Para prestigiar a arte em Ubatuba, um grande evento acontece todo ano no Salão de Exposições Fundart, no Sobradão do Porto, centro da cidade. Em 2014, a exposição foi do dia 23 de outubro a 16 de novembro, atraindo grande público visitante no mês de aniversário da cidade.

O Salão Ubatuba de Belas Artes 2014, que teve como principais objetivos valorizar o trabalho de artistas nos segmentos da pintura, desenho e escultura, além de reuni-los, a fim de apresentar todas suas manifestações ao público, que consegue entender um pouco mais sobre a educação artística coletiva presente na região, e o desenvolvimento das Belas Artes.

 A participação foi  de artistas de todo o Brasil com até duas obras em cada modalidade, sendo elas de Pintura Acadêmica ou Contemporânea, Desenho e Escultura. Em 2014, 67 obras foram selecionadas pela Comissão Técnica Julgadora, formada pelo jornalista e crítico de arte Oscar D’Ambrósio, e pelos professores e artistas plásticos Célio Rosa e Elji Yajima.

Com entrada gratuita, todos visitaram as melhores obras premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze, que também irão ganhar prêmios em dinheiro para aquisição como acervo permanente da Prefeitura Municipal e da Fundart. O primeiro prêmio foi de até sete mil reais, e o segundo, cinco mil, além das menções honrosas. 

Como bem disseram os integrantes da comissão julgadora, o 11º Salão Ubatuba de Belas Artes foi vitorioso por ter promovido o intercâmbio entre diferentes técnicas e linguagens artísticas. Com isso há a junção das mais diversas manifestações e propostas visuais, em um clima de liberdade de expressão por parte dos artistas.

Não é necessário entender de arte para apreciar o trabalho de grandes profissionais. Basta chegar ao Salão e ver qual a sensação que as imagens proporcionam. Para facilitar a entrada, o acesso é feito pelo km 111 da via Dutra, em Taubaté, seguindo pela Rodovia Oswaldo Cruz por mais 98 quilômetros. Para Maiores informações sobre eventos e pousadas em Ubatuba no Roteiro de Turismo