SEMANA DA PÁTRIA: SALVE, SALVE MEU BRASIL!

Professor Me. Ciro Jose Toaldo

 

            Em meio aos ditames de uma pandemia, iniciamos mais uma Semana da Pátria, para celebramos o feito glorioso de D. Pedro I, em 07/09/1822, portanto, 198 anos de inúmeras Histórias que deveriam ser resgatadas e contadas por todos os brasileiros!  Infelizmente a nossa débil esquerda, enquanto esteve no poder, conseguiu fazer com que muitos jovens que frequentaram as escolas, hoje adultos, fossem induzidos a não terem ‘paixão, amor e entusiasmo por sua pátria’!

            Mas, não focarei estes aspectos tristes e deploráveis em relação a nossa educação, ligada com os parâmetros de nossa História, afinal de contas, começamos a vivenciar uma nova etapa, um novo ciclo em nosso país onde com certeza, haverá o resgate ao autêntico civismo.

            Neste ano de 2020, passaremos em frente às escolas, nesta Semana da Pátria e não veremos os lindos e emocionantes atos cívicos, pois as atividades escolares, na forma presencial, estão suspensas desde o mês de março! Infelizmente uma pena, mas a Pátria precisa estar guarda em nosso coração!

            Tenho enorme saudade da época da Semana da Pátria quando era adolescente e jovem em Capinzal (SC); vivenciávamos com muito respeito e emoção as solenidades encaminhadas pelas religiosas que administravam o Colégio Mater Dolorum. Lembro-me que em alguns anos, havia um mastro onde se hasteava a Bandeira Nacional de onde conseguíamos ver parte de Capinzal e de Outro (SC). E, quando adolescente, na casa de meus pais, na Rua Carmelo Zocoli, também fazia o hasteamento da Bandeira, junto com meus amigos que moravam naquela rua. Tempos áureos aqueles! Queira o bom Deus eles voltem e possam encantar os nossos jovens, tendo amor, respeito e principalmente o encanto por nosso abençoado Brasil!

Acredito no patriotismo que deve ser aflorado em todo o peito de cada cidadão, afinal ainda estamos vivendo em uma nação livre, independente, apesar de termos inúmeros problemas e desafios para serem solucionados.

Talvez quando todos conseguirem entender que a Pátria não é ninguém, mas somos todos em um só coração e, quando o sentimento de patriotismo for resgatado, passaremos a ter outra visão de Pátria aonde todos irão defendê-la!

Observe um ato concreto que acontecerá neste ano! Haverá as eleições para o cargo de prefeito e de vereador, e são nos municípios que temos a base de nossa Pátria, portanto que a escolha destes representantes seja feita com critérios, análise e muita ponderação!

Que nunca nos falte sabedoria e consciência para entender: não basta apenas meu grupo estar bem, afinal, precisamos cuidar de nossa Pátria, tendo coragem de exigir que se cumpra o lema de nossa Bandeira: Ordem e Progresso! Mesmo que seja um slogan positivista (não é momento de aprofundar-se nesta questão), devemos fazer valer a ‘Ordem’ que sempre deve ser mantida, sem violência, pois a máxima é válida: “quem ama cuida e jamais deseja ver sua Pátria destruída!”.

E, essa ‘Ordem’ deve ser para todos, com respeito e honestidade, sem privilegiar ninguém, assim todos devem usufruir o ‘Progresso’ que gere prosperidade aos cidadãos!

São 198 anos de independência de uma Pátria com muitas glórias, mas também de sofrimento! Tenho a impressão de estarmos dando a volta por cima, onde o Brasil começa a ser honrado, pois quando vemos os corruptos sendo presos, bons princípios sendo valorizados e vendo o povo acordar não vendendo seu voto e acreditando na possibilidade da vivencia da honestidade em todas as esferas, estamos começando a enaltecer a nossa Pátria!

            Salve, salve meu querido e amado Brasil!

            Pense nisto, tenha orgulho em ser brasileiro!