SEM CRUZ NÃO HÁ SALVAÇÃO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Estamos na Semana Santa, novamente vivenciada em tempos de pandemia e, onde a Igreja se adequa as normas propostas pelas autoridades. Dentro deste viés temos a possibilidade de adentrar neste ‘tempo santo’, com seu profundo significado para os cristãos, seguidores de Jesus Cristo. Desde meus tempos de criança, fui levado a ter grande respeito para vivenciar os momentos desta maior semana do cristianismo: a Semana Santa, onde celebramos os mistérios da paixão, morte e ressureição de Nosso Salvador.

É a semana mais importante do ano litúrgico. Tempo forte para entender que o cristão tem a cruz como seu grande meio de salvação e redenção, pois por meio ocorre a libertação. Semana para ter um profundo encontro com o Cristo Ressuscitado. Não se trata de representação teatral, mas vivência de fé e com muita oração.

Talvez não tenhamos compreendido a dimensão e significado desta Semana. Infelizmente para muitos cristãos, ‘Jesus’ é mero ídolo ou Deus distante, pois não foi compreendido o valor deste tempo santo!

Desde o Domingo de Ramos, com a entrada solene de Jesus em Jerusalém, passando pela Quinta-feira Santa, com a celebração da Ceia do Senhor, onde ocorre o lava-pés, instituição da Eucaristia e Sacerdócio para se entender o valor da humilde e o carisma cristão: servir sempre com amor!

 A Sexta-feira Santa contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens. No silêncio, na oração e escuta da Palavra Divina, procura-se entender o significado profundo da morte do Senhor. Deste acontecimento surgiu a Via-Sacra, desta forma não será esquecido o caminho dolorido de Jesus com sua cruz; só entende a vida quem compreende o Mistério da dor e do sofrimento, pois, sem cruz não há salvação.                                                                                                                                                                       

Mas, a Semana Santa não se encerra com a sexta-feira. No Sábado Santo, celebra-se a vitória de Jesus na solene Vigília Pascal, revivendo a ressurreição de Cristo e sua vitória sobre o pecado e a morte. É uma celebração de alegria e esperança, pois para o cristão nada termina na cruz. No meio de nós está presente Jesus, o Ressuscitado, o Deus vivo que é vencedor da morte. No Domingo de Páscoa celebramos a ressurreição de Jesus e a vida nova que Ele nos dá. A morte não tem mais poder sobre a vida, pois a cruz nos trouxe a salvação!

Em meio a este tempo de sofrimento, portanto carregado de cruz e dor, vindos com esta pandemia do covid-19 e suas variações, como cristão tenho uma certeza: nem tudo acaba neste mundo e, principalmente com a cruz e a morte! A cruz, para os que viveram no tempo Jesus, era a maior humilhação e castigo para o ser humano, contudo, nosso Salvador levou a humanidade entender que a cruz se tornou símbolo de salvação e redenção!

 Tenham todos uma Semana Santa replete de fé e esperança, sabendo que a Páscoa de Cristo leva-nos entender que tudo vai passar, principalmente esses dias sombrios que vivemos.

Feliz Páscoa!