Thiago de Faria Paiva

Discente do Curso de Educação Física Bacharelado do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO

“          Mens Sana in Corpore Sano”. Aproximadamente todos já ouviram essa expressão de origem romana que significa “Uma mente sã, em um corpo sadio” e rapidamente identifica como um encorajamento à necessidade de se cultivar, simultaneamente o intelecto e o físico. Trata-se, na verdade, de um verso do ilustre poeta romano Juvenal, que integra a boa saúde física e mental como uma das bênçãos que se deve clamar aos deuses, preferivelmente a uma vida extensa, mas sem virtude.

           Primeiramente durante o tempo que era apenas uma Cidade-Estado que se estendia pela Itália e pelo Mediterrâneo Ocidental, no período republicano, a realização de esporte em Roma era considerada apenas como modo de treinamento militar para os jovens cidadãos. Existia um espaço na cidade, o Campo de Marte, no qual eram feitas as manobras das legiões em que os jovens podiam se exercitar no arco, na equitação e na esgrima, entre outras atividades. No entanto, naquele tempo, o esporte por esporte não integrava na formação da criança e do jovem romano, ao oposto do que ocorria nas cidades-estado gregas.

            Seu trajeto vem ao longo do tempo transitando por inúmeros estágios, desde a Pré-História com a prática da atividade física. Encontra-se na Antiguidade, tendo como essenciais referências Grécia e Roma.

          Na Idade Média torna-se uma idade tenebrosa da Educação Física. Inicia-se a fundamentação da Idade Moderna e acentua-se na Idade Contemporânea.

            A transformação das eras que a humanidade passou, fez com que os exercícios físicos tomassem rumos diferentes, diversificados e influenciados pela cultura sócio filosófica de cada era e, logo repercutindo em pensamentos modernos sobre a Educação Física.

             Ao decorrer do tempo, essas alterações tornam-se cada vez mais presentes e com a criação da máquina, acompanhado de seu aprimoramento o homem começa se tornar cada vez mais prisioneiro do trabalho e como seguimento nasce à necessidade de lazer, por intermédio de atividades físicas de personalidade natural, médico, musical, psicomotriz e desportivo e essencialmente na visão pedagógica.

            Surge no Brasil a Educação Física no período da colonização e é influenciado por inúmeras fases, desde a Idade Moderna até os dias atuais, que frisaram seu caminho na história, especialmente na época da ditadura que permaneceu por muitos anos.

            Um pequeno número de processos foram importantes para a mudança das concepções tradicionais, em nosso país, tornando-se hoje, numa nova veracidade da disciplina. Com o desenvolvimento continuo do ser humano, surge a Educação Física dos dias de hoje.

         A história da Educação Física no Brasil está atada desde a colonização do nosso território. Os seus principais habitantes, os índios foram os essenciais percursores das atividades físicas.

            Essa Atividade física era de caráter natural, semelhante das civilizações primitivas e tinham como o principal fator a sobrevivência.

            Institivamente, os índios conheciam as qualidades de um corpo forte e sadio continuariam a luta pela sobrevivência e da espécie.

            As atividades físicas indígenas estavam coerentes à caça e pesca, canoagem, natação, arco e flecha e a corrida.

           Essas populações do Brasil que levam uma vida natural eram ótimos corredores, caçadores e valentes guerreiros e foram sublimados em inúmeras poesias e prosas, por vários autores brasileiros.

            Os índios brasileiros praticavam também a dança, um ritual religioso que ocorria nas cerimônias comemorativas e ofereciam como recreação, após um dia fatigado.

            A população arruinada de Portugal veio para o território brasileiro, para o processo de colonização, recebendo um pedaço de terra e transformando-se em fazendeiro, as chamadas Capitanias Hereditárias.

            Com a vinda da Companhia de Jesus em 1.549, os padres Jesuítas eram opostos à escravidão indígena e assim iniciou a fase da catequização.

            Os padres eram encarregados da educação dos filhos da nobreza e dos curumins, que aprendiam a ler e eram educados para a religião cristã.

            As crianças indígenas estudavam somente pela manhã. No período da tarde era destinado para as atividades de sobrevivência como a pesca e a caça. A educação dos filhos dos nobres era fundamentada no Latim, filosofia, teologia e a retórica (arte de discursas em público), organização feita para frequentarem a Universidade de Coimbra, no tempo em que os curumins estudavam de 1ª a 4ª série.

            As aulas eram separadas pela manhã e tarde. Nesse período, os alunos participavam de brincadeiras e jogos com o acompanhamento dos professores jesuítas e assim nasce às primeiras aulas de Educação Física na história, desde o descobrimento do Brasil.

         O Estado, representado pelo Rei introduziu normas para a educação. O ensino primário se atentava com a ortografia, língua e em especial com normas de civilidade. Foram elaboradas aulas de comércio para construir comerciantes aptos e, portanto, colaborarem com o desenvolvimento do país (contabilidade, caligrafia e língua).

             Com a expansão da população operária no território foi agregado à necessidade de um tempo livre, após o trabalho, para a diversão que estava relativa com as atividades lúdicas para o entretenimento e recreação, composto por jogos e brincadeiras.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MONTEIRO, Salete. 11 fevereiro 2014. História da Educação Física e da Educação Física no Brasil. Disponível em:< http://www.webartigos.com/artigos/historia-da-educacao-fisica-e-da-educacao-fisica-no-brasil/118547/> Acesso em 09 Março 2017.