Ser Humilde

Wanderson Vitor Boareto

Graduado em História, Bacharel em Direito, Pós graduado em História e Construção Social do Brasil, Decência do Ensino Superior e Educação Empreendedora.

Resumo

Na atualidade a humildade está entrando em extinção devido à competividade dos grupos e a forma de conduta do sistema do capital. No entanto, ela é usada como forma de poder e de imposição social e ideológica. Entender isso está ficando cada dia mais difícil graças ao modelo elitista que rege as cadeias de consumo e comportamentais. Nunca foi tão difícil ser humilde no sentido real da palavra. O “uso do humilde” é uma forma deturpada do verdadeiro significado desta virtude.

Palavras Chaves

Humildade, Pessoa, Capital, Market, Poder.

                                                              

Na atualidade a palavra humildade tem ganhado contextos variados entre todas as civilizações da terra. Como uma palavra mexe tanto com a vida das pessoas... Muitos querem ser humildes. A pergunta é por quê? Ser humilde está sendo utilizado como moeda de troca entre políticos, empresários, artistas e pessoas que necessitam de Market popular.

Entre os vários segmentos de nossa sociedade ser humilde é entendido como virtude de bondade. Para muitos quem se veste de qualquer maneira é ser considerado humilde, no entanto, quem se veste de qualquer maneira é uma pessoa sem gosto ou “brega”, dependendo da ideologia da moda do tempo e espaço, já que a maneira de se vestir depende de uma postura imposta pela elite monetária e não pela sociedade de base. Esta ao contrário obedece a imposição modista deste pequeno grupo que explora, porém fascina a população.

Quando se pensa nesta óptica, cai em uma contradição se a humildade é vestir de qualquer maneira de preferência com vestis sem marca ou sem assinatura de um estilista famoso, por que as pessoas que usam o “Market” da humildade continuam a estimular o gasto, por vestis cada vez mais caras, e mais sofisticadas no sentido de mercado.  É claro que a ideologia do capital é o lucro,  e desta maneira de viver e pensar a palavra humildade é simples um “engana tolos”.

No entanto, tem outras linhas de comportamento que descreve humildade como pessoas que conversam e cumprimentam qualquer indivíduo que esteja inserido na sociedade, e muitos aplaudem e comentam: “como tal pessoa é humilde”. Um caso bem recente é a postura do novo Papa Francisco que está causando comentários por estar quebrando protocolos papais quando utiliza bem e serviços comuns para qualquer indivíduo menos um papa, já que ele teria de viver na pompa da elite da sociedade. Isso é humildade? Para alguns sim, para outros, no caso do papa que é um representante de São Pedro na terra, está fazendo o que manda o evangelho de estar perto de sua igreja. E a verdadeira igreja é o povo como salienta, brilhantemente, o Teólogo  Leonardo Boff.

Sendo assim, o cumprimentar, olhar nos olhos quando se fala com alguma pessoa, dizer bom dia, boa tarde, boa noite, como passou o dia, isso não é educação e nem ser humilde, isso é obrigação. A melhor definição de humildade vem de dois mil anos atrás descrito pelo próprio Jesus Cristo, que é amar o outro como a si mesmo. O escritor, professor e filosofo Mario Sergio Cortella nos ensina em que ser humilde é crescer levando o outro com si próprio, ou seja, a maioria das pessoas não quer crescer juntos, pelo contrário desfazem do outro para se vangloriar. Isso sim é uma das maiores formas de arrogância e não de humildade.

Na verdade quando se analisa de uma forma mais real a nossa sociedade brasileira se percebe que ela esta doente de verdades, a humildade é falada, estimada, ate admirada, mas quando se pergunta você é como ele, a resposta é sempre a mesma: não, somos diferentes olha o jeito dele. Ser humilde é crescer juntos, é natural que as pessoas se pareçam. Isso é tão verdade que ate nos grupos que se identificam existe uma disputa entre os membros. Esta postura é estimulada pelo sistema e vivenciada pelos ditos humildes, que na verdade são hipócritas, como descreve o Professor Aristides Ribas de Andrade Filho em suas aulas de filosofia do Direito na FADIVA (Faculdade de Direito de Varginha – MG).

Em uma sociedade de classes a palavra humildade é contraditória, já que o ter supera o ser. Sendo assim a roupagem da humildade vem ganho novas formas para satisfazer as pessoas que necessitam de parecer humildes para ganhar cada vez mais das pessoas que acreditam que humildade este maneira erronia mais significativa de estar inserida na sociedade, a ponto que quando este comportamento é questionado ele é rebatido através da seguinte frase ele é humilde mas não é bobo.  Lembrando que na ideologia capitalista o Deus é o lucro, sendo assim que não cultua o lucro esta blasfemando contra o sistema e sendo bobo.

A ética capitalista é “monstruosa” devido aos danos que causa na sociedade, porem é o que mais fascina as pessoas, já que tendo “dinheiro” o individuo é bonito, inteligente e se comportar fazendo qualquer manifestação social ele é humilde já que as luzes dos tolos estão voltadas para ele. Por que neste modelo de ordem, ninguém gosta de pessoas, feias, pobres, tristes e velhas. Sendo assim, o poder monetário causa a ilusão de mudar a feiura, a tristeza e a velhice através das cirurgias plásticas. Neste modelo de sociedade a palavra humilde esta descartada de sua significância real. O auto conhecimento e o amor são os caminhos verdadeiros de ser humilde no sentido primórdio da palavra. Mas devido à competividade esta forma de ser estar entrando em extinção em todos nos níveis da sociedade Pós Moderna.