Emanuel Isaque Cordeiro da Silva

Mateus Antônio Lima

Matheus Torres da Silva

Riquelme Alexandre da Costa

Wellington Bezerra Cavalcanti

Técnicos em Agropecuária pelo Instituto Federal de Pernambuco, campus Belo Jardim.

 

  • Resumo

 O trabalho apresenta os riscos e as medidas de segurança das profissões escolhidas e dos profissionais que são aptos à essas intempéries de riscos no dia a dia do trabalho, além de trazer a descrição sumária, isto é, uma breve introdução acerca do que se encarrega cada profissional da profissão e a CBO que nada mais e do que a Classificação Brasileira de Ocupação. As profissões escolhidas foram: profissional do sexo, professor, agrônomo, médico veterinário e coveiro. 

  • Profissional do Sexo

 CBO: 5198-05 

Descrição Sumária:

“Buscam programas sexuais; atendem e acompanham clientes; participam em ações educativas no campo da sexualidade. As atividades são exercidas seguindo normas eprocedimentos que minimizam a vulnerabilidades da profissão.”

Medidas de Segurança

Para as medidas de segurança, ante os riscos apresentados, podemos concluir que para os riscos químicos, essas profissionais poderão dar preferência ao ar livre, lugares ventilados, e se na presença de produtos químicos, estarem bem qualificados para uso e/ou manuseio, e assim substantivamente. Outras medidas podem ser a adoção de ventiladores ou ar-condicionado para evitar o frio, exaustores para evitar o calor. Para os biológicos podem tomar medidas como vacinação, uso de preservativos, controle de pragas e insetos e etc. Para a medida de segurança ergonômica podemos citar a variação mas posições para que não fiquem ritmizadas e que as jornadas sejam mais humanas, caso estas trabalhem em bordéis e cabarés e não por conta propria.
Nos mecânicos o melhoramento e constante manejo dos materiais como lâmpadas e extintores podem assegurar uma melhor prevenção contra incêndios e etc.

  • Professor 

CBO: 2321

Descrição Sumária

Para as medidas de segurança, ante os riscos apresentados, podemos concluir que para os riscos químicos, essas profissionais poderão dar preferência ao ar livre, lugares ventilados, e se na presença de produtos químicos, estarem bem qualificados para uso e/ou manuseio, e assim substantivamente. Outras medidas podem ser a adoção de ventiladores ou ar-condicionado para evitar o frio, exaustores para evitar o calor. Para os biológicos podem tomar medidas como vacinação, uso de preservativos, controle de pragas e insetos e etc. Nos mecânicos o melhoramento e constante manejo dos materiais como lâmpadas e extintores podem assegurar uma melhor prevenção contra incêndios e etc.

  • Agrônomo

CBO: 2221-10

Descrição Sumária

Planejam, coordenam e executam atividades agrossilvipecuárias e do uso de recursos naturais renováveis e ambientais. fiscalizam essas atividades, promovem a extensão rural,orientando produtores nos vários aspectos das atividades agrossilvipecuárias e elaboram documentação técnica e científica. podem prestar assistência e consultoria técnicas.

Medidas de Segurança

Para medidas de segurança, ante riscos apresentados podemos concluir que para os ricos químicos deve-se evitar mais o uso de agrotóxicos ou defensivos agrícolas, e se utilizá-los estar bem protegidos com o EPI. Nos físicos, o profissional deve optar por lugares mais sombrios, e bastante ventilados. O método para a segurança ante os biológicos, centram-se na vacinação, bem como, na proteção individual, isto é, usar o EPI. Devem também evitar esforços no trabalho cotidiano para que não ocasione doenças ou lesões graves, deve ter uma boa postura e que não seja inviável ao corpo. Devem também, estar cientes com seus equipamentos e ferramentas, sempre observando seu estado por completo.

  • Médico Veterinário

CBO: 2233-05

Descrição Sumária

Praticam clínica médica veterinária em todas as suas especialidades; contribuem para o bem-estar animal; podem promover saúde pública e defesa do consumidor; exercem defesa sanitária animal; desenvolvem atividades de pesquisa e extensão; atuam nas produções industrial e tecnológica e no controle de qualidade de produtos. Fomentam produção animal; atuam nas áreas comercial agropecuária, de biotecnologia e de preservação ambiental; elaboram laudos, pareceres e atestados; assessoram a elaboração de legislação pertinente.

Medidas de Segurança

Faça download do arquivo completo abaixo

  • Coveiro 

​​​​​​​CBO: 5166-10

Descrição Sumária

“Auxiliam nos serviços funerários, constroem, preparam, limpam, abrem e fecham sepulturas".

Faça download do arquivo completo e original, abaixo. E tenha acesso ao slide da aula completo.