Resumo

Sabe-se a grande importância que tem os laboratórios físico-químicos nas indústrias atualmente. Isso se dá pelas constantes pesquisas/experimentos que esses laboratórios realizam diariamente para o desenvolvimento de novos materiais ou até mesmo o aperfeiçoamento de materiais já existentes. Para tal, é necessária muitas vezes a manipulação de agentes químicos, físicos e biológicos, que são considerados riscos ambientais e que podem acabar acarretando em acidentes de trabalho, prejudicando a saúde e/ou integridade física do trabalhador. Os acidentes em laboratórios ocorrem com uma certa frequência devido a ignorarem procedimentos padrões de segurança. A partir da necessidade em minimizar esse número de ocorrências, este trabalho busca apresentar informações e medidas importantes a serem seguidas sobre a ótica da segurança do trabalho, além da aplicação de algumas (NRs) Normas Regulamentadoras como a nº 06 e 26. Com isso, garantindo a segurança nesse tipo de ambiente e evitando assim complicações graves aos trabalhadores e, até mesmo, ao ambiente físico.

Introdução

Os laboratórios físico-químicos estão presentes nos mais diversos tipos de indústrias (química, petroquímica, farmacêutica, alimentícia, têxtil...) sua importância é fundamental para o desenvolvimento de experimentos e pesquisas científicas, para o qual foram projetados e baseiam-se no exercício de suas atividades sob condições ambientais normatizadas e controladas de modo a garantir que não sofram influências externas que alterem o resultado do experimento ou medição, garantindo assim que sejam obtidos os mesmos resultados em outros laboratórios, ou seja, que o experimento/pesquisa seja repetível em outros laboratórios.
A utilização desses laboratórios para a realização de pesquisas/experimentos requer muitas vezes análises químicas, físicas e biológicas, que são considerados agentes ambientais e por sua vez podem causar acidentes que venham prejudicar a saúde e a integridade física do trabalhador. Esses acidentes ocorrem com certa frequência, uma vez que os humanos ignoraram às vezes procedimentos indispensáveis para a sua própria segurança e do local que está inserido, o que representa uma das causas de acidentes que seria o ato inseguro, em uma menor proporção ocorrem os acidentes devido a condição insegura do ambiente de trabalho.
A partir da necessidade em minimizar o número de ocorrências de incidentes e acidentes em laboratórios físico-químicos, obedecendo a legislação nacional em vigor, e observando as boas práticas em higiene e segurança no trabalho, este trabalho busca apresentar informações e medidas importantes a serem seguidas sobre a ótica da segurança do trabalho para garantir a segurança nesse tipo de ambiente, evitando complicações graves de saúde e integridade física dos colaboradores e funcionários que trabalham integralmente ou que de maneira temporária frequentam esses ambientes.
No entanto, mesmo com todas as medidas de segurança sendo tomadas pela equipe de profissionais que frequentam o local, incidentes ainda podem acontecer, e nesses casos os trabalhos devem ser interrompidos imediatamente para que sejam investigadas as causas e determinadas as devidas correções à fim de evitar novos incidentes. É importante lembrar que devida à natureza desse trabalho muitas vezes os profissionais são expostos a determinados agentes e que possíveis doenças só venham se manifestar com o passar do tempo. [...]