INTRODUÇÃO

Com o decorrer da história brasileira, diversas foram as ocorrências abarcando os incêndios residenciais, enfatizando-se os ocorridos em edificações caracterizadas como prédios, implicando em consequências notáveis, tais quais perda de vidas humanas e enormes prejuízos financeiros. Neste contexto, o Brasil é personagem frequente de incêndios de grandes proporções, estabelecendo a perda de vidas humanas; todavia, não vislumbra-se, ainda, uma política efetiva de combate aos incêndios.

É necessário promover a dedicação dos profissionais da engenharia e da arquitetura, já que são estes os responsáveis pelos projetos dos edifícios residenciais e comerciais, devendo implementar-se, nas obras, técnicas e materiais capazes de atenuar os riscos de ocorrências de incêndios, passando-se a adotar métodos que promovam a segurança contra o fogo.

Na atualidade, há a intensificação da construção de empreendimentos de grande porte nos centros urbanos, demonstrando que é necessário preocupar-se com a segurança contra incêndios, dando atenção especial aos prédios residenciais, caracterizados pela elevada concentração populacional.

O desenvolvimento das medidas preventivas de incêndios evolui hodiernamente, em paralelo aos meios nos quais empregam-se a utilização de energia, de forma que a utilização de energia demanda, de forma diretamente proporcional, a intensificação de investimentos em programas voltados para prevenir-se os incêndios. Nos períodos pretéritos, nos quais utilizava-se a energia proveniente do foto apenas para promover-se o aquecimento das instalações do ser humano pré-histórico, realizava-se a correção dos incêndios através dos rios e lagos próximos; entretanto, com a expansão populacional e a evolução tecnológica, tem-se que a utilização da energia é intrínseca ao cotidiano humano, sendo necessário estabelecer meios seguros de combater os incêndios.

O incêndio consiste em uma reação de natureza química, denominada combustão, que é uma oxidação rápida entre combustível e comburente. O primeiro pode ser de natureza sólida, gasosa ou líquida, destacando-se o oxigênio do ar, ocasionando uma fonte calorífica, dinamizadora de calor e luz (BRENTANO, 2007).

O objetivo geral desta pesquisa é demonstrar um estudo de caso concernente às saídas de emergência constantes em uma universidade, com observância para a NBR 9077/2001, localizada no município de Natal, Estado do RN. Os objetivos específicos foram apresentar os métodos que a instituição adotou a respeito da prevenção de incêndios e discorrer a respeito da relevância do correto dimensionamento das saídas de emergência.