ESCOLA NOSSA SENHORA DOS PRAZERES
Ensino fundamental I 
5ºC


IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: “SEMENTE SEM VENENO”.

TEMA: Reis do Agronegócio.
TEMPO DE EXECUÇÃO: 19 DIAS.
CARACTERÍSTICA: PROJETO INTERDISCIPLINAR, ENVOLVENDO HISTÓRIA, GEOGRAFIA, ARTES, LÍNGUA PORTUGUESA.

Participantes:
PROFESSOR REGENTE: Líverton Roberto de França

PROFESSORES & COLABORADORES: Supervisora Escolar – Mª de Fátima Fernandes e Demais funcionários da instituição escolar.

ESTUDANTES DO 5º ANO C.

O QUE É O PROJETO? 

O projeto tem por objetivo favorecer o desenvolvimento da expressão cultural dos estudantes, através de momentos de interpretação, coreografias, músicas, contos e a valorização da estética teatral como forma de aquisição de conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos dos indivíduos. Com este conhecimento, pretendemos vivenciar e valorizar a agricultura familiar através da dramatização e da música, identificando e resgatando a cultura rural, que é um componente crucial da formação na mitologia folclórica do povo brasileiro e é vivenciada nacionalmente durante o ciclo junino. 
Através de atividades artísticas, busca-se desenvolver ações transformadoras, projetando o respeito como prática fundamental e essencial para mudar as pessoas, e conseqüentemente a sociedade. 
O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância da agricultura familiar para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, a conscientização dos estudantes diante do desrespeito ao pequeno produtor rural e ao ecossistema gerado pelo agronegócio diante dos excessos cometidos pela utilização de agrotóxicos no campo.

A QUEM SE DESTINA?

Este projeto se destina ao Ensino fundamental e pode ser utilizado no ensino Médio e EJA.

JUSTIFICATIVA:

A elaboração e desenvolvimento desse projeto de arte e cultura visam o exercício da cidadania e vivência dos valores através da apropriação da arte e da cultura, como requisitos necessários para estar e compreender um mundo de diferenças e pluralismos sociais, além de resgatar a importância da agricultura familiar que fora esquecida e/ou ignorada ao longo do tempo. Buscamos então, refletir sobre as diferenças a importância da produção rural como elemento de construção de nossa identidade, componente direto da saúde física e dignidade de uma comunidade, estado e/ou País. 
OBJETIVOS:

· Valorizar a cultura popular através de um olhar crítico;
· Entender e valorizar a origem da mitologia junina folclórica nacional com rural;
· Desmitificar o preconceito relativo ao conceito de agricultura familiar / pequeno produtor rural;
 ·Trazer à tona, provocações, por meio das rodas de conversa, e exposição de vídeos, um posicionamento crítico frente à realidade tóxica de nossa alimentação
  Incentivar a valorização do teatro e da música como expressões do conhecimento;
..Questionar os meios de produção no que concerne a agropecuária.

DESENVOLVIMENTO: 

O Projeto nasceu diante da apreciação musical do álbum Estado de Poesia lançado no ano de 2015, do cantor e compositor paraibano Chico Cesar. Deparamos-nos com a incrível faixa musical, Reis do Agronegócio, que proporcionou naquele momento a clareza e lucidez para reflexões sobre um tema que estava sendo amplamente divulgado na mídia aberta no primeiro semestre do ano de 2019, a liberação de mais agrotóxicos para a produção de alimentos e a questão do Brasil ser o país o onde mais se morre ativistas ambientais no mundo.
Sendo assim, buscamos trazer a discussão para sala de aula visando uma percepção crítica sobre a realidade atual bem como criar links diante das construções culturais que permeiam nossas características como povo. Estas reflexões estavam em conformidade com os blocos temáticos citados e foram feitas de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. 
O tema foi desenvolvido no prazo de execução: 19 dias em sala de aula por meio de atividades para a sua explanação, sistematização e para a conclusão dos trabalhos em culminância pedagógica no ciclo junino. 

RECURSOS DIDÁTICOS.

Papel Ofício - 80 folhas;
Cola Branca – 10 tubos de 40 g;
Rolo de fita adesiva;
Papel crepom – cor bege ou marrom – 4 rolos;
Tinta guache – 5 kits de cores diversas;
Pinceis - 10;
Saco de bexigas de festa -01;
Papel 40 kg ou similar - 10 folhas;
Papel guache ou similar colorido – 4 folhas cores primarias
Data show;
Vídeos;
Aparelho de som
Quadro Branco
Marcador para quadro branco;
Livro didático
Textos.

 

 

ATIVIDADES:

   Apreciação Musical/ áudio visual;
...Apresentação de vídeos sobre ecologia, desmatamento, agricultura familiar e alimentação saudável.
 · Releitura através de desenhos e textos;
   Leitura e interpretação de textos
   Roda de diálogo;
...Apreendendo a fazer roteiro;
...Assemblage – recorte e colagem de componentes materializados da dramatização
 · Ensaios de dramatização;


FECHAMENTO DO PROJETO:

· Culminância Pedagógica em fechamento do ciclo junino.


AVALIAÇÃO: 

A avaliação acontecerá de forma contínua com a intenção criar possibilidades para estimular os estudantes a desenvolverem suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com as peculiaridades de cada estudante) no decorrer do projeto.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O projeto , tem como intuito o despertar dos estudantes para aspectos dos meios de produção que são ignorados no nosso cotidiano. Pretende-se libertá-los de conceitos estabelecidos pela cegueira ocasional, gerada por conta do véu social. Portanto esperamos que ao final do projeto os estudantes possam abrir os olhos e despertar a consciência. 

Anexo rascunho de roteiro da dramatização.