SEMANA DA PÁTRIA!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Dois mil e vinte e dois, bicentenário de nossa independência, um grande motivo para celebrar com brilhantismo a conquista de nossa primeira liberdade como nação, não mais ligada com Portugal. Infelizmente ainda convivemos com os controversos, que desejam ‘sepultar’ a História de nossos heróis e dos grandes vultos. Em meio às paranoias de ‘órgãos públicos’ que desejam proibir manifestações patrióticas, cá estaremos, com coragem para celebrar o feito glorioso de D. Pedro I, de sete de setembro de 1822, quando bradou: ‘Independência ou Morte’!

Essa semana leva-me a recordar o Colégio Mater Dolorum e a Rua Carmelo Zocolli, em Capinzal SC, aonde aprendi a valorizar o civismo e a respeitar a Pátria. Infelizmente, no contexto de 2022, onde tudo deveria ser colorido com o ‘verde e amarelo’, o contexto político ofusca essa solenidade. Fico muito triste com essa situação. Minha Pátria e os conceitos que tenho dela, estão muito acima de convicções político-partidária.

 Sou professor de História, desde os anos oitenta, quando a convite de minha amiga Noêmia Pizzamiglio, diretora do Mater Dolorum, recebi o convite para lecionar História, OSPB e Educação Moral e Cívica para os alunos do Magistério. Tempo bom aquele! Onde em sala discutíamos os valores pátrios e os conceitos de liberdade, cidadania e tantos outros.

  Não tenho dúvida, precisamos estudar com maior profundidade a respeito da Independência do Brasil e o seu contexto histórico. Atualmente temos uma produção midiática ótima, ela ajuda a entender melhor a própria História, chama-se ‘Brasil Paralelo’, ajuda abrir a mente e ir além do contexto politico partidário, ideológico e, principalmente sair do mero individualismo.

  Nestas duas últimas décadas, tivemos uma ‘putrefação de nossa História’: nada presta e o maior trunfo é ser ‘do contra’. Obviamente há uma grande ideologização por trás destas atitudes. Quando vejo pichações, destruição e ‘deboche’ de símbolos nacionais, como da artista pisando na Bandeira do Brasil, sinto a ‘barbárie’ tentando atingir os ‘apaixonados e entusiasmados por sua pátria’!

            O momento evoca o sentido pleno do patriotismo, sobretudo ao segmento das escolas: professores, alunos, diretores e outros responsáveis pela educação para não deixar passar em branco a Semana da Pátria; façam atos cívicos encantadores e emocionantes. Levem a nossa juventude a valorizar a liberdade, afinal, somos um país independente!

            Ninguém vive de ufanismo, saudosismo ou conservadorismo, apenas devemos expressar nosso amor e encanto por nossa Pátria (local onde nascemos) e pela liberdade que ainda temos!

Posso dizer com todas as letras: ainda vivo em um país onde a liberdade existe. Tudo é passageiro, mas, a Pátria é eterna. Entre acertos e erros desta existência, o amor que sinto por minha pátria, leva-me a acordar todos os dias, sabendo que posso dar o meu melhor para alavancar essa minha nação! Quiçá estejamos conscientes que a crença nos bons princípios, como honestidade e liberdade seja baluarte valorizado e vivenciado, em todas as esferas, para que a nossa Pátria sempre seja enaltecida!

           Orgulho em ser brasileiro poderá ser expresso enquanto a nossa pátria estiver livre, enquanto a justiça for plena para todos, não apenas para alguns!

Reflita! Até o próximo.