O vinil é utilizado no mundo inteiro para a produção dos mais variados tipos de produtos. Esse material pode ser encontrado como matéria prima para produção de adesivos decorativos colantes em paredes ou vidros, personalização de veículos, banners, faixas profissionais, placas de segurança, entre outros.

Propriedades físicas do vinil

Para entender melhor como e o que é vinil, devemos saber quais substâncias compostas são encontradas. Há três denominações conhecidas para esse tipo de material. O mais comum é policloreto de polivinilha, mas também pode ser conhecido como policloreto de vinil ou cloreto de vinila.

Ao contrário do que muitos acham, o vinil não é formado exclusivamente de compostos do petróleo, mas trata-se de uma junção química que converte hidrocarbonetos, elementos básicos do petróleo, em composto unificado. Nessa parte do processo, o cloro e o etileno são combinados e dão origem ao dicloreto de etileno, que é transformado no gás VCM, cujo nome científico é Vinyl chloride monomer. O famoso plástico PVC é de origem do vinil.

O vinil é poluente?

Sim. Como parte do processo ele utiliza hidrocarbonetos, os materiais feitos com esse elemento podem demorar décadas para se decompor. É muito importante que haja um sistema responsável e eficiente para o descarte correto desse tipo de elemento na natureza, afinal, como todo plástico, causa danos ambientais.

Os variados produtos possível com vinil

Só para ter uma ideia da versatilidade na indústria, é possível produzir desde produtos simples, até os mais complexos e usados no nosso cotidiano.

  • Adesivos para decoração: No Brasil, há diversas empresas que anunciam a venda de adesivos colantes feitos com vinil. O material causa muita flexibilidade, e principalmente brilho, parecendo estar envolvido com um plástico. Para entender melhor, você pode consultar duas empresas do ramo: LPR Impressão de Adesivos e a fábrica Só Vinil.
  • Mangueiras para lavar calçadas: Um dos tipos de mangueiras mais produzidos no Brasil também leva vinil em sua composição, mas não em sua propriedade absoluta. O material é encontrado dentro dos tubos, por isso que podemos sentir uma certa flexibilidade. Isso é possível graças a obtenção da resina base, que dá origem a uma forma mais macia, chamado de composto vinílico. Esse mesmo processo também pode dar origem aos conhecidos canos de PVC rígidos.
  • Banners, faixas e outros materiais da impressão digital: você já deve ter visto que a maioria das capas de grandes revistas, como a Veja e Época, possuem anúncios publicitários com relevo, com resultado liso e bem brilhante. Quando não é utilizado papel couche com brilho para esse fim, o vinil fino proporciona bom resultado na impressão. A problemática é alto custo na produção desses impressos.

Estamos falando do mesmo material dos antigos discos?

Sim. Basicamente, um disco de vinil é formado pelo plástico PVC, com micro-ranhuras e poros que em contato com a agulha, causa a transmissão das ondas sonoras. Como podemos ver, esse material não ficou apenas nos discos, mas o ser humano conseguiu tirar mais proveito dessa importante matéria prima.

O site educativo Info Escola também explica as propriedades do vinil.