Saudade... alguns descrevem este sentimento tão profundo e tão forte como fosse ou é possível senti-lo fisicamente, algumas pessoas até afirmam que este sentimento os afeta tanto que até doi.

Saudade... nos faz chorar, nos faz sorrir e nos desperta tantas e diferentes reações. Eu diria que é como um lembrete ou uma pequena chama em nossa memória, trazendo aquela intensa vontade de reviver certos momentos e situações, o qual tambem podem vir a ser acompanhada com um pouco de nostalgia. Nostalgia, que nada mais é que a saudade com uma profunda tristeza de um passado distante ou remoto ou até mesmo de alguém ou objeto, em minha opinião.

Sentimentos os quais juntos ou separados que nos afetam a todos, em algum momento em nossas vidas. Afinal, quem nunca sentiu saudades, nostalgia ou até mesmo melancolia?

Creio que por viver fora do meu país de origem, algumas vezes me pego nostálgica, lembrando-me de certas coisas, pessoas e de lugares da minha terra, terra onde nasci. Mas é a saudade de quem já se foi. Ah essa  saudades, essa dói, dói muito. E sim, essa é forte e não há como conter, ela se transforma se materializa fisicamente quando transborda pelos nossos olhos de dentro para fora, lavando nossa face como uma cascata e deslizando em nossos lábios lentamente até desaparecerem ou melhor até secarem...

São nossas emoções que se expressam se materializando em lágrimas, como uma válvula nos aliviando de certa pressão ou quem sabe frustração, e porque não dizer de certo estresse, que a saudade nos causa. Podemos até admitir que chorar faz bem a alma, como aquele ditado popular e hoje em dia concordo com ele. Chorar não é sinal de fraqueza e sim de coragem, pois a vida requer coragem sempre.

Então, saudades essa pequena palavra de apenas poucas letras; porém com forte impacto que nos toca profundo e emocionalmente no amago do nosso ser. Um sentimento passado e ao mesmo tempo tão presente.

Infelizmente, não há um manual ou lição de como lidar melhor com a saudade. Porém, eu diria sim é possível e, acrescentaria, que ainda é possível e com muita fé. Lidar com a saudade requer sim fé. A fé é a nossa base forte e sólida para enfrentar a intensidade desse sentimento com nobreza, respeito e a delicadeza da qual se exige.

Perdi muitas pessoas queridas, muitos familiares queridos, alguns jovens demais e outros com certa idade e lidar com a falta deles é uma das saudades que mais me faz sentir dor, aquela dor da perda. E esta saudade de quem ja se foi , esta ainda mais forte pois juntamente com o luto se torna uma sensaçao ainda mais intensa . O processo de luto, como muitos dizem, varia de pessoa a pessoa, cada pessoa tem seu próprio tempo para passar pelas fases do luto, desde a negação à aceitação, se assim podemos dizer. Uma experiência dolorosa e até diria impactante em nossas vidas, e que todos nós passamos e ou infelizmente iremos passar. Cada um a sua maneira e de acordo com nossa própria individualidade, espiritualidade ou fé religosa.

Essa saudade é muitas vezes mais intensificada em algumas datas especiais, como aniversários, Dia dos Pais, Dias das Mães, finais de ano, Natal etc... Reviver e lembrar deles com alegria e pensar nos bons momentos que passaram ao nosso lado não é fácil. Porém, tentar recordar de momentos felizes nos ajuda a perceber mais um sentimento nobre, a gratidão. Gratidão á Deus por ter permitido aquela pessoa ter estado em sua vida e ter deixado esta boa recordação. 

Sim, uma das minhas maneiras de encontrar, vamos dizer, conforto dentro desta minha saudade é recordar de meus familiares nos momentos vividos juntos e com o sorriso que compartilhamos entre nós.

Eu diria que, transformar a saudades dos nossos entes queridos em memórias e boas recordações, é uma das minhas maneiras de aliviar a dor da perda e o sentimento tão forte da saudade dos que não podemos mais abraçar, não podemos ver diariamente, nem em celebrações, e não podemos mais conversar.

Sim, isso leva tempo. Leva tempo chegar a essa transformação a essa “etapa”, mas é essencial para o nosso processo pessoal de aceitação, entendimento e aprendizado do quanto a vida é um presente divino e quanto tempos que valorar.

Outro detalhe que tento deixar claro é não ter medo de mencionar as lembranças de nossos entes queridos, deixar esse talvez e por que não dizer “tabu” de não falar sobre os nossos amados já falecidos ou falar sobre a morte e assuntos vistos como negativo ou ‘’down’’. Lembrei sobre uma frase que li há algum tempo atrás “a morte ceifa a pessoa, mas não apaga a sua memória em nossos corações”.

Com isso acrescento que o tempo, a distância e a falta nos trazem a saudade, mas nunca o nosso esquecimento. Então, se decidir comentar sobre alguém que nos deixou, não sinta que é algo que não deve ser compartilhado, sinta-se livre para falar e expressar seus pensamentos. Essa saudade é um sentimento nobre de amor, carinho e respeito.

Acredito, pelo menos até este dia de hoje, que a saudade nunca passará, mais quem sabe posso afirmar que um dos segredos, se assim posso dizer, é saber conviver com ela. Deixe as lágrimas rolarem quando for necessário e, sim, lembre com amor e carinho e sempre com muitas orações e fé.

Está dentro nós a capacidade de assimilar todos os ensinamentos, dores e lições em nossa vida nos oferece.

Antes de terminar esta pequena cronica ou texto, gostaria de adicionar para refletirmos que nao economize no afeto, na demostraçao de carinho e amor aos seus amigos, familiares a seus Pais.

Uma das maiores redescobertas ou descobertas mais verdadeiras que aprendi e hoje esta tao clara para min, apos ter passado por este periodo longo de recuperar me e de rever minhas prioridades, apos o ataque terrorista o qual sobrevivi. E que : “ O TEMPO, e o mais valioso commodity/mercadoria  no Mundo” , nos devemos utilizar lo de maneira sabia “ (autor desconhecido)

 

Sorria para o mundo sempre ( By AM)