SEMENTES E SEMEADURAS.

       Certa feita, ouvindo um diálogo entre um fazendeiro produtor de cacau e o seu fiel trabalhador, um recorte despertou uma poderosa reflexão sobre o papel da semente na qualidade do que se pretende produzir o colher. O diálogo trazia a seguinte estrutura: -Patrão, por que em determinados momentos da colheita do cacau, o senhor não concorda que seja usado o habitual facão para apanhar o fruto do cacau que já está no chão, colocado no cesto e, em seguida, cortado para extrair os grãos que serão secos nas famosas barcaças? - Bondoso trabalhador, quando o facão alcança o fruto perfura sua casca e precipita a fermentação das amêndoas, comprometendo a saúde da semente.

        Sem querer entrar no mérito que essa lição representava para os dois conhecedores da cultura do cacau, o registro que ficou foi: URGE QUE SEJA PRESERVADA A QUALIDADE DA SEMENTE SE PRETENDE GARANTIR BOM PLANTIO, CONSCIENTE CULTIVO VISANDO À COLHEITA DE BONS FRUTOS.  As nossas crianças são sementes de boa lavra. Precisam ser cuidadas com limites, cuidados e conexão que definirão os melhores caminhos para o futuro. É a partir das experiencias que o ser humano se fortalece para enfrentar as adversidades necessárias ao fortalecimento do caráter e da resistência. Como a semente que inicia o ciclo da cultura marcando a fase inicial que irá garantir todo o seu potencial para atingir alta produtividade. Para uma lavoura robusta, com alta capacidade produtiva, o que mais importa é que se utilizem sementes de qualidade. Pois ela traz em si, a competência de proteger o embrião, processando os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento inicial durante a germinação. No processo de formação social, intelectual, física e psicológica dos grandes vultos do amanhã, requer dos seus formadores, a competência da propiciar lições que sejam instrumentos para obtenção de uma pessoa saudável física, psicológica e socialmente forte e equilibrada.

         Se a principal função da semente é a perpetuação da espécie, o que a leva ser capaz de se dispersar para novos ambientes e dar origem a novas plantas, com novos frutos, simboliza um exemplo que precisa ser evidenciado: nossos filhos são sementes de boa qualidade; tem força e brilho próprio que os tornam diferentes de muitos que se  deixam levar pela incidência de modismos e circunstancias pouco seguras para manter padrões de valores que perpetuem a espécie, não como uma simples espécie, mas aquela da qual dependem todos as outras.

       Diante de tantos desafios que podem comprometer a boa formação das crianças, adolescentes e jovens nos dias de hoje, necessário se faz que pais, responsáveis, educadores e formadores, de um modo geral se harmonizem. Que suas ações se fortaleçam pelo conjunto e que se estabeleçam sistemas eficientes que assegurem a qualidade para todas as sementes postas nas mãos daqueles que pretendem manter a qualidade de suas crias. Não é preciso discriminar aqueles que pretendam seguir as facilidades que desviam do bom caminho. Que sejam constituídos em exemplos de valores que identificam as famílias que se constituem para valorização da vida. Vida de qualidade.

        Há uma série de fatores que interferem na qualidade das sementes. Como há fatores que interferem na qualidade das pessoas na sua fase inicial de formação. Por um lado, fatores físicos, genéticos, fisiológicos e sanitário; por outro, fatores biológicos, psicológicos, intelectuais, estéticos, econômicos e socais. Assim, no estreito vínculo entre as sementes e a criança, como base de perpetuação de propósitos, alguns cuidados devem ser tomados durante o cultivo do processo educativo. Desse modo, todos e quaisquer esforços da família e da sociedade, envolvendo definitivamente a escola, serão resultados favoráveis a novos projetos, a novas gerações no cultivo de valores saudáveis e seguros.

       Observemos esse recorte: A Semente e o Sucessor. Um empresário perto de se aposentar decidiu lançar um desafio aos seus colaboradores como forma de encontrar um candidato para sua sucessão. Chamou todos funcionários e explicou que dentro de doze meses iria se aposentar e se retirar do negócio e gostaria que seu sucessor fosse alguém da casa. Entregou algumas sementes para todos e orientou que cada um plantasse em vaso em suas casas e deveriam cuidar para que elas germinassem da melhor forma possível. E dentro de um ano dependendo dos resultados obtidos ele selecionaria o seu sucessor.

        Alguns correram para pegar as maiores. Outros as mais viçosas. Educadamente João esperou pacientemente sua vez e recebeu duas sementes pequenas. Chegou em casa explicou para sua esposa, escolheram um vaso adequado, terra fértil e diariamente regava as sementes e nada. Preocupado tratou de comprar adubo e mesmo assim nada. No trabalho João se dedicava cada vez mais, mas no café e na hora do almoço escutava os relatos de seus colegas de como suas sementes haviam se transformado em vistosas flores. Passaram-se 3 meses, 6 meses e nada das sementes brotarem! João e sua esposa foram até uns amigos que eram produtores de flores para se aconselharem e nada funcionou! Mesmo assim João não desistiu, Buscou orientação em lojas de jardinagem. Continuou a cuidar das sementes e nada! Ao chegar na empresa, no dia marcado para a avaliação a que todos seriam submetidos, João estava desesperado. Era o único com o vaso sem planta. Os colegas com vasos com flores maravilhosas, coloridas e cheias de folhagens bem verdes. Quando viram o João e seu vaso sem nada nele, deram muita risada.

       João que já era tímido ficou ainda com mais vergonha. Na hora da reunião, ficou escondido atrás de alguns colegas que tinham vasos enormes e floridos. O presidente abriu a reunião comentou a quantidade de belas flores e que ia começar a escolha de seu sucessor. Para seu desespero o chefe percebeu que João era o único que estava sem flor alguma e o chamou em primeiro lugar. Suando frio e com a certeza que seria demitido por ter negligenciado, João procurou manter a calma e explicou todos os seus esforços e quando o presidente perguntou o que tinha ocorrido se ele tinha feito tudo certo, Com muita sinceridade disse que não tinha a menor razão do seu fracasso mas que mesmo sabendo que não estava evoluindo, tinha tentado várias alternativas com base em especialistas como plantadores de flores e empresas de jardinagem. Após escutar João, disse que era para todos sentarem pois já escutara  tudo o que precisava.

       Para espanto de todos, o presidente anunciou que depois de ouvir o depoimento de João ele seria o escolhido como sucessor. Para espanto de todos que protestaram mostrando seus vasos floridos. O presidente falou com toda a calma que havia selecionado apenas sementes que não tinham condições de germinar. Portanto queria ver quem teria a coragem e honestidade de admitir o seu fracasso. E para sua surpresa, a maioria esmagadora de seus subordinados preferiram burlar o processo substituindo as sementes por outras, sem comentar a fraude na ânsia de se darem bem e alcançar o tão cobiçado cargo.  Seguindo a linha da analogia de experiencias que serão lições. É pois a partir da qualidade da semente que assume-se o compromisso de cuidar “do broto, para que a vida nos de flores e frutos”. As nossas “sementes” são fortes e saudáveis e assim precisam ser vistas, cuidadas e defendidas.

       Se há uma vontade, surgem os caminhos; esses caminhos precisam de limites que não os sufocam, pelo contrário, protegem-nos indicando o caminho para melhor alcançar o seu destino.  Se há sementes de qualidade, o plantio nos foi ensinado; se essa fase for bem sucedida não há porque temer quanto ao perfil dos homens que herdarão de seus pais, verdadeiros tesouros que atravessarão gerações em nome de uma boa formação alicerçada na honra, seriedade e compromisso social.

  • Sebastiao Maciel Costa