Universidade Federal de Pernambuco 

Centro de Educação 

Sequência Didática 

Por: Juliana Bandeira de Lima 

Recife, 2017 

Justificativa da escolha do tema e conteúdo:
A abordagem desse assunto é primordial, devido aos impactos que os povos indígenas têm vividos, e as causas que a própria cultura trás para as crianças dentro das escolas, casas, lugares em que vivem e que podem ter uma educação com mais cultura trazendo possíveis benefícios às crianças, diferenciando seus comportamentos e para a própria educação.
Objetivos:
Objeto Geral:
Apresentar a Cultura Indígena mostrando quais os objetivos específicos, Apresentar a Cultura Indígena, sobre os seus costumes e mitos, para que os alunos possam compreender e que aprendam sobre a herança de outros povos na sua Constituição Nacional e mostrar pra os alunos que existe uma Lei 11.645 de 10 de março de 2008, em que está passando a incorporar também a história e cultura dos povos indígenas nas constituições do ensino escolar.
Cursando 6°período de Pedagogia – Centro de Educação – UFPE [email protected] Página 3
Conteúdos
Ações didáticas:
1ª Aula – Conhecendo a história dos Índios
Objetivos Específicos:
 Apresentar aos alunos um pouco da história do passado dos índios;
 Sabendo que os índios existem a muito tempo, porém suas descobertas de fato foi por “Pedro Alvares Cabral” em mais ou menos 22 de abril de 1500 d.C. Na Idade Moderna;
 Mostrar sua própria cultura, religião e costumes;
 Sobre a caça, pesca e agricultura;
 Em que os índios vivem da natureza, dos rios, animais, ervas e plantas, pois eles respeitam muito a natureza;
 Os índios vivem em tribos, eles têm um chefe político e administrativo;
 Sobre o pajé, sobre quem cuida da religião e medicina, sobre os remédios e ervas e mostrar os rituais religiosos;
No primeiro momento: apresentar aos alunos a história do passado e atual dos povos indígenas, trazendo todos os assuntos diversos, inclusive as que os alunos já conhecem; No segundo momento: mostrar suas próprias culturas, religião e costumes, escrevendo cada uma delas em cartazes para melhor apresenta-los; No terceiro momento: sobre a caça, pesca e agricultura, explicando aos alunos dano exemplos e atividades que possa ser semelhante ao que está sendo empregado; No quarto momento: mostrar os tipos de região em que os índios vivem, trazendo dessa forma os conhecimentos geográficos, através dos mapas, com os próprios alunos
Cursando 6°período de Pedagogia – Centro de Educação – UFPE [email protected] Página 4
em rodas, para se ter os conhecimentos do mapa mundi, haverá atividades em grupos para saber manusear o mapa para observar e conhecer; No quinto momento: mostrar os conhecimentos dos alimentos em que os índios, costumam a se alimentar, como os peixes, macaxeiras, animais, frutas e legumes, e em dupla fazendo distribuição de cópias de um texto de “19 de abril-Dia do índio” de (Rosemere de Souza Pereira - Fig 9), de parlendas escrita em letras bastão; No sexto momento colocando outro texto, trazendo um momento de brincadeira que seria, um texto que havia palavras misturadas, que no texto algumas palavras que não fazem parte da história indígena, a brincadeira quem ganhará, seria a pessoa que terminasse primeiro e dessa forma também para que possam fazer os reconhecimentos, através de palavras e gêneros textuais que não faça parte da cultura indígenas, um modo de verificar o aprendizado dos alunos; No sétimo momento: seria uma revisão, entregaria por fim uma ultima atividade de um texto desenvolvido por Blog Cantinho do Saber de ( Carolina – Fig 11). Essas atividades que trazem objetivos avaliativos que possa ter uma aprendizagem dos alunos, para exercer seus pensamentos, para conhecer sobre a região em que os povos indígenas vivem os locais, ondem vivem, o ambiente, os seres vivos que vivem ao seu redor. Sobre os seres vivos e o ambiente ao seu redor e sociais.
Obs.: Para crianças com flexibilização para deficiência visual, poderia trazer objetos e características da cultura indígena, para que eles possam conhecer melhor.
Avaliação:
Seria uma sistemática que desenvolva as concepções de ensino e de aprendizagem como algo que possa construir um processo educativo e que tenha um processo interativo e que tenham desafios nas atividades que irá ser aplicada.
Observando os progressos dos alunos em relação à construção do sistema, sobre a história dos índios, mostrando suas culturas, religião e costumes, no sistema de escrita e ao desenvolvimento também como o comportamento da leitura. Os estudantes irão se divertir com os textos adquiridos como as parlendas, realizaram as tarefas sobre o assunto que estava sendo passado.
Cursando 6°período de Pedagogia – Centro de Educação – UFPE [email protected] Página 5
2ª aula: Conhecendo os hábitos e costumes Indígenas
Objetivos Específicos:
 Sobre os índios brasileiros (maior quantidade localizada na Amazonas);
 Sobre seus alimentos (peixes, carnes de animais, frutos, legumes, tubérculos);
 Costumam tomar banhos vários vezes, em rios, lagos e riachos;
 Os homens saem para caçar em grupos;
 Danças, pinturas, espíritos (rituais);
 Sobre festas e cerimônias religiosas;
 As crianças são treinadas para as atividades que deverão em vida adulta;
 Moram em habitações com elementos da natureza (troncos e galhos de árvores, palhas, folhas secas, barro);
 Sobre os objetos artesanais e elementos da natureza como (cerâmica, palha, cipó, madeira, dentes de animais, etc.), através das mulheres das tribos;
 Dividem os alimentos;
 Arma mais conhecida é o arco e a flecha, chumbo, madeira com ponta afiada, porrete de madeira, tubos de bambu para atirar;
No primeiro momento: traria uma breve história sobre aldeias indígena brasileira, como compreender linguagem verbal e não verbal do gênero tirinhas e quadrinhos (sobre índios); No segundo momento: interpretação textual uma leitura (Brincar de índio- Fig. 10) disco show da Xuxa Som Livre, No terceiro momento: mostrar sobre seus costumes e modo de se alimentar, sobre suas crenças e religiões, sobre seus objetos de arte, conhecer suas armas; No quarto momento: uma apresentação com o aparelho datashow, para reproduzir imagens mostrando figuras e fotos sobre o que foi abordado nas aulas para se ter um melhor aprendizado; No quinto momento: uma atividade sobre os conhecimentos Indígenas (desafio – Fig. 1) um modo de atividade que mostra os conhecimentos dos alunos sobre o assunto abordado; No sexto momento: uma 2° atividade que mostra outros conhecimentos indígenas ( desafios – Fig. 2); No sétimo momento: ter um papo de conversas para que
Cursando 6°período de Pedagogia – Centro de Educação – UFPE [email protected] Página 6
possamos expor os alunos e para que eles mostre seus conhecimentos, sobre as características e qual as informações que eles irão passar, um tipo de registro da aula abordada e que será bastante interessante.
Obs.: Para crianças com flexibilização para oralidade ou algumas outra deficiências, para ter uma ajuda a mais para aqueles que tenham alguma dificuldade para a realização das terefas.

[...]