Ser criança nos dias de hoje no ambiente escolar 

Antes da criança adentrar no espaço escolar, é preciso levar em consideração que a infância é o período de experimentar, conhecer o mundo, enxergar-se nele e criar suas particularidades, sendo uma fase de aprendizado para a criança, pois, a Educação Infantil é uma modalidade de ensino que leva a criança descobrir todas as suas capacidades, reflexões, com o intuito de atingir o desenvolvimento integral, em seus aspectos biológicos, cognitivos e sócio culturais, possibilitando as construções. Diante disso, a criança de hoje é vista de forma peculiar, onde se observa e acompanha o seu desenvolvimento, o seu aprendizado e principalmente com o seu bem estar.

Diante disso, a inserção do lúdico é imprescindível no ambiente escolar, pois, também contempla o bem estar da criança, e a melhor forma de conduzir a criança socialização será através dos jogos e brincadeiras. A criança frente a situação lúdicas desenvolve o funcionamento do pensar e alcançam níveis de desempenho que só por meio da estimulação e do brincar são atingidos. Toda atividade lúdica tem um objetivo e ocupa um lugar de destaque de ensino e aprendizagem. De acordo com Almeida (1988, p.23), [...] o grande educador faz do jogo uma arte, um admirável instrumento para promover a educação para as crianças.

Pensando na influência que tem a aprendizagem, através dos jogos e brincadeiras, devemos levar em consideração, que essas atividades exigem do professor uma fundamentação teórica bem pautada, pois, nesse momento, a brincadeira para a criança é vista como apenas “uma brincadeira, diversão”, já para o professor será visto como um olhar profissional, que auxiliará para fazer o relatório do desenvolvimento da criança.

As brincadeiras contribuirão, para as crianças na construção e ampliação do conhecimento, por meio das experiencias vividas, imitação, faz de conta e entre outros. As crianças experimentam o mundo e suas possibilidades e aprendem a cooperar com seus pares, e utilizar regras e explorar suas possibilidades.

É importante dar oportunidade a criança de brincar livremente e de forma frequente e também oferecer brincadeiras direcionadas, pois, essa experiencia, de acordo com o RCNEI, podem ser agrupadas em modalidades básicas: o brincar de faz de conta ou de assumir papéis, o brincar com materiais e o brincar com regras (BRASIL,2005, 1998).

O brincar favorece o relacionamento social e é favorecido por ele, isto é, ao contrário do que se pode supor, o brincar da criança não é determinado por uma criação sua isolada. A criança brinca com o que dispõe na sua cultura, no meio social em que vive, tanto no que diz respeito aos materiais disponíveis como aos temas das brincadeiras, que são extraídos de suas experiencias cotidianas. A criança brinca daquilo que vive, extrai suas imaginações lúdica do seu dia a dia (ZANLUCH,2005, p.91). vale lembrar que o brincar deve ser considerado como atividade muita séria, pois, é um momento que a criança aprende muito.

Cabe ao professor proporcionar ambiente para que a criança descubra e construa seus conhecimentos e suas habilidades, tornando assim a brincadeira e os jogos, como destaque no currículo da educação infantil, sendo imprescindível a importância do faz de conta.

É fundamental, que no espaço escolar, priorize um tempo para o brincar, uma vez, que as crianças compreendem melhor o mundo dos adultos, constrói novos conhecimentos, a sua própria personalidade e inteligência.

Diante deste fato, cabe ao professor fazer o uso desse conhecimento para promoverem atividades que estimulem aquilo que é essencial à criança aprender nas suas diferentes fases. Somente com essa compreensão, é que o professor desempenhará o seu papel de mediador entre a criança e seu objeto de ação, ou seja, o conhecimento. Sugerimos também que o professor, organize sua prática para que a criança participe ativamente da construção de novos conhecimentos.

A fim de concluir, é fundamental observar que o desafio está em deixarmos as crianças livres para brincar em um espaço que provoque experiencias ricas e diversificadas. Se aprender dermos a ver no brincar todas as suas possibilidades, nosso trabalho será mais agradável para nós mesmos, educadores, e profundamente mais importante para nossas crianças, em seu presente e futuro.

Vale ressaltar, que o ambiente escolar além do acolhimento e a segurança, nos dias de hoje, faz presente, despertar nas crianças emoções e desenvolver a sensibilidade, contemplando, a curiosidade e a investigações ou seja, uma educação de qualidade para os pequenos.

 

Referências Bibliográficas:

ALMEIDA, P.N. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo:Loyola,1988

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: Acesso em: 01/05-/2023

ZANLUCHI, Fernando Barroso. O brincar e o criar: as relações: entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e educação. Londrina2-005

Gean Karla Dias Pimentel/ Graciele Castro Silva/Renata Rodrigues de Arruda