SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE A TV E A INTERNET.

Poucos meios de comunicação transformaram tanto o mundo quanto a televisão e a internet. Enquanto a primeira proporcionou um novo jeito de olhar as coisas em geral, a internet modificou a forma das pessoas se comunicarem, rompendo barreiras e tornando qualquer ponto do planeta próximo em questão de segundos.

As diferenças entre a TV e a internet começam desde o inicio das histórias de ambas as partes, a Televisão brasileira nasceu na década de 50, na época das multinacionais, em meio a uma grande improvisação. Assis Chateaubriand trouxe a TV com intuito de vender o chamado “estilo americano”, carros, cigarros, bebidas e outros bens duráveis de consumo. Em um mundo industrial, as pessoas ganhavam dinheiro através da produção e é a TV quem vai mostrar o produto, o capital é sólido, ele existe.

 Já a internet por sua vez, surgiu juntamente a globalização e em um mundo extremamente financeiro com característica sazonal e controlado pelas transnacionais. As pessoas ganham dinheiro em casa, através de aplicações em comércios,realizadas pela própria internet, ou seja, as pessoas a usam como ferramenta de trabalho e, no momento em que o capital está indo para o mundo virtual, ele se torna líquido.Com isso, podemos dizer também que com o surgimento da TV o Estado era forte, pois tinha controle do capital. Hoje com a internet o Estado é fraco, pois quem tem o total controle do capital são as transnacionais.

A TV tem a linguagem rápida, mas monologa, superficial e estimulável, o seu maior meio de ganhar capital é através da publicidade, ela é a responsável por ligar os dois suportes da TV, a diversão (programas humorísticos, novelas, futebol, entre outros.) com a credibilidade (programas jornalísticos). Já a internet contém uma linguagem interativa, os textos são mais rápidos e curtos, além de estar em um programa de alta vigilância, o seu maior meio de ganhar capital é através da sua alta velocidade de comunicação, muito mais rápida que a TV, a internet tem a velocidade maior que a da luz.

E embora tenha perdido parte de sua popularidade com a chegada da internet, a televisão ainda hoje reina absoluta nos lares brasileiros, chegando a nada menos que 99% da população. Já a sua concorrente representa um pouco mais de 70% do total da população.

Ambas são meios de comunicação em massa, mídias terciariasque só podem se propagar através de um meio, no caso a eletricidade. A mensagem elétrica é móvel, veloz e espectral, sem ela internet e televisão não sobrevivem.

Há a redução crescente ou anulação do espaço graças a esse sistema de eletrificação, ou seja, emissor e receptor podem compartilhar o mesmo tempo, mas não o mesmo espaço (ao vivo, em tempo real). E a produção/recepção e transmissão/decodificação exigem técnica e tecnologia tanto da parte do emissor, quanto da parte do receptor.

Eu diria também que ambas manipulam seu consumidor, a TV por meio de suas publicidades em modo imperativo, seus jornais com um certo acobertamento e alienamento político, desenhos que não ensinam nada de útil para as nossas crianças e tantas outras coisas, no lado virtual, podemos destacar os mesmos itens com uma pequena diferença: temos mais liberdade para rejeitar essa manipulação.

Duas plataformas que vendem produtos e ideais de maneira explicita, com programas e artimanhas para atrair públicos específicos para o tipo de programa desejado. Elas se modificam junto ao consumidor e se encaixam naquilo que ele necessita no momento.

Grandes mudanças já aconteceram com a televisão e a internet, mudanças maiores estão por vim.