Calibração é um procedimento que consiste em fazer a comparação de resultados obtidos em instrumentos de medida de precisão com valores padrões que são definidos por órgão regulamentador desta categoria.

Todos os instrumentos de medidas devem passar por este processo, alguns somente no momento da fabricação, mas a grande maioria precisa ser submetida regularmente ao processo, a fim de se ter a garantia que o instrumento apresenta valores com o mínimo de margem de erro.

O procedimento de calibração rbc não significa realizar ajustes no aparelho, embora o nome possa sugerir, e sim apenas fazer uma comparação de resultados, neste caso a palavra rastreabilidade significa valores pré-definidos de precisão.

Este procedimento é de extrema importância, pois muitos resultados obtidos através de aparelhos de medida não podem indicar erro, caso ocorra, podem ocorrer sérios danos, pois estes resultados influenciam diretamente outras decisões importantes.

As empresas prestadoras destes serviços devem oferecer a calibração rastreada, ou calibração rbc, ou seja, devem estar credenciadas por órgão responsável, que no caso do nosso país é o Inmetro, a fim de apresentarem laudos válidos de comprovação. A sigla significa Rede Brasileira de Calibração e consiste em uma rede de empresas devidamente aptas a oferecerem estes serviços.

Muitas empresas que utilizam equipamento de medida de precisão em suas operações, somente recorrem a estes procedimentos de calibração, quando são exigidas pelos auditores responsáveis de emitir selos de comprovação de qualidade de todo o funcionamento de uma empresa, porém este é um grande erro, pois instrumentos que apresentam resultados insuficientes podem interferir de forma negativa comprometendo o resultado de toda uma ação. Outro erro bastante cometido é ir à busca de empresas prestadoras de serviços analisando somente o preço cobrado no orçamento sem verificar se esta mesma empresa está devidamente credenciada, o que acabará acarretando em um laudo que não terá validade para as auditorias de qualidade. E se este não for o principal motivo da contratação, com uma prestadora de serviços não credenciada não teremos a garantia que a calibração foi realizada de forma eficiente,

E então a parte contratante continuará correndo riscos graves.

Por estes e outros motivos não menos importantes, devemos estar atentos à eficiência de nossos instrumentos de medida de precisão, e a submetê-los regularmente pelo processo de calibração rbc, a fim de termos a certeza de resultados confiáveis. É preciso entender o valor deste processo e a grande importância de ter instrumentos que apresentam resultados altamente confiáveis e precisos.