Scrum - Manisfesto Ágil
Por Felipe Hatanaka | 29/10/2012 | TecnologiaAlguns anos atrás, em uma reunião nos Estados Unidos, um grupo de profissionais na área de desenvolvimento de software observaram, através de seus projetos realizados, alguns poucos pontos em comum que determinavam o sucesso do projeto. Com base nesses princípios descobriram boas práticas para o desenvolvimento de seus projetos e acabaram criando o Manifesto Ágil. (Improve It, 2006)
Devido aos problemas enfrentados, dificuldades como definir o escopo do projeto e montar cronogramas, a aplicação desses princípios pode ser essencial para o sucesso de seus projetos. A má definição do escopo pode ocorrer em qualquer tipo de projeto, pois no momento da definição o cliente e os usuários do sistema não conseguem definir com detalhes as funcionalidades do sistema, em consequência o produto não atende todas as necessidades dos clientes.
Empresas de pequeno e médio porte acreditam que as práticas tradicionais de engenharia de software e gerenciamento de projetos são perda de tempo e que não é necessária tanta documentação, e veem na metodologia ágil uma saída eficiente de criar um produto de qualidade e de forma rápida com uma documentação mínima necessária que satisfaça o cliente.
A metodologia ágil (MA) vem ganhando, nos últimos anos, cada vez mais espaço no mercado como um todo, pois surgiram de processos industriais e comercias, como o Scrum que é proveniente de um sistema de produção de uma fábrica japonesa. E foi adaptado para a área de desenvolvimento de software pelo especialista Ken Schwaber que ajudou a implantá-lo em desenvolvimento de software em todo o mundo.
Baseada na prática para modelagem efetiva de sistemas baseados em software, os métodos ágeis são uma filosofia onde muitas metodologias se assemelham e se encaixam, sendo um suplemento aos métodos já existentes.
Para maiores informações e/ou para discutir sobre o assunto acesse: www.felipehatanaka.com.br ou www.hatanaka.com.br