Subindo a Serra da Mantiqueira, em direção ao interior de Minas Gerais, o viajante tem que passar na frente de uma cidade pequena chamada São Bento do Sapucai. A primeira vista, parece uma cidade onde o tempo parou e que não oferece muitos atrativos para o lazer do turista. Mas ao permanecer pelo menos um fim de semana hospedado numa das pousadas em São Bento do Sapucai, o turista percebe logo que não faltam opçãões de atrativos naturais para visitar como belas cachoeiras.

Cachoeira do Tobogã – Uma das mais belas cachoeiras da Serra da Mantiqueira, com aproximadamente 10 metros de altura, situada num ambiente calmo, no meio dos sítios do Bairro do Serrano, onde corre o Rio Sapucaí. Para chegar até esta queda dágua é preciso seguir por uma trilha que começa na principal estrada de terra do bairro e segue mato a dentro. No local existe um pequeno lago, próprio para o banho gelado dos visitantes.

Cachoeira dos Amores – Localizada no pé da serra que separa a cidade de São Bento do Sapucai de Campos do Jordão. Para chegar até está linda queda dágua basta seguir pela estrada do Paiol Grande – a mesma via que leva até o acampamento paiol Grande – e tomar a estrada a direita logo após o restaurante Sabor e Arte. No local, o visitante encontra um ambiente tranquilo, com gramado para fazer piqueniques e contemplar as quedas dáguas. Também é própria para banhos.

Cachoeira do Toldi – É a maior cachoeira da região, com uma queda dágua de cerca de 40 metros, escondida no meio da floresta de araucárias do bairro do Toldi, no caminho para Campos do Jordão. Na estrada Campista, que liga Campos a São Bento do Sapucai, existe um mirante, onde é possível parar o carro e apreciar a vista panorâmica das montanhas da Serra da Mantiqueira onde está situada a cachoeira do Toldi. A dica é seguir com cuidado pela estrada Campista, pois a subida é inclinada e existe muitas curvas fechadas, dificultando o trajeto.