Um dos obstáculos mais importantes para o sucesso das equipes envolve a diferença ideológica entre as equipes, o que revela esta pesquisa, na qual se anota a necessidade de diferentes equipas e  ideologias que concorrem, podendo levar ao fracasso ou ao sucesso de muitos projetos em termos econômicos, sociais ou políticos.

No início, é importante definir o termo "Ideológico", segundo ( Tracy), referindo ao período ou Era do Iluminismo francês, adaptado no seu livro "elementos da ideologia" Tracy entende a ideologia como ciências de ideias, ou ainda ciências de validade ou de erro das idéias que levam as pessoas, das quais se constroem as teorias e os hipóteses adaptados segundo os processos mentais diante dos componentes da sociedade.

Por isso que a diferença idiológica se define segundo as tendências das equipes e das diferentes idéias e  objetivos por trás de qualquer trabalho realizado, mais essas equipes não alcançam o sucesso, sem envolver a ideologia de gestão administrativa e segundo as dez condições delineadas abaixo. E pelas quais se pretedem a gestão ideológica das equipas de pessoas que buscam o sucesso, com base nestas condições baseadas sobre os segredos e o sucesso de diferentes  equipas e ideologias da gestão, em relação a um projeto comum.

Segredos do sucesso:

1. A Letra (R) simboliza a (reunião):

O primeiro segredo é a necessidade de uma reunião entre si, porque qualquer plano longe da reunião não leva a exceder o percentual de mais de 45%, segundo a teoria do cientista Albert Mehrbaan, e em termos de comunicação, quiem se une pelo interesse diante de outras diferentes equipas e ideologias, deve procurar condições de reunião comum, porque qualquer discussão fora da reunião é ineficaz.

2. A letra (C) simboliza a (confidencialidade):

O segundo segredo, considerado um dos dez segredos do sucesso, é manter a confidencialidade de  reuniões e que não vaza os pontos de entendimento, qualquer declaração sobre as reuniões pode perturbar a cooperação comum, uma vez a natureza da dissidência ideológica constitui a única condição capaz de levar ao insucesso da cooperação comum.

3. A letra (V) simboliza (visão):

O terceiro segredo dos segredos do sucesso é  a preparação de uma visão comum de diferentes equipes de trabalho, separado ideologicamente, uma vez que todos se esforçam e se preparam para incorporar a formulação de uma visão franca e objetiva, na qual todos colocam um limite aceitável para suas aspirações futuras.

4.  A letra (A) simboliza (acrescentar):

O quarto segredo dos segredos do sucesso reside na determinação de todas as equipes sair com algo acrescido e influente do trabalho comum. Não se deve sentar na mesa de reunião como forma  presencial honorária, mas sim em benéfico  dos acordados ideologicamente, que se tornam a condição diferente.

5. A letra (E) simboliza o " eco":

O quinto segredo dos segredos do sucesso é identificar o reflexo do eco, um processo para medir o impacto de forma positiva e negativa do trabalho comum, entre as diferentes ideologias  e do público-alvo, cujo objetivo a ressonância do eco que identifica os passos acordados na reunião, retificado de modo parcial ou global,  no sentido de possibilitar para as equipes trabalhar com maior taxa de sucesso possível.

6. A letra (P) Simboliza a (produção):

O sexto segredo dos segredos do sucesso se refere á reunião que produz algo concreto, porque a decisão não se torna uma decisão,  sem ser aplicada,  esta produção então se faz em horas definidas por todos, de modo que haja confiança no trabalho comum.

7. A letra (B) Simboliza (brilho):

Sétimo segredo dos segredos do sucesso se define no interesse de cada das diferentes equipas e ideológicas, perante o interesse e o cuidado do papel que irá desempenhar no projecto, e no tamanho do papel, uma vez que o interesse não vem do tamanho do papel a desempenhar da equipe, mas sim vem da habilidade, recordando o contexto do reino Salomão onde estava o leão, o tigre e a magia, uma vez o curso de todo o reino foi mobilizado pelo pássaro poupa, que desempenhou um pequeno papel,  proporcionando-o o brilho e a alta posição.

8. A letra (N) simboliza (nós):

Esta oitava letra dos segredos do sucesso, refere-se a todas as diferentes equipes e ideologias que levam a pensar, a discutir e  a trabalhar em forma de (nós), refletindo sobre todos os participantes, eliminando assim qualquer comportamento de monopolização  e unilateralismo, contra qualquer sucesso de trabalho em comum.

9. Letra (I) simboliza a (imagem da diferença mental):

O segredo da letra nona dos segredos do sucesso, é de cuidar do estilo das diferentes equipas e idiologias, tendo em vista descobrir a imagem da mente das massas, trabalhando para melhorar a imagem mental junto ao público sem obstáculo  para o sucesso das massas nem para as equipes do projeto.

10. Letra (R) simboliza (suor):

O décimo letra segredo dos segredos do sucesso de diferentes equipes e ideologias é chegar a um acordo sobre o momento em que a incorporação atinge o estágio do suor final, ou nos seus últimos momentos.

É óbvio que estes diferenças equipas e ideológicas concordaram entre si para cooperar em função de um projeto, de um período específico de tempo, no qual todos eles se beneficiam do projeto sem causar uma dissidência ideológica.  Cada equipe neste sentido tem sua independência e discordância ideológica de acordo com a ordem de prioridades, assim destruir qualquer projeto comum de diferentes equipes e ideológicas constitui um termo acordado sobre os inícios e não sobre os fins.

É importante que as diferentes equipas e  ideológicas concordem com os fins entre elas e não as deixem adulteradas: nem que seja do primeiro sucesso  pelo último, ou do primeiro passo pelo projeto, mais  sim o importante é que seja pelo último passo. Determinando o tempo do suor final da cooperação, capaz de eliminar qualquer tentativa de desacreditar ou de questionar qualquer equipe ou ideologia.

Enfim, conseguir levar um projeto conforme as dez decisões citadas constitui um ponto e intercessão dos grupos, a nível do conhecimento, do consenso a margem da concretização do projeto e dos interesses sociais .

Lahcen EL MOUTAQI

Professor – Rabat- Marrocos​​​​