Baptistella, (1994). Qual a sua Formação Professor/formador/formador? Campinas-SP: Papirus, (Colecção Magistério:Formação e Trabalho Pedagógico).

 

Venade/Caminha – Portugal, 2019

Com o protesto da minha perene GRATIDÃO

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Presidente do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal

http://nalap.org/

http://nalap.org/Directoria.aspx

 

TÍTULO NOBILIÁRQUICO DE COMENDADOR, condecorado com a “GRANDE CRUZ DA ORDEM INTERNACIONAL DO MÉRITO DO DESCOBRIDOR DO BRASIL, Pedro Álvares Cabral” pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística  http://www.minhodigital.com/news/titulo-nobiliarquico-de

 

COMENDADOR das Ciências da Educação, Letras, Cultura e Meio Ambiente Newsmaker – Brasil

http://directoriomundial.allimo.org/Rodrigues-de-B%C3%A1rtolo-Diamantino-Louren%C3%A7o/

 

TÍTULO HONORÍFICO DE EMBAIXADOR DA PAZ pelos «serviços prestados à Humanidade, na Defesa dos Direitos as Mulheres. Argentina»

http://directoriomundial.allimo.org/Rodrigues-de-B%C3%A1rtolo-Diamantino-Louren%C3%A7o/

 

DOCTOR HONORIS CAUSA EN LITERATURA” pela Academia Latinoamericana de Literatura Moderna y la Sociedad Académica de Historiadores Latinoamericanos.

https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1/posts/1229599530539123

 

Blog Pessoal: http://diamantinobartolo.blogspot.com

Facebook: https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1

E-mail:  [email protected]

https://www.facebook.com/ermezindabartolo